ESTE ARTIGO É ORIUNDO DA DISSERTAÇÃO DE MESMO TÍTULO DEFENDIDA PELO AUTOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF), NA QUAL SE ANALISOU DE QUE FORMA AS EQUIPES GESTORAS DAS ESCOLAS SOB GERÊNCIA DA CREDE 14 UTILIZAM O SIGE ESCOLA E SALA DE SITUAÇÃO PARA SE APROPRIAR DOS DADOS DISPONIBILIZADOS NESSES SISTEMAS E TOMAR DECISÕES BASEADAS NELES. NESSE INTUITO, FOI REALIZADO O TRABALHO COM DOCUMENTOS OFICIAIS E INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS PELA SEDUC E ESCOLAS; A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA; E A REALIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS COM ALGUNS MEMBROS DAS EQUIPES GESTORAS DAS ESCOLAS. AS ANÁLISES REALIZADAS MOSTRARAM QUE ALGUMAS EQUIPES GESTORAS JÁ DESENVOLVEM ESTRATÉGIAS DE APROPRIAÇÃO DOS DADOS DISPONIBILIZADOS NAQUELES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E QUE TOMAM DECISÕES COM BASE NOS MESMOS, CONTUDO, DESAFIOS TAMBÉM FORAM APONTADOS. DENTRE ELES, PODE-SE CITAR A NECESSIDADE DAS EQUIPES GESTORAS RECEBEREM FORMAÇÃO E ORIENTAÇÕES MAIS PRECISAS PARA UTILIZAR OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO EDUCACIONAL E PARA SE APROPRIAR DOS DADOS DISPONIBILIZADOS NELES PARA TOMAR DECISÕES.