A SEGUINTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE EXPOR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO LÚDICO EM SALA DE AULA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. FOI DESENVOLVIDA E APLICADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMARAGIBE, REALIZADA EM UMA TURMA DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. SEU DESENVOLVIMENTO SE DEU EM TRÊS ETAPAS, SENDO ELAS: PRÉ-TESTE, APLICAÇÃO DO JOGO E PÓS-TESTE. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS, A QUESTÃO QUE APRESENTOU MAIS ACERTOS NO PRÉ-TESTE FOI DO TIPO COMPOSIÇÃO, E A QUE APRESENTOU MELHOR RESULTADO NO PÓS-TESTE FOI DO TIPO TRANSFORMAÇÃO, QUE É
UM RACIOCÍNIO MUITO UTILIZADO NO JOGO COM AS TRANSFORMAÇÕES DE QUANTIDADES. TAMBÉM, FOI POSSÍVEL PERCEBER DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS COMO O USO DO ALGORITMO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, O CÁLCULO MENTAL E DESENHOS DE PALITINHOS.