O REFERIDO TRABALHO VISA APRESENTAR SE A LINGUAGEM INFORMAL ESTÁ PRESENTE NAS PRODUÇÕES ORAIS ESCOLARES E SE ESTE TIPO DE LINGUAGEM AFETA A PRODUÇÃO DOS GÊNEROS ORAIS FORMAIS, E POR FIM, APRESENTAR POSSIBILIDADES DE COMO OS PROFESSORES PODEM AJUDAR A MINIMIZÁ-LOS. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA DOCUMENTAL. NOSSO CORPUS É CONSTITUÍDO POR OBSERVAÇÕES DE APRESENTAÇÕES ESCOLARES E SONDAGEM DA PROPOSTA DO LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA ESCOLA. PARA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA, FORAM TOMADOS POR EMBASAMENTO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ANO DE 1998, E OS ESTUDOS DE BAKHTIN (1992), MARCUSCHI (2010), SCHNEUWLY E DOLZ (2004) E BAGNO (2002) APÓS AS ANÁLISES, FOI POSSÍVEL AFIRMAR QUE A LINGUAGEM INFORMAL INTERFERE DE FORMA NEGATIVA NESTA SITUAÇÃO, POIS OS SUJEITOS, ALÉM DE APRESENTAREM GÊNEROS ORAIS FORMAIS DE FORMA CONTRÁRIA A SUGESTÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998) TAMBÉM DEMONSTRAM O NÃO DOMÍNIO DA DIFERENÇA DE VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DE MODO QUE NÃO SABEM IDENTIFICAR QUAL LINGUAGEM USAR DE ACORDO COM O AMBIENTE E AS EXIGÊNCIAS NECESSÁRIAS.