O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61562 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2764 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RECORTE TEÓRICO DO ESTUDO A RESPEITO DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC, NO MUNICÍPIO DE MARCELINO VIEIRA-RN, NO QUE SE REFERE AOS IMPACTOS E POTENCIALIDADES DESSE PROGRAMA EM CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR UMA DAS ESCOLAS REFERENCIAIS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO REFERIDO MUNICÍPIO. O TRABALHO PARTIU DA SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: DE QUE MODO O PNAIC TEM SIDO OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO, JUNTO A UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN? TEVE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR DE QUE MODO O PNAIC FOI OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO EM MARCELINO VIEIRA/RN. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE LEVANTOU-SE O MATERIAL EMPÍRICO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DE OBSERVAÇÃO. DENTRE OS RESULTADOS, PODE-SE DESTACAR QUE O PNAIC NECESSITA EM SEU DESENHO INSTITUCIONAL, NA BASE DE PRODUÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARCELINO VIEIRA-RN, POTENCIALIZAR O TRABALHO COM A MULTISSÉRIE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO CAMPO; LEVANTAMENTO, ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES ENVIDADAS COTIDIANAMENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E, EM SÍNTESE, INVESTIR — EM TODOS OS SENTIDOS — NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS CAMPESINAS. O QUE GARANTIRÁ ASSIM O DIREITO INALIENÁVEL À EDUCAÇÃO ÀS FAMÍLIAS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO CAMPO, POR INTERMÉDIO DA SEGURIDADE DE PARTE DAS BASES REFERENCIAIS DE SUAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PNAIC, ESCOLA DO CAMPO, CLASSES MULTISSERIADAS, IMPACTOS, IMPACTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID1574_28082019190423.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO-FACEP" "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61562 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2764 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: IMPACTOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRAZ UM RECORTE TEÓRICO DO ESTUDO A RESPEITO DA OPERACIONALIZAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC, NO MUNICÍPIO DE MARCELINO VIEIRA-RN, NO QUE SE REFERE AOS IMPACTOS E POTENCIALIDADES DESSE PROGRAMA EM CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR UMA DAS ESCOLAS REFERENCIAIS DO CAMPO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO REFERIDO MUNICÍPIO. O TRABALHO PARTIU DA SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: DE QUE MODO O PNAIC TEM SIDO OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO, JUNTO A UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA EM MARCELINO VIEIRA/RN? TEVE COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR DE QUE MODO O PNAIC FOI OPERACIONALIZADO A PARTIR DAS ESPECIFICIDADES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO E DO CAMPO EM MARCELINO VIEIRA/RN. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE LEVANTOU-SE O MATERIAL EMPÍRICO POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DE OBSERVAÇÃO. DENTRE OS RESULTADOS, PODE-SE DESTACAR QUE O PNAIC NECESSITA EM SEU DESENHO INSTITUCIONAL, NA BASE DE PRODUÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARCELINO VIEIRA-RN, POTENCIALIZAR O TRABALHO COM A MULTISSÉRIE, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO CAMPO; LEVANTAMENTO, ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES ENVIDADAS COTIDIANAMENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E, EM SÍNTESE, INVESTIR — EM TODOS OS SENTIDOS — NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS CAMPESINAS. O QUE GARANTIRÁ ASSIM O DIREITO INALIENÁVEL À EDUCAÇÃO ÀS FAMÍLIAS DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO CAMPO, POR INTERMÉDIO DA SEGURIDADE DE PARTE DAS BASES REFERENCIAIS DE SUAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE VIDA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PNAIC, ESCOLA DO CAMPO, CLASSES MULTISSERIADAS, IMPACTOS, IMPACTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID1574_28082019190423.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY CARNEIRO DE PAIVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARY CARNEIRO-FACEP" "autor_email" => "marycpo4@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR - FACEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }