ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A POSSIBILIDADE DOS SABERES PLURAIS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ESCOLAR. PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE A CONJUNTURA EDUCACIONAL, MEDIANTE A DIRETRIZES CURRICULARES DO SISTEMA DE ENSINO CONTEMPORÂNEO, IMPLICA DIRETAMENTE NA PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA NO ESPAÇO ESCOLAR. ESTE ESTUDO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESENVOLVIDA COM BASE EM AUTORES QUE DELINEIAM A TEMÁTICA POSTA EM TELA. OS RESULTADOS OBTIDOS DIANTE DO DIÁLOGO CONTEXTUAL INDICAM QUE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA É PERMEADA DE DESAFIOS A SEREM SUPERADOS, DENTRE ELES: A SIGNIFICÂNCIA DE REESTRUTURAR O ENSINAR E APRENDER EM SALA DE AULA. ASSIM, OS SABERES DOCENTES TORNAM SE UM POSSÍVEL CAMINHO PARA O PROFESSOR DE GEOGRAFIA CONSTRUIR UMA METODOLOGIA DIRECIONADA, COM MÚLTIPLOS SABERES A SEREM APLICADOS NO AGIR PEDAGÓGICO. CONQUANTO, DIANTE DA CONJUNTURA SOCIAL, CULTURAL E POLÍTICA QUE PERPASSAM O TERRITÓRIO BRASILEIRO, A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ESCOLAR, TEM PASSADO POR UMA FASE DE PERDA DE SUA SIGNIFICÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, DIANTE DOS DISCURSOS IDEOLÓGICOS DA CLASSE HEGEMÔNICA. TODAVIA, A GEOGRAFIA É UMA DISCIPLINA QUE POSSIBILITA AO SUJEITO, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GEOGRÁFICAS QUE SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS EDUCANDOS. FOI POSSÍVEL VERIFICAR ATRAVÉS DO APORTE TEÓRICO QUE OS SABERES PLURAIS SE TORNAM UM POSSÍVEL CAMINHO PARA AMPLIAR OS SABERES NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE NAS AULAS DE GEOGRAFIA, E CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITANDO COMPETÊNCIAS GEOPEDAGÓGICAS PARA ESTES PROFESSORES.