Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: PNAIC, ESCOLA DO CAMPO, CLASSES MULTISSERIADAS, IMPACTOS, IMPACTOS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RECORTE TEÓRICO DO ESTUDO A RESPEITO DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC, NO MUNICÍPIO DE MARCELINO VIEIRA-RN, NO QUE SE REFERE AOS IMPACTOS E POTENCIALIDADES DESSE PROGRAMA EM CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR UMA DAS ESCOLAS REFERENCIAIS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO REFERIDO MUNICÍPIO. O TRABALHO PARTIU DA SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: DE QUE MODO O PNAIC TEM SIDO OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO, JUNTO A UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN? TEVE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR DE QUE MODO O PNAIC FOI OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO EM MARCELINO VIEIRA/RN. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE LEVANTOU-SE O MATERIAL EMPÍRICO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DE OBSERVAÇÃO. DENTRE OS RESULTADOS, PODE-SE DESTACAR QUE O PNAIC NECESSITA EM SEU DESENHO INSTITUCIONAL, NA BASE DE PRODUÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARCELINO VIEIRA-RN, POTENCIALIZAR O TRABALHO COM A MULTISSÉRIE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO CAMPO; LEVANTAMENTO, ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES ENVIDADAS COTIDIANAMENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E, EM SÍNTESE, INVESTIR — EM TODOS OS SENTIDOS — NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS CAMPESINAS. O QUE GARANTIRÁ ASSIM O DIREITO INALIENÁVEL À EDUCAÇÃO ÀS FAMÍLIAS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO CAMPO, POR INTERMÉDIO DA SEGURIDADE DE PARTE DAS BASES REFERENCIAIS DE SUAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA.

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