Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

OUTROS OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO PIBID/PEDAGOGIA DA URCA

Palavra-chaves: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, MEMÓRIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, PIBID PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
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      TEM SIDO UMA PROPOSTA-CONVITE PRESENTE NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE SEJA ELA\r\n
      INICIAL, CONTINUADA, PERMANENTE. TAL PERSPECTIVA TEM EMBASADO O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO\r\n
      PIBID/PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, INTITULADO SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA\r\n
      ESCOLA: O DIÁLOGO E A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUES E MATEMÁTICA, NO QUAL\r\n
      PARTICIPAM AS AUTORAS E O AUTOR. NESTE SENTIDO, TEM-SE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS\r\n
      HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES ATUANTES NO\r\n
      REFERIDO SUBPROJETO. O TEXTO SE CONSTITUI COMO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ABOSRDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. FUNDAMENTAM A PESQUISA OS TEXTOS DE PASCAL GALVANI (2002)\r\n
      E AS OBRAS DE CECILIA WARSCHAUER (2017A; 2017B). DENTRE OS RESULTADOS ENCONTRAM-SE: A) AS TÉCNICAS\r\n
      RESGATAM EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS; B) A METODOLOGIA DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO\r\n
      PROPICIA O “VOLTAR-SE PARA SI”, FAZ EMERGIR A SUBJETIVIDADE DOS ESTUDANTES, PERMITINDO O RESGATE E A\r\n
      VALORIZAÇÃO DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DO PERCURSO QUE SUA VIDA SE CONSTITUI COM CONTEÚDO PESSOAL, BEM\r\n
      COMO A ATITUDE QUE SERÁ MOBILIZADA PARA O USO DA MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO\r\n
      AUTOFORMATIVO. CONSIDERA-SE ASSIM, QUE A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO CONSTITUI\r\n
      COMO ESPAÇO/MOMENTO DE REFLEXIVIDADE E VALORIZAÇÃO DOS DIFERENTE MOMENTOS DE FORMAÇÃO AO LONGO\r\n
      DA VIDA, RESGATANDO MEMÓRIAS, MUITAS VEZES ADORMECIDAS, TÃO CARAS E ÚNICAS NA CONSTITUIÇÃO DAS\r\n
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Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO DISCUTE O “VOLTAR-SE PARA SI” COMO ABORDAGEM DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ESTE TEM SIDO UMA PROPOSTA-CONVITE PRESENTE NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE SEJA ELA INICIAL, CONTINUADA, PERMANENTE. TAL PERSPECTIVA TEM EMBASADO O DESENVOLVIMENTO DO SUBPROJETO PIBID/PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, INTITULADO SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA ESCOLA: O DIÁLOGO E A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUES E MATEMÁTICA, NO QUAL PARTICIPAM AS AUTORAS E O AUTOR. NESTE SENTIDO, TEM-SE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES ATUANTES NO REFERIDO SUBPROJETO. O TEXTO SE CONSTITUI COMO UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ABOSRDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO ATRAVÉS DE PESQUISA PARTICIPANTE. FUNDAMENTAM A PESQUISA OS TEXTOS DE PASCAL GALVANI (2002) E AS OBRAS DE CECILIA WARSCHAUER (2017A; 2017B). DENTRE OS RESULTADOS ENCONTRAM-SE: A) AS TÉCNICAS RESGATAM EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS; B) A METODOLOGIA DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO PROPICIA O “VOLTAR-SE PARA SI”, FAZ EMERGIR A SUBJETIVIDADE DOS ESTUDANTES, PERMITINDO O RESGATE E A VALORIZAÇÃO DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DO PERCURSO QUE SUA VIDA SE CONSTITUI COM CONTEÚDO PESSOAL, BEM COMO A ATITUDE QUE SERÁ MOBILIZADA PARA O USO DA MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO AUTOFORMATIVO. CONSIDERA-SE ASSIM, QUE A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO CONSTITUI COMO ESPAÇO/MOMENTO DE REFLEXIVIDADE E VALORIZAÇÃO DOS DIFERENTE MOMENTOS DE FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA, RESGATANDO MEMÓRIAS, MUITAS VEZES ADORMECIDAS, TÃO CARAS E ÚNICAS NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DOCENTES.

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