A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA TEM UM GRANDE PAPEL NA APRENDIZAGEM DO ALUNO, COM A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO VISTO NA SALA DE AULA E COM O EXPERIMENTO, O ESTUDANTE TERÁ MAIOR COMPREENSÃO NO ASSUNTO, SE TIVER A EXPERIMENTAÇÃO COMO OUTRO MEIO DE ENSINO PARA O ESTUDANTE. TRABALHAR DE FORMA PRÁTICA EM SALA DE AULA SEMPRE É UMA EXCELENTE ALTERNATIVA QUANDO O ASSUNTO ABORDADO PROPICIA EXPERIÊNCIAS DO TIPO, ENTRETANTO O DESAFIO DE UMA AULA EXPERIMENTAL EM TURMAS DE TERCEIRO ANO PARECE SEMPRE SER UM PROBLEMA, HAJA VISTA O SUCINTO NÚMERO DE EXPERIMENTOS POSSÍVEIS DE SEREM REALIZADOS EM ESCOLAS CARENTES EM REAGENTES E MATERIAIS. A CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DO CONDENSADOR OCORRERAM NA UNIDADE DISCIPLINAR DO NÚCLEO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DENOMINADO LABORATÓRIOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS II DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB), CAMPUS SOUSA. ONDE LICENCIANDOS OBSERVARAM A DEMONSTRAÇÃO DA DESTILAÇÃO DE ÁLCOOL E CETONA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS, ESSES JULGARAM TAL METODOLOGIA DE ENSINO BASTANTE SIGNIFICATIVA PARA A MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NO ENSINO MÉDIO.