UTILIZAÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA AVALIATIVA PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL NA UFERSA-CMPF
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57321 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1002 "inscrito_id" => 2691 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA AVALIATIVA PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL NA UFERSA-CMPF" "resumo" => "DIVERSAS SÃO AS METODOLOGIAS AVALIATIVAS DISPONÍVEIS PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, DENTRE ELAS, DISCUTIMOS NESTE TRABALHO SOBRE A AVALIAÇÃO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIDÁTICOS DE ENGENHARIA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFERSA- CMPF ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS PROJETOS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA AVALIATIVA EM TRÊS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DA SUA GRADUAÇÃO: ESTRUTURAS DE AÇO, ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I E ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO II. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE OBTENÇÃO DE DADOS O FORMULÁRIO ELETRÔNICO. O FORMULÁRIO FOI RESPONDIDO POR UMA AMOSTRA DE 30 DISCENTES, E OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS EM FORMA DE GRÁFICOS. PÔDE-SE OBSERVAR COM AS RESPOSTAS QUE DENTRE OS MÉTODOS AVALIATIVOS COMUMENTE EMPREGADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES ESTUDADOS, O MAIS ADEQUADO, NA VISÃO DOS ALUNOS É O PROJETO DIDÁTICO, SENDO APROVADO POR 96,67 % DOS DISCENTES CONSULTADOS. PORTANTO, PERCEBE-SE AO FINAL DO TRABALHO QUE ESTA É UMA DAS ALTERNATIVAS AVALIATIVAS QUE MAIS ATENDE ÀS EXPECTATIVAS DOS DISCENTES MATRICULADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES ANALISADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, ENGENHARIA DE ESTRUTURAS, PROJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA6_ID2691_01082019205515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA VICTÓRIA MENDES DINIZ" "autor_nome_curto" => "DANIELLA DINIZ" "autor_email" => "danyelavictoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57321 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1002 "inscrito_id" => 2691 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA AVALIATIVA PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL NA UFERSA-CMPF" "resumo" => "DIVERSAS SÃO AS METODOLOGIAS AVALIATIVAS DISPONÍVEIS PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, DENTRE ELAS, DISCUTIMOS NESTE TRABALHO SOBRE A AVALIAÇÃO BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DIDÁTICOS DE ENGENHARIA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFERSA- CMPF ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS PROJETOS DIDÁTICOS COMO METODOLOGIA AVALIATIVA EM TRÊS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS DA SUA GRADUAÇÃO: ESTRUTURAS DE AÇO, ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I E ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO II. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE OBTENÇÃO DE DADOS O FORMULÁRIO ELETRÔNICO. O FORMULÁRIO FOI RESPONDIDO POR UMA AMOSTRA DE 30 DISCENTES, E OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS EM FORMA DE GRÁFICOS. PÔDE-SE OBSERVAR COM AS RESPOSTAS QUE DENTRE OS MÉTODOS AVALIATIVOS COMUMENTE EMPREGADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES ESTUDADOS, O MAIS ADEQUADO, NA VISÃO DOS ALUNOS É O PROJETO DIDÁTICO, SENDO APROVADO POR 96,67 % DOS DISCENTES CONSULTADOS. PORTANTO, PERCEBE-SE AO FINAL DO TRABALHO QUE ESTA É UMA DAS ALTERNATIVAS AVALIATIVAS QUE MAIS ATENDE ÀS EXPECTATIVAS DOS DISCENTES MATRICULADOS NOS COMPONENTES CURRICULARES ANALISADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06: Engenharias - abordagens sobre Ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, ENGENHARIA DE ESTRUTURAS, PROJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA6_ID2691_01082019205515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA VICTÓRIA MENDES DINIZ" "autor_nome_curto" => "DANIELLA DINIZ" "autor_email" => "danyelavictoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }