O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA SEMPRE ENFRENTOU DIFICULDADES EM MEIO AOS RECURSOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. AO ANALISAR OS CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA NOS DEPARAMOS COM A NEGLIGÊNCIA E O RECEIO POR PARTE DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ABORDAR OS CONTEÚDOS EM SALA, DEVIDO AOS EXCESSOS DE NOMENCLATURAS E INDISPONIBILIDADE DE MATERIAIS, DISPONDO APENAS DO LIVRO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE ENSINO. BASEADO NESTA PROBLEMÁTICA E VOLTADA À NECESSIDADE DE APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO VIÁVEL AO APRENDIZADO DE ZOOLOGIA, ESTE TRABALHO BUSCOU DESENVOLVER AULAS DINÂMICAS, PROMOVENDO A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES EXTRACLASSE POR MEIO DA PESQUISA EM CAMPO, PROPORCIONANDO A UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO O GANHO DE CONHECIMENTO E COMPARTILHAMENTO DOS CONTEÚDOS DO GRUPO DOS RÉPTEIS; LEVANDO A RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E AO MESMO TEMPO EVIDENCIANDO A SIGNIFICÂNCIA QUE A REALIZAÇÃO DE AULAS QUE DESPERTEM O INTERESSE E CURIOSIDADE DO ALUNO TEM NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA.