Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA ANÁLISE CRÍTICA A CERCA DO FUTURE-SE COMO PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FUTURE-SE, PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO, MOVIMENTOS SOCIAIS Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

PRETENDEMOS COM ESTE TRABALHO REALIZAR UMA PROBLEMATIZAÇÃO A CERCA DO PROGRAMA INSTITUTOS E UNIVERSIDADES EMPREENDEDORAS E INOVADORAS (FUTURE-SE), ALTERNATIVA DE FINANCIAMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES) PROPOSTA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DO ATUAL GOVERNO JAIR BOLSONARO, CONSIDERANDO OS PREJUÍZOS DE TAL PROGRAMA PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO E SUA INVIABILIDADE PARA O AVANÇO DA PESQUISA E GARANTIA DE UM FUTURO TECNOLÓGICO NACIONAL INDEPENDENTE. A CONTRATAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E FOMENTO DE FINANCIAMENTO PRIVADO DA EDUCAÇÃO NÃO SE APRESENTA COMO PROPOSIÇÃO NOVA PARA ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL, MAS DADA A CONJUNTURA POLÍTICA DE APROFUNDAMENTO NEOLIBERAL, COM CARIZ FASCISTA E CONSEQUENTE ENFRAQUECIMENTO DA ORDEM DEMOCRÁTICA, A PROPOSTA SE VALE DE UM MOMENTO OPORTUNO PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO, O QUE LANÇA DESAFIOS NO CAMPO DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, NO SENTIDO DE FAZER FRENTE DE RESISTÊNCIA CONTRA O ESFACELAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. TRATA-SE POIS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DE NATUREZA CRÍTICA, A PARTIR DA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO, PRODUÇÕES CIENTIFICAS E MATÉRIAS JORNALÍSTICAS E CONTEÚDOS DE MÍDIA COM NARRATIVAS DO CENÁRIO ATUAL.

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