A LÓGICA NEOLIBERAL ESTÁ PAUTADA NA PRODUTIVIDADE E NO RANQUEAMENTO DOS ALUNOS ONDE NÃO HÁ ESPAÇO PARA O ERRO. OS ESTUDANTES LIDAM COM A CULPA E O FRACASSO, MUITAS VEZES, DE FORMA SOLITÁRIA. ESTE ARTIGO OBJETIVA INVESTIGAR, ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A RELAÇÃO ENTRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O SOFRIMENTO DOS ESTUDANTES. DIANTE DA VASTA PRODUÇÃO ACADÊMICA A RESPEITO DO PROCESSO AVALIATIVO, PARA ESTA PESQUISA FORAM UTILIZADAS QUATRO OBRAS CLÁSSICAS A FIM DE SINTETIZAR AS PRINCIPAIS IDEIAS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DISCIPLINAR E DA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR. PERCEBEU-SE QUE A AVALIAÇÃO DISCIPLINAR TEM TRAZIDO A COMPETIÇÃO, A FALTA DE EMPATIA, A CULPA E O SENTIMENTO DE FRACASSO QUE A LONGO PRAZO SÃO ADOECEDORES. FAZ-SE NECESSÁRIO QUE A AVALIAÇÃO ESTEJA PAUTADA EM ELEMENTOS TRANSDISCIPLINARES QUE ALÉM DE OLHAR O SER HUMANO EM SUA INTEGRALIDADE, ESTÁ BASEADA EM ASPECTOS MULTIDIMENSIONAIS E MULTIRREFERENCIAIS.