O PRESENTE ARTIGO RELATA COMO FOI IMPLEMENTADO O PROJETO DE INTERVENÇÃO DESENVOLVIDO POR MEIO DE UMA AÇÃO EDUCATIVA COMUNITÁRIA ORIUNDA DO CURSO DE LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – LEDOC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA, SOB O TÍTULO “A INSTITUIÇÃO FAMÍLIA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE EDUCAR”, NA ASSOCIAÇÃO SOCIAL E DESPORTIVA SITUADA NA COMUNIDADE DE PONTA DO MEL, AREIA BRANCA – RN. O OBJETIVO GERAL DO PROJETO CONDIZ A PROMOVER VIVÊNCIAS QUE FAVOREÇAM LAÇOS AFETIVOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SUAS FAMÍLIAS, NA INTENÇÃO DE SENSIBILIZÁ-LAS A RESPEITO DE SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO EDUCACIONAL DE SEUS/AS FILHOS/AS. PARA CONCRETIZAR TAL OBJETIVO FORAM NECESSÁRIAS ATIVIDADES EM CONJUNTO ENTRE AS CRIANÇAS E OS/AS ADOLESCENTES QUE PARTICIPAM DA INSTITUIÇÃO E SUAS FAMÍLIAS. CONCLUÍMOS QUE, EM VIRTUDE DA INTERVENÇÃO CONSTRUÍDA COM O PROJETO NA ASSOCIAÇÃO SOCIAL E DESPORTIVA PONTA DO MEL, AREIA BRANCA – RN, PÔDE-SE DESENVOLVER UM LAÇO DE AFETIVIDADE E COMPROMISSO ENTRE AS FAMÍLIAS E SEUS/AS FILHOS/AS, PARTICIPANTES DA AÇÃO EDUCATIVA COMUNITÁRIA.