ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE ANALISAR QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS EDUCANDOS A RESPEITO DE PORCENTAGEM, DESSA MANEIRA UM QUESTIONÁRIO CONTENDO CINCO QUESTÕES FOI APLICADO COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SURUBIM - PE. A PARTIR DA APLICAÇÃO, OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS DE ACORDO COM PESSOA E BORBA (2009) AFIM DE OBTER UMA ORGANIZAÇÃO DOS RESULTADOS, PARA ASSIM ESTABELECER O QUE FALTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PORCENTAGEM DE ACORDO COM DIAS (2008) E TAMBÉM LOPES E SILVA (2013), VISANDO SEMPRE A BUSCA DO ENTENDIMENTO DA PORCENTAGEM, POIS É UM UTENSÍLIO MATEMÁTICO MUITO PRESENTE NO COTIDIANO. DIANTE DISSO, PERCEBEMOS A NECESSIDADE DO EDUCANDO TER CONTATO COM A PORCENTAGEM DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS PARA QUE AO CHEGAR NO ENSINO MÉDIO ESTEJAM FAMILIARIZADOS E ASSIM POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS.