O USO DE MÍDIAS VISUAIS COMO FERRAMENTA PARA O
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EMBRIOLOGIA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57059 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1848 "titulo" => """ O USO DE MÍDIAS VISUAIS COMO FERRAMENTA PARA O\r\n PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EMBRIOLOGIA """ "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA FEITA NO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA-CAV UFPE, APLICADO PARA ESTUDANTES DO QUARTO PERÍODO DA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MINISTRADA PELA PROFESSORA ERIKA MARIA SILVA FREITAS, COM A PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE UM VÍDEO COMO UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GASTRULAÇÃO, FAZENDO REFERÊNCIA ASSIM, AO USO DE UMA FORMA DIFERENCIA DE TRABALHAR ESSE ASSUNTO EM SALA. PORTANTO, PRETENDEMOS DIFUNDIR ESSA EXPERIÊNCIA COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO EFETIVA E POSITIVA NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE VÍDEO SERÁ UMA FORMA MAIS DIDÁTICA EM QUE OS ALUNOS PODERÃO FAZER ESSA RELAÇÃO, DO ASSUNTO ABORDADO EM SALA COM A FERRAMENTA AUDIOVISUAL, OBSERVANDO ASSIM DE FATO COMO OCORRE O PROCESSO DE GASTRULAÇÃO. ESSE INSTRUMENTO USADO VAI EXPLORAR A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA QUE NA ATUALIDADE É TÃO IMPORTANTE SER ABORDADA E INSERIDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA FINS DIDÁTICOS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO COMO UMA FORMA DE DIFUSÃO DESSE ASSUNTO, E FOI PENSADO COMO INSTRUMENTO ENRIQUECEDOR, NA QUAL FOI EXPLORADA A CRIATIVIDADE, E A ABORDAGEM DE UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLES, JÁ QUE O ASSUNTO PODE SER VISTO POR MUITOS ALUNOS COMO UM CONTEÚDO ABSTRATO. PORTANTO, COM A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA FOI VISTO POR ESTUDANTES DURANTE SUAS FALAS E TAMBÉM ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DOS QUESTIONÁRIOS QUE O VÍDEO ELE VEM SIM, PARA CONTRIBUIR NUMA MELHOR ORGANIZAÇÃO DO ASSUNTO DIANTE DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, JÁ QUE ELE MOSTRA O PASSO A PASSO DE COMO OCORRE ESSE PROCESSO DE GASTRULAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "GASTRULAÇÃO, FERRAMENTA AUDIOVISUAL, FINS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA15_ID1848_01072019173542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY BARBOSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLY BARBOSA" "autor_email" => "adriellybarbosa993@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57059 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1848 "titulo" => """ O USO DE MÍDIAS VISUAIS COMO FERRAMENTA PARA O\r\n PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EMBRIOLOGIA """ "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA FEITA NO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA-CAV UFPE, APLICADO PARA ESTUDANTES DO QUARTO PERÍODO DA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MINISTRADA PELA PROFESSORA ERIKA MARIA SILVA FREITAS, COM A PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE UM VÍDEO COMO UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GASTRULAÇÃO, FAZENDO REFERÊNCIA ASSIM, AO USO DE UMA FORMA DIFERENCIA DE TRABALHAR ESSE ASSUNTO EM SALA. PORTANTO, PRETENDEMOS DIFUNDIR ESSA EXPERIÊNCIA COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO EFETIVA E POSITIVA NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE VÍDEO SERÁ UMA FORMA MAIS DIDÁTICA EM QUE OS ALUNOS PODERÃO FAZER ESSA RELAÇÃO, DO ASSUNTO ABORDADO EM SALA COM A FERRAMENTA AUDIOVISUAL, OBSERVANDO ASSIM DE FATO COMO OCORRE O PROCESSO DE GASTRULAÇÃO. ESSE INSTRUMENTO USADO VAI EXPLORAR A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA QUE NA ATUALIDADE É TÃO IMPORTANTE SER ABORDADA E INSERIDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA FINS DIDÁTICOS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO COMO UMA FORMA DE DIFUSÃO DESSE ASSUNTO, E FOI PENSADO COMO INSTRUMENTO ENRIQUECEDOR, NA QUAL FOI EXPLORADA A CRIATIVIDADE, E A ABORDAGEM DE UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLES, JÁ QUE O ASSUNTO PODE SER VISTO POR MUITOS ALUNOS COMO UM CONTEÚDO ABSTRATO. PORTANTO, COM A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA FOI VISTO POR ESTUDANTES DURANTE SUAS FALAS E TAMBÉM ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DOS QUESTIONÁRIOS QUE O VÍDEO ELE VEM SIM, PARA CONTRIBUIR NUMA MELHOR ORGANIZAÇÃO DO ASSUNTO DIANTE DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, JÁ QUE ELE MOSTRA O PASSO A PASSO DE COMO OCORRE ESSE PROCESSO DE GASTRULAÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias" "palavra_chave" => "GASTRULAÇÃO, FERRAMENTA AUDIOVISUAL, FINS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA15_ID1848_01072019173542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY BARBOSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ADRIELLY BARBOSA" "autor_email" => "adriellybarbosa993@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }