GERMANO, Maria Do Rosário Gomes. Imagem virtual: os bastidores e o palco. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/56896>. Acesso em: 13/11/2024 19:54
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE A IMAGEM VIRTUAL E A CULTURA VISUAL, NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. ESSA ANÁLISE INSERE-SE NA PESQUISA QUE ESTAMOS EMPREENDENDO EM TORNO DO DISCURSO SOBRE USO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DA IMAGEM VIRTUAL ARTICULADO À APREENSÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR. PARA TAL, ORGANIZAMOS NOSSA ARGUMENTAÇÃO EM ALGUNS PONTOS. PRIMEIRO, ADENTRAMOS EM REDES QUE PÕEM EM EVIDÊNCIA AS TRANSFORMAÇÕES QUE AFETAM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EM VIRTUDE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. SEGUNDO, ACESSAMOS SÉRIES DE SIGNOS QUE CONFEREM VISIBILIDADE AO ENTENDIMENTO DE QUE A EXISTÊNCIA, A PRESENÇA E A EXPERIÊNCIA COM O ARTEFATO IMAGÉTICO VIRTUAL, NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, APARECEM COMO ACONTECIMENTO INQUESTIONÁVEL. E EM TERCEIRO, FAZEMOS UMA INCURSÃO SOBRE O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DA IMAGEM, A CULTURA VISUAL E A SUA RELAÇÃO COM A IMAGEM VIRTUAL. ASSIM, NOS ACOSTAMOS ÀS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE CARLOS (2008; 2011; 2012); COSTA (2005); SANTAELLA E NORTH (2005), ENTRE OUTROS. CONCLUÍMOS QUE A IMAGEM VIRTUAL OCUPA LUGAR DE RELEVO NAS DIVERSAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADA PELOS SUJEITOS NA SOCIEDADE ATUAL, POR ISSO PRECISA SER CONHECIDA, PROBLEMATIZADA, DESVENDADA E NÃO APENAS REPRODUZIDA.