A REALIDADE DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NOS ÚLTIMOS 14 ANOS TEM SIDO AMPLIADA DRASTICAMENTE NO BRASIL. AS DESIGUALDADES DE ACESSO, ENTRETANTO, TAMBÉM SÃO ACOMPANHADAS POR DIFERENÇAS NAS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AOS ESTUDOS, ASSUNTO EM PAUTA NOS DIAS PRESENTES, UMA VEZ QUE A ESTRUTURA PSICOLÓGICA É AFETADA FACILMENTE POR INÚMERAS CAUSAS, REFLETINDO DIRETAMENTE NO ACADÊMICO. O PRESENTE TRABALHO PROCURA INVESTIGAR O IMPACTO DE OCUPAÇÕES NÃO ESCOLARES E DE MANUTENÇÃO FINANCEIRA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ NO CAMPUS DE CRATEÚS. O FOCO DA PESQUISA MOSTRA A SOBRECARGA DE TEMPO, ESFORÇO, E IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS SOFRIDAS PELOS ALUNOS QUE PRECISAM CONCILIAR SUA MANUTENÇÃO ECONÔMICA COM O SUCESSO ACADÊMICO.