Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: JOGO MATEMÁTICO PARA EXPLORAR AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ESTRUTURA ADITIVA, CÁLCULO MENTAL, JOGO MATEMÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58984
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1951
    "inscrito_id" => 5999
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: JOGO MATEMÁTICO PARA EXPLORAR AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A SEGUINTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE EXPOR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LÚDICO EM SALA DE AULA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. FOI DESENVOLVIDA E APLICADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMARAGIBE, REALIZADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. SEU DESENVOLVIMENTO SE DEU EM TRÊS ETAPAS, SENDO ELAS: PRÉ-TESTE, APLICAÇÃO DO JOGO E PÓS-TESTE. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS, A QUESTÃO QUE APRESENTOU MAIS ACERTOS NO PRÉ-TESTE FOI DO TIPO COMPOSIÇÃO, E A QUE APRESENTOU MELHOR RESULTADO NO PÓS-TESTE FOI DO TIPO TRANSFORMAÇÃO, QUE É\r\n
      UM RACIOCÍNIO MUITO UTILIZADO NO JOGO COM AS TRANSFORMAÇÕES DE QUANTIDADES. TAMBÉM, FOI POSSÍVEL PERCEBER DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS COMO O USO DO ALGORITMO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, O CÁLCULO MENTAL E DESENHOS DE PALITINHOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ESTRUTURA ADITIVA, CÁLCULO MENTAL, JOGO MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID5999_15082019112119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANYLO CAMPELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANYLO"
    "autor_email" => "campelodanylo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58984
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1951
    "inscrito_id" => 5999
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: JOGO MATEMÁTICO PARA EXPLORAR AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A SEGUINTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE EXPOR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LÚDICO EM SALA DE AULA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. FOI DESENVOLVIDA E APLICADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMARAGIBE, REALIZADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. SEU DESENVOLVIMENTO SE DEU EM TRÊS ETAPAS, SENDO ELAS: PRÉ-TESTE, APLICAÇÃO DO JOGO E PÓS-TESTE. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS, A QUESTÃO QUE APRESENTOU MAIS ACERTOS NO PRÉ-TESTE FOI DO TIPO COMPOSIÇÃO, E A QUE APRESENTOU MELHOR RESULTADO NO PÓS-TESTE FOI DO TIPO TRANSFORMAÇÃO, QUE É\r\n
      UM RACIOCÍNIO MUITO UTILIZADO NO JOGO COM AS TRANSFORMAÇÕES DE QUANTIDADES. TAMBÉM, FOI POSSÍVEL PERCEBER DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS COMO O USO DO ALGORITMO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, O CÁLCULO MENTAL E DESENHOS DE PALITINHOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ESTRUTURA ADITIVA, CÁLCULO MENTAL, JOGO MATEMÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID5999_15082019112119.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANYLO CAMPELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANYLO"
    "autor_email" => "campelodanylo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNINASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A SEGUINTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE EXPOR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LÚDICO EM SALA DE AULA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. FOI DESENVOLVIDA E APLICADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMARAGIBE, REALIZADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. SEU DESENVOLVIMENTO SE DEU EM TRÊS ETAPAS, SENDO ELAS: PRÉ-TESTE, APLICAÇÃO DO JOGO E PÓS-TESTE. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS, A QUESTÃO QUE APRESENTOU MAIS ACERTOS NO PRÉ-TESTE FOI DO TIPO COMPOSIÇÃO, E A QUE APRESENTOU MELHOR RESULTADO NO PÓS-TESTE FOI DO TIPO TRANSFORMAÇÃO, QUE É UM RACIOCÍNIO MUITO UTILIZADO NO JOGO COM AS TRANSFORMAÇÕES DE QUANTIDADES. TAMBÉM, FOI POSSÍVEL PERCEBER DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS COMO O USO DO ALGORITMO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, O CÁLCULO MENTAL E DESENHOS DE PALITINHOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.