VIDAL, Elainy Barbosa et al.. Ansiedade: uma realidade educacional. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/59081>. Acesso em: 02/11/2024 10:51
DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, O BRASIL É O PAÍS COM MAIS PESSOAS ANSIOSAS DO MUNDO. BASEADO NISSO, A PROPOSTA DA PRESENTE PESQUISA É TRAÇAR UMA DISCUSSÃO ACERCA DE COMO TRABALHAR A EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO METODOLOGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ALUNOS ANSIOSOS. ELABORADA APÓS A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, O DEBATE TEÓRICO PROPOSTO É ALINHAR A TEORIA COGNITIVISTA DE PIAGET À TEORIA DA EDUCAÇÃO OU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO COMBATE AO TRANSTORNO DE ANSIEDADE NOS ALUNOS. PARA A ELABORAÇÃO DA PESQUISA, A METODOLOGIA EMPREGADA FOI O ESTUDO DE CASO QUALITATIVO, TENDO A ETNOGRAFIA COMO O SUSTENTO PRINCIPAL. A FONTE PRINCIPAL DA PESQUISA FOI A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA, QUE SERVIU DE NORTE NA ELABORAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO, CUJO RESULTADO NOS CONDICIONOU A DEFENDER O IDEAL DE UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA OS ALUNOS QUE SE ENCONTRAM NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS; POIS ENTENDEMOS QUE A CAPACIDADE DE COMPREENDER EMOÇÕES AUXILIAM NO MODO DE PENSAR, FACILITANDO A APRENDIZAGEM E ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO.