FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA/IFRN/MACAU-RN: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMERSÃO DOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56877 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA/IFRN/MACAU-RN: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMERSÃO DOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA DURANTE AS ETAPAS QUE ESTIVEMOS IMERSOS NA ESCOLA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PAUTADO NOS FATOS E ACONTECIMENTOS AO LONGO DA PRÁTICA NA ESCOLA. O EMBASAMENTO TEÓRICO, ANCORA-SE NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE AUTORES, TAIS COMO: VIEIRA (1996), PIMENTA (2012) ENTRE OUTROS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA CARACTERIZA-SE COMO, ESSENCIALMENTE, QUALITATIVA, COM FOCO NA ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES E DESCRIÇÕES DA ESCOLA DE ATUAÇÃO, TENDO EM VISTA A REFLEXÃO ACERCA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR/PRECEPTOR, CONFIGURANDO-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE É A APURAÇÃO DA REFLEXÃO QUE AGREGA A CONSTRUÇÃO TEÓRICA E AS EXPERIÊNCIAS PASSADAS, DURANTE O PROGRAMA QUE OCORREU NA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ OLAVO DO VALE, SITUADA NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN. A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE BIOLOGIA PERMITIU UM VASTO CONHECIMENTO ACERCA DOS CONTEÚDOS VISTOS DURANTE O PROGRAMA, BEM COMO AS METODOLOGIAS APLICADAS. A PRÁTICA TEM GRANDE PESO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSE SENTINDO, PODE-SE DIZER QUE É EXCEPCIONAL O PERÍODO DE OBSERVAR AS AULAS ATRAVÉS DA IMERSÃO DO RESIDENTE A SALA DE AULA, AO MESMO TEMPO QUE SE ENCONTRA NO PROCESSO FORMATIVO, TENDO EM VISTA A OPORTUNIDADE DE RELACIONAR A TEORIA E PRÁTICA. O PROGRAMA PROPORCIONOU UM CRESCIMENTO FORMATIVO E A OBSERVAÇÃO DAS REAIS DIFICULDADES DA ESCOLA PÚBLICA, BEM COMO DA SALA DE AULA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES. FRENTE A ESSES OBSTÁCULOS, É POSSÍVEL DESENVOLVER NOVOS PROJETOS QUE VISEM A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID212_01072019115725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA SANTOS" "autor_email" => "alexsandra.biologgia@gmai" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56877 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA/IFRN/MACAU-RN: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMERSÃO DOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA DURANTE AS ETAPAS QUE ESTIVEMOS IMERSOS NA ESCOLA DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PAUTADO NOS FATOS E ACONTECIMENTOS AO LONGO DA PRÁTICA NA ESCOLA. O EMBASAMENTO TEÓRICO, ANCORA-SE NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE AUTORES, TAIS COMO: VIEIRA (1996), PIMENTA (2012) ENTRE OUTROS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA CARACTERIZA-SE COMO, ESSENCIALMENTE, QUALITATIVA, COM FOCO NA ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES E DESCRIÇÕES DA ESCOLA DE ATUAÇÃO, TENDO EM VISTA A REFLEXÃO ACERCA DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR/PRECEPTOR, CONFIGURANDO-SE COMO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE É A APURAÇÃO DA REFLEXÃO QUE AGREGA A CONSTRUÇÃO TEÓRICA E AS EXPERIÊNCIAS PASSADAS, DURANTE O PROGRAMA QUE OCORREU NA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ OLAVO DO VALE, SITUADA NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN. A OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE BIOLOGIA PERMITIU UM VASTO CONHECIMENTO ACERCA DOS CONTEÚDOS VISTOS DURANTE O PROGRAMA, BEM COMO AS METODOLOGIAS APLICADAS. A PRÁTICA TEM GRANDE PESO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSE SENTINDO, PODE-SE DIZER QUE É EXCEPCIONAL O PERÍODO DE OBSERVAR AS AULAS ATRAVÉS DA IMERSÃO DO RESIDENTE A SALA DE AULA, AO MESMO TEMPO QUE SE ENCONTRA NO PROCESSO FORMATIVO, TENDO EM VISTA A OPORTUNIDADE DE RELACIONAR A TEORIA E PRÁTICA. O PROGRAMA PROPORCIONOU UM CRESCIMENTO FORMATIVO E A OBSERVAÇÃO DAS REAIS DIFICULDADES DA ESCOLA PÚBLICA, BEM COMO DA SALA DE AULA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES. FRENTE A ESSES OBSTÁCULOS, É POSSÍVEL DESENVOLVER NOVOS PROJETOS QUE VISEM A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID212_01072019115725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA SANTOS" "autor_email" => "alexsandra.biologgia@gmai" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }