O PRESENTE ARTIGO ABORDA A QUESTÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, REFLETINDO A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR DESDE AS ETAPAS INICIAIS OS ASSUNTOS E AS ATIVIDADES QUE POSSAM PROMOVER O RESPEITO PARA AS DIVERSAS ETNIAS EXISTENTES. APRESENTA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELATIVAS À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL QUE DEVEM GARANTIR O DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DISCUTIR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, PARA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR. A EDUCAÇÃO INFANTIL É A BASE DO ENSINO E O ESPAÇO EM QUE A CRIANÇA DESENVOLVE SUAS CAPACIDADES, HABILIDADES, INTERAÇÕES SOCIAIS E QUE CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE. DESSA FORMA, TODA A ESCOLA DEVE ESTAR ENVOLVIDA E COMPROMETIDA NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS BASEADAS NO RESPEITO. ASSIM, O COMBATE AO RACISMO DEVE COMEÇAR DESDE AS ETAPAS INICIAIS DA FORMAÇÃO ESCOLAR. É, PORTANTO, INDISPENSÁVEL AS DISCUSSÕES E AS PRÁTICAS QUE ABARQUEM A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, VISTO QUE, A AUSÊNCIA DESSAS AÇÕES PODE OCASIONAR A CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS PRECONCEITUOSOS E QUE NÃO RESPEITAM AS DIFERENÇAS DOS OUTROS ASSIM COMO EM SUJEITOS QUE NÃO POSSUI UMA ACEITAÇÃO DE SI MESMO.