É CERTO QUE AS AVALIAÇÕES TÊM ASSEGURADO PAPEL DE CENTRALIDADE EM PROCESSOS EDUCACIONAIS. NO CEARÁ, PARTICULARMENTE, HÁ UMA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO, DENOMINADA SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ - SPAECE, QUE TEM FOCO NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AVALIANDO ALUNOS DO SEGUNDO, QUINTO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO DOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA INVESTIGAR COMO O SPAECE, ENQUANTO POLÍTICA DE AVALIAÇÃO ESTADUAL, SE REFLETE NAS AÇÕES DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE ITAIÇABA, LOCALIZADO NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. TENDO ISSO EM VISTA, REALIZAMOS A LEITURA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ENTREVISTAMOS TRÊS FUNCIONÁRIAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. POR FIM, COMPREENDEMOS QUE O REFERIDO MUNICÍPIO ESTÁ BASTANTE PREOCUPADO COM OS RESULTADOS DESTA AVALIAÇÃO QUE INFLUENCIAM NO RECEBIMENTO DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ.