HISTORICAMENTE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA HISTÓRIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR TEM SEU BERÇO NA FRANÇA, INSERIDO NA LUTA DA BURGUESIA POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LEIGA E OBRIGATÓRIA, TENDO COMO BASE COMUM A FORMAÇÃO DA NACIONALIDADE. (SCHMIDT E CAINELLI, 2004).
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, NO BRASIL, DESDE SUA CRIAÇÃO NO SÉCULO XIX, PASSOU POR VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E FOI SUSTENTADA POR DIFERENTES CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS. AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, NO CENÁRIO BRASILEIRO, MUITAS VEZES ACOMPANHARAM A LÓGICA DOS PROCESSOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS, NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE E NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS.
DIANTE DESSE CENÁRIO PODEMOS DIZER QUE ENSINAR HISTÓRIA É INSTIGANTE E DESAFIADOR NA MEDIDA QUE, NOS IMPÕE PENSAR, INDAGAR E QUESTIONAR O PASSADO E O PRESENTE PARA DESVENDARMOS SIGNIFICADOS, ATITUDES, VALORES E LANÇARMOS UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O FUTURO.
SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DE HISTÓRIA PODEMOS DESTACAR TRÊS FASES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA: O ENSINO TRADICIONAL, O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO PAUTADO NAS TENDÊNCIAS ATUAIS.
NO SÉCULO XIX, O ENSINO DE HISTÓRIA ERA CENTRADO NA CONCEPÇÃO EUROPEIZANTE, ISTO É, O ENSINO CENTRAVA-SE NA HISTÓRIA DA EUROPA OCIDENTAL APRESENTADA COMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO E, EM EXTENSÃO, VEIO A HISTÓRIA PÁTRIA, CENTRADA NA HISTÓRIA DOS FATOS POLÍTICOS, AÇÕES INDIVIDUAIS E NOS GRANDES HERÓIS. MESMO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA A HISTÓRIA CONTINUOU SENDO ENSINADA DENTRO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL, COM O OBJETIVO DE FORMAR CIDADÃOS PATRIÓTICOS.
COM O ADVENTO DA LEI 5.692/71 FOI OFICIALIZADO O ENSINO DE ESTUDOS SOCIAIS. SOMENTE OS ALUNOS DO ANTIGO SEGUNDO GRAU ESTUDAVAM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA HISTÓRIA. EM RELAÇÃO AO ENSINO NADA MUDOU, A CONCEPÇÃO CONTINUAVA ATRELADA AO MODELO TRADICIONAL FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PARA ACOMPANHAR A SOCIEDADE DESENVOLVIMENTISTA E INDUSTRIAL
NOS ANOS DE 1980 HOUVE GRANDES DEBATES, DISCUSSÕES E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA ENSINADA NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES. AS QUESTÕES ESTUDADAS APONTARAM PARA UMA NOVA VISÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA A REFLEXÃO DO ENSINO REPRODUTIVISTA. FORAM INTRODUZIDAS QUESTÕES SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO, NOVOS TEMAS DE APRENDIZAGEM, NOVAS ESTRATÉGIAS E FORMAS DE AVALIAR.
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESUME A REPETIÇÃO DE CONTEÚDOS PRONTOS E ACABADOS. ELA É UM COMPONENTE CURRICULAR QUE OBJETIVA A REFLEXÃO, O POSICIONAMENTO DE IDEIAS DIANTE DOS FATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E IGUALITÁRIA.
ENSINAR HISTÓRIA EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REQUER UMA ATITUDE HISTÓRICA INVESTIGATIVA, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NA SALA DE