O USO DA GRAMÁTICA É UMA FERRAMENTA QUE DEVE SER ENFOCADA NO SENTIDO DE SER UTILIZADA PARA À EXPANSÃO DO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DO DISCENTE. EM UM CENÁRIO DE INTENSAS TRANSFORMAÇÕES É MUITO IMPORTANTE REFLETIR PARA O USO DA GRAMÁTICA COMO APOIO A FORMAÇÃO CRÍTICA E TECNOLÓGICA UMA VEZ QUE A MESMA PERMITE A EXPANSÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO. SENDO ASSIM, DESTACA-SE COMO OBJETIVO GERAL A VISÃO DOS EDUCADORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DA GRAMÁTICA EM UMA UNIDADE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE JOÃO ALFREDO-PE. QUEM ESCREVE BEM SE EXPRESSA MELHOR, TEM UMA LINHA DE RACIOCÍNIO POR VEZES MAIS LINEAR E CONSEGUE SER MELHOR COMPREENDIDO. DIANTE DE TUDO ISSO A TEMÁTICA ESCOLHIDA PARA A PESQUISA É: O ENSINO DA GRAMÁTICA NA SALA DE AULA. UMA SOCIEDADE FORTALECIDA POR BASES SÓLIDAS NO TOCANTE A SUA LÍNGUA RENDE BEM MAIS. QUEM TEM DOMÍNIO SOBRE AS QUESTÕES GRAMATICAIS SE DESTACA E A LONGO PRAZO MELHORA A QUALIDADE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PAÍS. COMPREENDER O USO DA GRAMÁTICA É DESPERTAR MECANISMOS DE DEFESA PARA INTERAGIR DE FORMA CONSCIENTE E CRITICA.