A ATUALIZAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE O TEMA EXCLUSÃO DIGITAL E TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO CRIA OPORTUNIDADES, CONTRIBUI E AMPLIA ESTUDOS E PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, DE MODO A AVALIAR, CRITICAR E CONTEXTUALIZAR OS AVANÇOS EXISTENTES SOBRE O TEMA, SEUS AUTORES, TEORIAS E PROJETOS EM INCLUSÃO DIGITAL. A METODOLOGIA DESTE TRABALHO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E COM ISSO ANALISOU-SE CRITICAMENTE 102 (CENTO E DOIS) TEXTOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E SOFTWARES COMPUTACIONAIS PARA ANÁLISE DE CATEGORIAS. O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, APARATOS E REDE DE INTERNET É UMA REALIDADE POSTA PARA A ESCOLA E PARA O SISTEMA EDUCACIONAL. DIANTE DISSO SE EVIDÊNCIA DE QUE A SOCIEDADE ESTÁ EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO, ENQUANTO A ESCOLA E O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO, SE VEEM REFLETIDOS NESSE PROCESSO SEM, CONTUDO, POSSUIR A INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA CONVERGIR DE MANEIRA SENSÍVEL E PRODUTIVA. A EDUCAÇÃO NO BRASIL CAMINHA LENTAMENTE EM DIREÇÃO AO ENCONTRO EFETIVO COM A REALIDADE DAS DEMANDAS DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, DIANTE DO QUE A ESCOLA PRECISA E DO QUE O GOVERNO DIZ PROPORCIONAR. O MAIOR DESAFIO É, NÃO SOMENTE PROVER A INFRAESTRUTURA DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A INTERNET, MAS AINDA O DE INVESTIR EM PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E EDUCACIONAIS PARA TRANSFORMAR A INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO, E SIM DAR UM NOVO SENTIDO A ELA.