A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE UMA ESCOLA EM TERESINA (PI)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58848 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5438 "inscrito_id" => 10550 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE UMA ESCOLA EM TERESINA (PI)" "resumo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), POPULARMENTE CONHECIDO COMO AUTISMO, TEM CARACTERÍSTICAS MARCADAS POR DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO NA FALA, COMUNICAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E AINDA PODE APRESENTAR COMPORTAMENTOS MECÂNICOS REPETITIVOS. NESSE SENTIDO, A MÚSICA APRESENTA-SE COMO UMA POSSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS, POIS AS MELODIAS E OS SONS TRAZEM GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA CRIANÇAS E ADULTOS COM ESSE TRANSTORNO. CONTUDO, AINDA É ESCASSO A QUANTIDADE DE ESTUDOS COM ESSE TEMA VOLTADO PARA UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. DIANTE DA CARÊNCIA DE INFORMAÇÕES, SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO A MÚSICA É UTILIZADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)? ASSIM, PROCURAMOS ANALISAR COMO A MÚSICA É TRABALHADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO ENSINO- APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS, IDENTIFICAR OS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS AUTISTAS E QUE UTILIZAM MÚSICA NA INSTITUIÇÃO E ANALISAR COMO ESSES PROFESSORES UTILIZAM A MÚSICA PARA O ENSINO DESTES ALUNOS. COMO BASE METODOLÓGICA FOI UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO ESTRATÉGIA, O ESTUDO DE CASO, QUE DIVIDIU-SE EM DUAS ETAPAS: UMA ETAPA OBSERVACIONAL E UMA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA SOMADA A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM SALA DE AULA TEM RESULTADOS POSITIVOS, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS. ASSIM, PERCEBEMOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS PROFESSORAS, OS AVANÇOS DAS CRIANÇAS AUTISTAS NA MELHORIA DE SEUS COMPORTAMENTOS, NAS INTERAÇÕES, NA CONCENTRAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "MÚSICA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ATUAÇÃO DO PEDAGOGO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID10550_03102019130140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MERCEDES DE SOUSA AVELINO LUNA" "autor_nome_curto" => "MARIA MERCEDES" "autor_email" => "mercedesmaria817@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58848 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5438 "inscrito_id" => 10550 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE UMA ESCOLA EM TERESINA (PI)" "resumo" => "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), POPULARMENTE CONHECIDO COMO AUTISMO, TEM CARACTERÍSTICAS MARCADAS POR DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO NA FALA, COMUNICAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E AINDA PODE APRESENTAR COMPORTAMENTOS MECÂNICOS REPETITIVOS. NESSE SENTIDO, A MÚSICA APRESENTA-SE COMO UMA POSSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS, POIS AS MELODIAS E OS SONS TRAZEM GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA CRIANÇAS E ADULTOS COM ESSE TRANSTORNO. CONTUDO, AINDA É ESCASSO A QUANTIDADE DE ESTUDOS COM ESSE TEMA VOLTADO PARA UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. DIANTE DA CARÊNCIA DE INFORMAÇÕES, SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO A MÚSICA É UTILIZADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)? ASSIM, PROCURAMOS ANALISAR COMO A MÚSICA É TRABALHADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO ENSINO- APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS, IDENTIFICAR OS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS AUTISTAS E QUE UTILIZAM MÚSICA NA INSTITUIÇÃO E ANALISAR COMO ESSES PROFESSORES UTILIZAM A MÚSICA PARA O ENSINO DESTES ALUNOS. COMO BASE METODOLÓGICA FOI UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO ESTRATÉGIA, O ESTUDO DE CASO, QUE DIVIDIU-SE EM DUAS ETAPAS: UMA ETAPA OBSERVACIONAL E UMA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA SOMADA A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM SALA DE AULA TEM RESULTADOS POSITIVOS, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS. ASSIM, PERCEBEMOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS PROFESSORAS, OS AVANÇOS DAS CRIANÇAS AUTISTAS NA MELHORIA DE SEUS COMPORTAMENTOS, NAS INTERAÇÕES, NA CONCENTRAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "MÚSICA, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ATUAÇÃO DO PEDAGOGO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID10550_03102019130140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MERCEDES DE SOUSA AVELINO LUNA" "autor_nome_curto" => "MARIA MERCEDES" "autor_email" => "mercedesmaria817@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }