OFICINAS DE EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Katiane Denise de Lima Pereira/ katiane-kr02@hotmail.com/ IFMT- Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara Glleyce Kelly dos Santos Chaves/ IFMT - Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara Jéssica Kristina dos Santos/ IFMT - Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara Leandro Carbo/ IFMT - Campus São Vicente- Centro de Referência de Jaciara Eixo Temático: Processo de Ensino e aprendizagem. Agência Financiadora: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Resumo A oficina é um lugar onde elabora, cria possibilidades para a construção do conhecimento e é de suma importância o conhecimento adquirdo pelo discente, antes de tudo, os docentes têm que deixar claro na hora de ministrar sua oficina, quais são os objetivos deste método que irá aplicar, o que se espera após a atividade proposta, para que haja uma harmonização entre o educando e aprendizagem. A proposta inicial deste evento II Oficina de Experimentos de Ciências da Natureza do IFMT, que aconteceu no município de Jaciara - Mato Grosso na localidade do Centro de Referência de Jaciara, ocorreu em forma de oficina e foi aberta a comunidade geral com intuito de levar contribuições que os discentes adquiriram no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, aos alunos e comunidade em geral que foram prestigiar o evento, ao todo tinham cerca de 19 bolsistas do PIBID e alguns voluntários, sendo que cada grupo de pibidiano estava responsável por elaborar um tema e aplicar no dia, as propostas foram ministradas em forma de pergunta, assim aguçando a curiosidade das pessoas. O objetivo central foi pensar nas relações que o aprendizado é de suma importância e está no nosso dia a dia, seja de maneira formal ou informal. A metodologia desta oficina foi a pesquisa participante, onde envolve tanto a sociedade, quanto os pibidianos no desenvolvimento das ações. Foram apresentadas seis oficinas, dentre elas: "Qual é a diferença entre Astronomia e Astrologia?"; Como as atividades humanas alteram o pH da chuva?"; "Como o corpo humano responde à má ingestão de alimentos?"; Qual é o impacto das embalagens PET no meio ambiente após o consumo?"; "Utilizando jogos para promover a aprendizagem"; "Como identificar serpentes peçonhentas?": "Como a Química forense atua na resolução de crimes?". Com a quantidade de 15 vagas cada, com inscrições realizadas previamente, porém no dia foram disponibilizadas algumas vagas extras, cada sala tinha sua temática, assim conforme o tema a sala seria personalizada, o público foi diversificado, tanto por ex-alunos, dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, futuros alunos, curso técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, estudantes da própria instituição do curso técnico, graduação e especialização, professores da rede municipal estadual e federal e a comunidade em geral. Foi observado que muitas das dúvidas que o público tinha foram esclarecidas, houve bastante interação com os participantes, pois mostraram muitas coisas que os alunos trabalharam junto à escola. O diferencial desta oficina é que foi abordado áreas das Ciências da Natureza, como a Química, Biologia e Física. Cada oficina foi planejada, com dinâmicas, conteúdos e prévias, onde cada prévia mostrava que poderiam acrescentar e detalhar, para que no dia da oficina ocorresse como o programado. As oficinas de experimentos atingiram bons resultados, pois gerou aprendizado, houve diálogos dos participantes após sair da sala, tanto da parte dos pibidianos como da população que veio prestigiar, o público lotou todas as oficinas, pois um dia de oficina é uma estratégia de ensino e aprendizagem para os educadores, usando formas dinâmicas, pois entende-se que a mesma pode ser uma saída para os acadêmicos que está desinteressado na rotina de disciplina, que eles compreenda a didática escolhida de uma forma mais eficaz, onde os discentes possa ter uma alternativa com uma nova forma de metodologia que complementam a disciplina do educador que está sendo trabalhada atualmente, mas deve ressaltar que não deve ser usada somente como único método de ensino único, cada docente deve procurar o que proporcionar um melhor aprendizado que irá obter os melhores resultados na sua disciplina. Assim, a oficina atingiu o seu principal objetivo, questionando dúvidas que a população tinha, e esclarecendo com uma maneira didática ou seja de fácil entendimento, com isso a escola e os pibidianos tiveram uma aproximação, facilitando um melhor desempenho para futuras intervenções. Palavras-chave: Comunidade, Educação, Oficina, PIBID. Referências WISNIEVSKI, Cristiane; THIMÓTEO, Saulo Gomes. "VAMOS CONTAR UMA HISTÓRIA" RELATO DE OFICINA DO PIBID SOBRE NARRATIVA. In: SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, Vol. 3, 2013. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2018. TONET, Vanessa Girelli et al. OFICINAS PIBID - MATEMÁTICA. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2018. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2018. PIBID. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. ed.13. Campinas, SP: PAPIRUS, 1998.