O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR QUAIS BASES EPISTEMOLÓGICAS SÃO UTILIZADAS POR PROFESSORES QUE LECIONAM NO 2º E 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E COMO ESTAS AFETAM OS DISCENTES EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO COM OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPATIVA DE SALA DE AULA A PARTIR DE UM ROTEIRO PREESTABELECIDO. COMO RESULTADOS PERCEBEMOS QUE AS PROFESSORAS OBSERVADAS UTILIZAM COMO PRÁTICAS DIÁRIAS O MODELO DE ENSINO EXPOSITIVO PARA TRANSMITIR OS CONTEÚDOS AOS ALUNOS. AMBAS TÊM O LIVRO DIDÁTICO COMO APOIO E GUIA QUE SERVEM COMO AUXILIO NA PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DAS AULAS. TRAZENDO, ASSIM, UMA EDUCAÇÃO QUE NÃO SE PREOCUPA COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO, SENDO O QUE APENAS É VALORIZADO É O RENDIMENTO DESSE ALUNO.