O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), POPULARMENTE CONHECIDO COMO AUTISMO, TEM CARACTERÍSTICAS MARCADAS POR DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO NA FALA, COMUNICAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E AINDA PODE APRESENTAR COMPORTAMENTOS MECÂNICOS REPETITIVOS. NESSE SENTIDO, A MÚSICA APRESENTA-SE COMO UMA POSSIBILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS, POIS AS MELODIAS E OS SONS TRAZEM GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA CRIANÇAS E ADULTOS COM ESSE TRANSTORNO. CONTUDO, AINDA É ESCASSO A QUANTIDADE DE ESTUDOS COM ESSE TEMA VOLTADO PARA UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. DIANTE DA CARÊNCIA DE INFORMAÇÕES, SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: COMO A MÚSICA É UTILIZADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)? ASSIM, PROCURAMOS ANALISAR COMO A MÚSICA É TRABALHADA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO. PARA TANTO, FEZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO ENSINO- APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS, IDENTIFICAR OS PROFESSORES QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS AUTISTAS E QUE UTILIZAM MÚSICA NA INSTITUIÇÃO E ANALISAR COMO ESSES PROFESSORES UTILIZAM A MÚSICA PARA O ENSINO DESTES ALUNOS. COMO BASE METODOLÓGICA FOI UTILIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO ESTRATÉGIA, O ESTUDO DE CASO, QUE DIVIDIU-SE EM DUAS ETAPAS: UMA ETAPA OBSERVACIONAL E UMA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA SOMADA A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM SALA DE AULA TEM RESULTADOS POSITIVOS, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE À EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS. ASSIM, PERCEBEMOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS PROFESSORAS, OS AVANÇOS DAS CRIANÇAS AUTISTAS NA MELHORIA DE SEUS COMPORTAMENTOS, NAS INTERAÇÕES, NA CONCENTRAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.