Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ATIVIDADE INVESTIGATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMAPOSSIBILIDADE ESTRATÉGICA PARA TRABALHAR OCONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SALA DE AULA.

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA;, MACROMOLÉCULAS;, EXPERIMENTAÇÃO;, ATIVIDADE INVESTIGATIVA. Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
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      DIDÁTICOS CONTEXTUALIZADOS E BEM ELABORADOS, SE CONFIGURA COMO UM DOS DESAFIOS DE ENSINAR NO SÉCULO\r\n
      XXI. NESSE CONTEXTO, É CONSENSO ENTRE PROFESSORES E PESQUISADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA,\r\n
      QUE AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEVEM PERMEAR AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE\r\n
      ESTIMULAM O INTERESSE DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO CONSISTE\r\n
      EM REUNIR NOSSAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO COM\r\n
      VIÉS INVESTIGATIVO SOBRE MACROMOLÉCULAS COMO OS CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS COMO POSSIBILIDADE\r\n
      ESTRATÉGICA PARA TRABALHAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SALA DE AULA. O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NUM\r\n
      RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 32 ESTUDANTES QUE ESTÃO\r\n
      CURSANDO O 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO ALTA DE\r\n
      MACEIÓ AL. CONSTATAMOS QUE, APÓS A ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO, OS ESTUDANTES FORMULARAM CONCEITOS\r\n
      MAIS ABRANGENTES E REORGANIZADOS. ASSIM, A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM VIÉS\r\n
      INVESTIGATIVO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA FORTALECER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM,\r\n
      APRIMORANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ESTUDANTES, POIS CRIA MAIOR FAMILIARIDADE COM AS\r\n
      INOVAÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DA ATUALIDADE, ALÉM DE POSSIBILITAR UMA VISÃO MAIS AMPLA DO\r\n
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

DIANTE DAS MUDANÇAS QUANTO A FORMA DE ABORDAR OS CONTEÚDOS, METODOLOGIAS INOVADORAS, MATERIAIS DIDÁTICOS CONTEXTUALIZADOS E BEM ELABORADOS, SE CONFIGURA COMO UM DOS DESAFIOS DE ENSINAR NO SÉCULO XXI. NESSE CONTEXTO, É CONSENSO ENTRE PROFESSORES E PESQUISADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, QUE AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEVEM PERMEAR AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ESTIMULAM O INTERESSE DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO CONSISTE EM REUNIR NOSSAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO COM VIÉS INVESTIGATIVO SOBRE MACROMOLÉCULAS COMO OS CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS COMO POSSIBILIDADE ESTRATÉGICA PARA TRABALHAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SALA DE AULA. O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NUM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 32 ESTUDANTES QUE ESTÃO CURSANDO O 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO ALTA DE MACEIÓ AL. CONSTATAMOS QUE, APÓS A ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO, OS ESTUDANTES FORMULARAM CONCEITOS MAIS ABRANGENTES E REORGANIZADOS. ASSIM, A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM VIÉS INVESTIGATIVO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA FORTALECER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, APRIMORANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ESTUDANTES, POIS CRIA MAIOR FAMILIARIDADE COM AS INOVAÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DA ATUALIDADE, ALÉM DE POSSIBILITAR UMA VISÃO MAIS AMPLA DO CONTEÚDO ABORDADO COM TEMAS RELACIONADOS À SUA REALIDADE.

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