ESTE TRABALHO REFERE-SE AO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS (MD) NO ENSINO DE MATEMÁTICA E OBJETIVA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS OU MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA E ANALISAR, POR MEIO DA PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA, QUE TIPO DE IMPACTO O (DES)USO DESSES RECURSOS OU MD PODE CAUSAR NA EFETIVAÇÃO DAS AULAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA TEÓRICA E EMPÍRICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA EM QUE FOI APLICADA UMA OFICINA A UM GRUPO DE (22) ALUNOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB - CAMPUS PATOS. PARA CAPTAR AS CONCEPÇÕES DOS RESIDENTES SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O CONTEÚDO DOS NÚMEROS INTEIROS, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO MISTO COMPOSTO DE DOZE ITENS. EM LINHAS GERAIS PODE-SE CONCLUIR QUE O USO DO MD, EM ESPECIAL OS JOGOS, PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E DO CÁLCULO MENTAL, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. O PAPEL DO PROFESSOR NO PLANEJAMENTO, APLICAÇÃO E MEDIAÇÃO ENTRE O JOGO E O CONTEÚDO MATEMÁTICO ABORDADO NESTE MD É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE POSSA POTENCIALIZAR APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.