ANÁLISE COMBINATÓRIA, FLIPBOOK E APRENDIZAGEM MEDIADORA: NOVAS POSSIBILIDADES SOBRE A INSERÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56450 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 83 "titulo" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, FLIPBOOK E APRENDIZAGEM MEDIADORA: NOVAS POSSIBILIDADES SOBRE A INSERÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DECORRENTES DOS SÉCULOS XX E XXI TÊM CAUSADO ALGUMAS ALTERAÇÕES NAS ATIVIDADES HUMANAS, SOBRETUDO NO AMBIENTE ESCOLAR. DESTARTE, O PRESENTE ARTIGO BUSCA DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NESSE CENÁRIO, PRINCIPALMENTE NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS COMO O FLIPBOOK, QUE PERMITE AOS ESTUDANTES EXPLORAR SEUS CONHECIMENTOS DURANTE A ELABORAÇÃO. ASSIM, BUSCA-SE IDENTIFICAR O PAPEL DOS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR ALUNOS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM MEDIADA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O PROCESSO METODOLÓGICO SE FUNDAMENTOU EM TRÊS ETAPAS: PERCEPÇÕES E DIÁLOGOS INICIAIS, PESQUISA COLETIVA E CONSTRUÇÃO PASSIVA; ESTAS ETAPAS FORAM EMBASADAS CONFORME UMA PESQUISA REALIZADA SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA, A SELEÇÃO E DISCUSSÃO DE QUATRO QUESTÕES DE UMA LISTA DE EXERCÍCIOS DE 25 QUESTÕES E A ANÁLISE DE UM VÍDEO SOBRE A MESMA TEMÁTICA, POSTERIORMENTE FOI EFETUADO A ELABORAÇÃO DO MATERIAL NO POWERPOINT E CONVERTIDO PARA O FLIP PDF. PODE-SE INFERIR A EFICÁCIA E IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, PRINCIPALMENTE MATERIAIS DIGITAIS COMO O FLIPBOOK, POIS TODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO PERMITIU AOS AUTORES UMA REFLEXÃO CRÍTICA MAIS AGUÇADA DURANTE SUA IDEALIZAÇÃO, TENDO EM VISTA, QUE OS ALUNOS UTILIZARAM MECANISMOS TECNOLÓGICOS PARA O COMPARTILHAMENTO DE DÚVIDAS, IDEIAS E PROPOSTAS DE UMA MANEIRA EFICIENTE E PRODUTIVA, NO INTUITO DE BUSCAR UMA SOLUÇÃO MAIS VIÁVEL PARA ELABORAÇÃO DO MATERIAL. PORTANTO, POR MEIO DESTE ARTIGO FICA EVIDENTE A NECESSIDADE DE OS PROFESSORES OBSERVAREM A TECNOLOGIA COM OUTRO OLHAR, E PRINCIPALMENTE FAZEREM DELA UM RECURSO METODOLÓGICO QUE POSSA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ARTICULADO A SUA REALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "FLIPBOOK, ANALISE COMBINATÓRIA, APRENDIZAGEM MEDIADA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID83_28072019232408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "MARLON CAVALCANTE" "autor_email" => "marlontardelly@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE - PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56450 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 747 "inscrito_id" => 83 "titulo" => "ANÁLISE COMBINATÓRIA, FLIPBOOK E APRENDIZAGEM MEDIADORA: NOVAS POSSIBILIDADES SOBRE A INSERÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DECORRENTES DOS SÉCULOS XX E XXI TÊM CAUSADO ALGUMAS ALTERAÇÕES NAS ATIVIDADES HUMANAS, SOBRETUDO NO AMBIENTE ESCOLAR. DESTARTE, O PRESENTE ARTIGO BUSCA DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NESSE CENÁRIO, PRINCIPALMENTE NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS COMO O FLIPBOOK, QUE PERMITE AOS ESTUDANTES EXPLORAR SEUS CONHECIMENTOS DURANTE A ELABORAÇÃO. ASSIM, BUSCA-SE IDENTIFICAR O PAPEL DOS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR ALUNOS ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM MEDIADA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O PROCESSO METODOLÓGICO SE FUNDAMENTOU EM TRÊS ETAPAS: PERCEPÇÕES E DIÁLOGOS INICIAIS, PESQUISA COLETIVA E CONSTRUÇÃO PASSIVA; ESTAS ETAPAS FORAM EMBASADAS CONFORME UMA PESQUISA REALIZADA SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA, A SELEÇÃO E DISCUSSÃO DE QUATRO QUESTÕES DE UMA LISTA DE EXERCÍCIOS DE 25 QUESTÕES E A ANÁLISE DE UM VÍDEO SOBRE A MESMA TEMÁTICA, POSTERIORMENTE FOI EFETUADO A ELABORAÇÃO DO MATERIAL NO POWERPOINT E CONVERTIDO PARA O FLIP PDF. PODE-SE INFERIR A EFICÁCIA E IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, PRINCIPALMENTE MATERIAIS DIGITAIS COMO O FLIPBOOK, POIS TODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO PERMITIU AOS AUTORES UMA REFLEXÃO CRÍTICA MAIS AGUÇADA DURANTE SUA IDEALIZAÇÃO, TENDO EM VISTA, QUE OS ALUNOS UTILIZARAM MECANISMOS TECNOLÓGICOS PARA O COMPARTILHAMENTO DE DÚVIDAS, IDEIAS E PROPOSTAS DE UMA MANEIRA EFICIENTE E PRODUTIVA, NO INTUITO DE BUSCAR UMA SOLUÇÃO MAIS VIÁVEL PARA ELABORAÇÃO DO MATERIAL. PORTANTO, POR MEIO DESTE ARTIGO FICA EVIDENTE A NECESSIDADE DE OS PROFESSORES OBSERVAREM A TECNOLOGIA COM OUTRO OLHAR, E PRINCIPALMENTE FAZEREM DELA UM RECURSO METODOLÓGICO QUE POSSA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ARTICULADO A SUA REALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "FLIPBOOK, ANALISE COMBINATÓRIA, APRENDIZAGEM MEDIADA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID83_28072019232408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "MARLON CAVALCANTE" "autor_email" => "marlontardelly@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE - PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }