ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO A IDENTIFICAÇÃO DE MEIOS, MEDIDAS, POSSIBILIDADES, E INOVAÇÕES, QUE DIANTE DA REALIDADE DO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO, POSSAM SERVIR COMO AGENTES DE UMA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. TORNANDO UMA REALIDADE, O POTENCIAL QUE A EDUCAÇÃO POSSUI DE SER UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
EM MEIO A ESSE CENÁRIO, É NO BRASIL QUE SE ENCONTRA UM DOS MAIORES ÍNDICES DE DESIGUALDADE DO MUNDO, OCUPANDO O 10° LUGAR NA POSIÇÃO MUNDIAL, SEGUNDO DADOS DIVULGADOS PELO RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO ANO DE 2016, TORNANDO-SE NECESSÁRIO A EXISTÊNCIA DE ATIVIDADES SOCIAIS COM O OBJETIVO DE OFERECER ACESSO IGUALITÁRIO ÀS OPORTUNIDADES LIMITADAS À MINORIAS SOCIAIS.
SOB A INCUMBENCIA DA BUSCA POR TAIS CAMINHOS, SURGIU O PROJETO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, “ENEM SOCIAL”. QUE OFERECE AULAS GRATUITAS DE PREPARAÇÃO PARA O ENEM PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA, SENDO POR CONSEQUÊNCIA UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E PESQUISA, E QUE POSSIBILITOU O PRESENTE ARTIGO.
NÃO OBSTANTE, UM DOS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA A MANUTENÇÃO DAS DESIGUALDADES SÃO AS DISTINÇÕES ENTRE AS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM. DESSE MODO, A BUSCA POR CAMINHOS QUE TORNEM DEMOCRÁTICO O ACESSO À UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO NACIONAL. ALÉM DE PRIMORDIAL PARA O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA PELA POPULAÇÃO, E PRINCIPALMENTE, É ESSÊNCIA QUE BASEIA O PRESENTE ARTIGO.