NESTE TRABALHO ABORDA-SE A DIALÉTICA DA MODERNIDADE, ALICERÇANDO A PESQUISA SOBRE A INDÚSTRIA CULTURALE AS NOÇÕES DE CRISE E RUPTURA NA DIMENSÃO SIMBÓLICA E SOCIAL DAS CATEGORIAS DE IDENTIDADE, CULTURA E SIGNIFICAÇÕES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É TECER UMA REDE DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE A CATEGORIA DA CULTURA CONSIDERANDO A DIMENSÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL E PARA TECER ESTA COSTURA DE PENSAMENTO, ALÉM DOS FILÓSOFOS ADORNO E HORKHEIMER CONVIDAMOS BHABHA, HALL E CANCLINI COM UM TURBILHÃO E REPERTÓRIO DE CONCEITOS QUE APREENDEM OS DESDOBRAMENTOS DA MODERNIDADE E ACABAM POR DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA NA DINÂMICA DA GLOBALIZAÇÃO, DESCENTRAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, DESLOCAMENTOS CULTURAIS, A CRISE DA IDENTIDADE, OS PROCESSOS INTER ÉTNICOS E DESCOLONIAIS. DE UM LADO, TEMOS A LINGUAGEM DE DOMINAÇÃO PELA RACIONALIDADE INSTRUMENTALIZADA QUE SERVIU À LÓGICA DE MANIPULAÇÃO DO CAPITAL AO FOMENTAR A INDÚSTRIA CULTURAL E DO OUTRO, UMA LINGUAGEM QUE DESCONSTRÓI OS DISCURSOS DA CULTURA HEGEMÔNICA EUROCÊNTRICA, ESTABELECE UMA CRISE NAS IDENTIDADES E DESLOCA AS CULTURAS POR MEIO DA DESTRUIÇÃO DAS BARREIRAS PROVOCADA PELO HIBRIDISMO. A METODOLOGIA APLICADA NESTE TRABALHO É DE ORDEM QUALITATIVA TENDO POR BASE O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM EMBASAMENTO TEÓRICO DE ESTUDIOSOS DA ÁREA DE TEORIA CRÍTICA E DE ESTUDOS CULTURAIS. O RESULTADO OBTIDO É A PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS QUE NOS PERMITEM VISLUMBRAR A CONTEMPORANEIDADE EM SEUS ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS, LIDANDO COM AS RESSIGNIFICAÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICOS.