AO REALIZAR UMA OBSERVAÇÃO DA SOCIEDADE PERCEBEMOS QUE ESSA É DISTRIBUÍDA DE FORMA DESIGUAL. ALGUNS LUGARES FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DE UMA BOA EDUCAÇÃO E OUTROS APRESENTAM CERTAS LIMITAÇÕES DEVIDO ESSE CONTRASTE DE REALIDADES. O FATOR FAMILIAR E ESCOLAR TAMBÉM PODEM CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA, O ENSINO TEM EFICÁCIA QUANDO ESSES PONTOS SÃO TRABALHADOS DE FORMA POSITIVA. O ESTUDO FOI REALIZADO COMPARANDO AS REALIDADES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO INTEGRAL DA CIDADE DE SOBRAL. SESSENTA E OITO ESTUDANTES, DE AMBAS AS ESCOLAS, PARTICIPARAM DO ESTUDO. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS DE FORMA INDEPENDENTE DE MANEIRA A POSSIBILITAR A REALIZAÇÃO DE UM COMPARATIVO ENTRE AS REALIDADES. A INFRAESTRUTURA DO AMBIENTE ESCOLAR EXERCE INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, O MEIO SOCIAL ONDE OS ALUNOS E A ESCOLA ESTÃO INSERIDOS CAUSAM IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO NÃO É DESCARTADO A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO. AO ANALISAR OS RESULTADOS OBSERVOU-SE UMA NOTÓRIA DIFERENÇA ENTRE AS ESCOLAS. COM RELAÇÃO A ESTRUTURA DA ESCOLA UM, CERCA DE VINTE E CINCO ALUNOS ACHAM QUE A ESTRUTURA DA MESMA NÃO FAVORECE NO DESEMPENHO ESCOLAR. APÓS ESSE ESTUDO PÔDE-SE CONCLUIR QUE SÃO DIVERSOS OS FATORES RESPONSÁVEIS PELO DESEMPENHO DOS DISCENTES, DENTRE ELES OS FATORES ESCOLAR, SOCIAL E FAMILIAR. E ASSIM, É NECESSÁRIO A UNIÃO DA FAMÍLIA E ESCOLA PARA ABRIREM OS HORIZONTES DOS ALUNOS QUE POR VEZ ESTÃO PRESOS NAS REALIDADES QUE ESTÃO INSERIDOS.