PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE DNA A PARTIR DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62118 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2460 "inscrito_id" => 6853 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE DNA A PARTIR DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO BÁSICA ATUAL TEM SIDO ALVO DE INCONTÁVEIS CRÍTICAS POR ATER-SE A AULAS MERAMENTE TEÓRICAS, O QUE SE CONSTATA UMA NECESSIDADE DE APERFEIÇOAMENTO NOS MÉTODOS EDUCATIVOS POR MEIO DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. NOTAM-SE AINDA MAIS UMA DIFICULDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR TRATA-SE DE UMA DISCIPLINA COM ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE E ABSTRAÇÃO, A PARTIR DISTO AS ATIVIDADES PRÁTICAS TORNAM AS AULAS MAIS CATIVANTE E DINÂMICA O QUE TÊM SE TORNADO UMA FERRAMENTA DE EMINENTE COOPERAÇÃO,O QUE PROPICIAM AOS EDUCANDO VIVENCIEM O CONTEÚDO TRABALHADO NA TEÓRICA. DIANTE DISSO O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UM EXPERIMENTO SOBRE EXTRAÇÃO DE DNA A PARTIR DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL, REALIZADA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIAS, PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ , COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO CEEP- LICEU PARNAIBANO, REALIZADA EM SALA DE AULA, A FIM DE REVISAR CONTEÚDOS E PROPORCIONAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM SOBRE OS ASSUNTOS RELACIONADOS À BIOLOGIA CELULAR. NO DECORRER DE TODO O EXPERIMENTO OS DISCENTES EXTERNARAM UMA ABUNDANTE CURIOSIDADE E INTERESSE PELA ATIVIDADE, DEMONSTRANDO ENTUSIASMO E ATENÇÃO. A ATIVIDADE EFETUADA FEZ-SE BASTANTE VANTAJOSA, ONDE SE FOI CAPAZ DE VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO PARA PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE UM ASSUNTO QUE APRESENTAM UMA DIFÍCIL COMPREENSÃO QUANDO APLICADO EXCLUSIVAMENTE EM AULAS TEÓRICAS. COM ESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL RETIFICA A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRATICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, PIBIB, EXTRAÇÃO DE DNA, ATIVIDADE EXPERIMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID6853_19082019205346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADINAELE DA CUNHA COSTA " "autor_nome_curto" => "NADINAELE CUNHA" "autor_email" => "nadynaele@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62118 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2460 "inscrito_id" => 6853 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE DNA A PARTIR DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO BÁSICA ATUAL TEM SIDO ALVO DE INCONTÁVEIS CRÍTICAS POR ATER-SE A AULAS MERAMENTE TEÓRICAS, O QUE SE CONSTATA UMA NECESSIDADE DE APERFEIÇOAMENTO NOS MÉTODOS EDUCATIVOS POR MEIO DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. NOTAM-SE AINDA MAIS UMA DIFICULDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR TRATA-SE DE UMA DISCIPLINA COM ALTO NÍVEL DE COMPLEXIDADE E ABSTRAÇÃO, A PARTIR DISTO AS ATIVIDADES PRÁTICAS TORNAM AS AULAS MAIS CATIVANTE E DINÂMICA O QUE TÊM SE TORNADO UMA FERRAMENTA DE EMINENTE COOPERAÇÃO,O QUE PROPICIAM AOS EDUCANDO VIVENCIEM O CONTEÚDO TRABALHADO NA TEÓRICA. DIANTE DISSO O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UM EXPERIMENTO SOBRE EXTRAÇÃO DE DNA A PARTIR DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL, REALIZADA POR BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIAS, PIBID/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ , COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO CEEP- LICEU PARNAIBANO, REALIZADA EM SALA DE AULA, A FIM DE REVISAR CONTEÚDOS E PROPORCIONAR UMA MELHOR APRENDIZAGEM SOBRE OS ASSUNTOS RELACIONADOS À BIOLOGIA CELULAR. NO DECORRER DE TODO O EXPERIMENTO OS DISCENTES EXTERNARAM UMA ABUNDANTE CURIOSIDADE E INTERESSE PELA ATIVIDADE, DEMONSTRANDO ENTUSIASMO E ATENÇÃO. A ATIVIDADE EFETUADA FEZ-SE BASTANTE VANTAJOSA, ONDE SE FOI CAPAZ DE VERIFICAR A CONTRIBUIÇÃO PARA PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE UM ASSUNTO QUE APRESENTAM UMA DIFÍCIL COMPREENSÃO QUANDO APLICADO EXCLUSIVAMENTE EM AULAS TEÓRICAS. COM ESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL RETIFICA A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRATICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, PIBIB, EXTRAÇÃO DE DNA, ATIVIDADE EXPERIMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID6853_19082019205346.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADINAELE DA CUNHA COSTA " "autor_nome_curto" => "NADINAELE CUNHA" "autor_email" => "nadynaele@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }