SABE-SE NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, SOBRETUDO EM ALGUNS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, DA IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER AS PORTAS LÓGICAS – CIRCUITOS REALIZADORES DE OPERAÇÕES COM LÓGICA BOOLEANA – AS QUAIS SÃO A UNIDADE BÁSICA DOS PROCESSADORES QUE FAZEM PARTE DA MAIORIA DOS OBJETOS ELETRÔNICOS. DESTA FORMA, OBJETIVA-SE COM ESTE TRABALHO CRIAR UMA METODOLOGIA NA QUAL AUXILIE OS ALUNOS DOS CURSOS VOLTADOS PARA A ÁREA DE ELETRÔNICA A IDENTIFICAREM COM MAIOR FACILIDADE AS VARIÁVEIS E AS LÓGICAS BOOLEANAS A SEREM EMPREGADAS NESTAS PORTAS, DE FORMA QUE FACILITE A CRIAÇÃO DOS PROJETOS E PRÁTICAS REALIZADAS POR ELES. COMO O INSTRUMENTO FACILITADOR, EXPLORA-SE O USO DAS REDES DE PETRI NESTE PROCESSO DE OBTENÇÃO DA LÓGICA. A FIM DE SE MOSTRAR ESTA METODOLOGIA APLICADA, CRIA-SE UMA PRÁTICA A SER REALIZADA COM OS ALUNOS DE UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE SEGURANÇA AUTOMOTIVO UTILIZANDO-SE CIRCUITOS LÓGICOS COM O AUXÍLIO DA REDE DE PETRI. POR FIM, EXPÕE-SE OS RESULTADOS OBTIDOS DE UMA PESQUISA FEITA COM ALUNOS DO COMPONENTE CURRICULAR CIRCUITO LÓGICOS, DA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, PARTICIPANTES DA PRÁTICA VISANDO A VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA E A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO PROCESSO DE APRENDIZADO.