O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO DA NATAÇÃO ENCONTRADAS NA BIBLIOGRAFIA DA ÁREA, PROCURANDO COMPREENDER E ANALISAR OS MÉTODOS DE ENSINO A ELAS RELACIONADAS. A METODOLOGIA CARACTERIZA-SE COM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM DIDÁTICA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA EM: GOOGLE ACADÊMICO, REVISTA MOTRICIDADE E PENSAR A PRÁTICA, REVISTA DIGITAL-EFDEPORTES. UTILIZAMOS AS SEGUINTES PALAVRAS-CHAVE: METODOLOGIA E MÉTODOS. ENCONTROU-SE 11 TRABALHOS, DOS QUAIS 6 FORAM SELECIONADOS PARA ANÁLISE. O ESTUDO IDENTIFICOU UMA CRÍTICA AO ENSINO TECNICISTA DOS NADOS; E A BUSCA POR METODOLOGIAS QUE ENFATIZEM ASPECTOS LÚDICOS. A PESQUISA DEMONSTRA QUE HÁ POUCAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À ÁREA DA TEMÁTICA E EVIDENCIA CARÊNCIA DE ESTUDOS NO CONTEXTO ESCOLAR.