AS ABELHAS SÃO ANIMAIS CONSIDERADOS COMO OS PRINCIPAIS POLINIZADORES DE ANGIOSPERMAS (PLANTAS COM FLORES) E FUNDAMENTAIS PARA A MANUTENÇÃO DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRES. APESAR DISSO, O CONHECIMENTO SOBRE O GRUPO AINDA É BASTANTE LIMITADO NA VIDA COTIDIANA. CONSIDERANDO ESSE FATO, BEM COMO AS EVIDÊNCIAS DO DECLÍNIO NAS COMUNIDADES DE POLINIZADORES, TORNA-SE IMPORTANTE A ABORDAGEM DO TEMA NO CONTEXTO ESCOLAR. ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO IFPB CAMPUS PATOS EM RELAÇÃO ÀS ABELHAS E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA. FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS APLICADOS A 363 DISCENTES, ABRANGENDO OS 1º, 2º E 3º ANOS DE TODOS OS CURSOS INTEGRADOS DO INSTITUTO. AS PERGUNTAS INCLUÍRAM TÓPICOS VOLTADOS À DIVERSIDADE, COMPORTAMENTO E IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A ABELHA AFRICANIZADA APIS MELLIFERA FOI A MAIS MENCIONADA E QUE, PRATICAMENTE, REPRESENTOU TODO O CONHECIMENTO QUE OS ESTUDANTES POSSUÍAM SOBRE ESSES INSETOS, COM RARAS INFORMAÇÕES SOBRE ESPÉCIES NATIVAS OU SOLITÁRIAS. APESAR DE DEMONSTRAREM TER CIÊNCIA DO PAPEL ECOLÓGICO DESEMPENHADO PELAS ABELHAS, OS ESTUDANTES AS ASSOCIARAM PRINCIPALMENTE AO MEL E FERROADAS. ALÉM DISSO, A MAIORIA DOS PARTICIPANTES ALEGOU TER SIDO FERROADA POR ABELHAS E MENOS DA METADE SOUBE DIFERENCIAR SITUAÇÕES DE RISCO DAS QUE SÃO INOFENSIVAS. ESSES RESULTADOS DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES EM DIFERENTES ASPECTOS, TAIS COMO DIVERSIDADE, SOCIABILIDADE, COMPORTAMENTO DE DEFESA E IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS.