O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA DURANTE AS ETAPAS QUE ESTIVEMOS IMERSOS NA ESCOLA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PAUTADO NOS FATOS E ACONTECIMENTOS AO LONGO DA PRÁTICA NA ESCOLA. O EMBASAMENTO TEÓRICO, ANCORA-SE NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE AUTORES, TAIS COMO: VIEIRA (1996), PIMENTA (2012) ENTRE OUTROS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA CARACTERIZA-SE COMO, ESSENCIALMENTE, QUALITATIVA, COM FOCO NA ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES E DESCRIÇÕES DA ESCOLA DE ATUAÇÃO, TENDO EM VISTA A REFLEXÃO ACERCA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR/PRECEPTOR, CONFIGURANDO-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE É A APURAÇÃO DA REFLEXÃO QUE AGREGA A CONSTRUÇÃO TEÓRICA E AS EXPERIÊNCIAS PASSADAS, DURANTE O PROGRAMA QUE OCORREU NA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ OLAVO DO VALE, SITUADA NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN. A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE BIOLOGIA PERMITIU UM VASTO CONHECIMENTO ACERCA DOS CONTEÚDOS VISTOS DURANTE O PROGRAMA, BEM COMO AS METODOLOGIAS APLICADAS. A PRÁTICA TEM GRANDE PESO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSE SENTINDO, PODE-SE DIZER QUE É EXCEPCIONAL O PERÍODO DE OBSERVAR AS AULAS ATRAVÉS DA IMERSÃO DO RESIDENTE A SALA DE AULA, AO MESMO TEMPO QUE SE ENCONTRA NO PROCESSO FORMATIVO, TENDO EM VISTA A OPORTUNIDADE DE RELACIONAR A TEORIA E PRÁTICA. O PROGRAMA PROPORCIONOU UM CRESCIMENTO FORMATIVO E A OBSERVAÇÃO DAS REAIS DIFICULDADES DA ESCOLA PÚBLICA, BEM COMO DA SALA DE AULA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES. FRENTE A ESSES OBSTÁCULOS, É POSSÍVEL DESENVOLVER NOVOS PROJETOS QUE VISEM A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.