O ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE FLORIANO-PI
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Agência Financiadora: Instituto Federal Do Piauí - campus Floriano Resumo Embora, atualmente, haja muitos debates sobre mudanças na forma de ensinar Biologia, em muitas realidades escolares, sua transmissão e recepção de conteúdos ocorre de forma passiva, onde o alunado é exposto a termos complexos, tendo como finalidade apenas decorar conceitos definidos, sem aplicabilidade no seu dia-a-dia. Assim, uma das grandes dificuldades para o ensino de Biologia é a aplicabilidade de conceitos desta área. Diante disso os professores precisam utilizar-se de métodos e práticas que visem a facilitar o processo de ensino-aprendizagem, trazendo significância a esses conceitos com o cotidiano do aluno. Dessa forma, o ensino de biologia por investigação torna-se uma ferramenta metodológica que busca facilitar a aprendizagem dos alunos, inserindo e aproximando-os dos conceitos científicos correlacionados com os conteúdos escolares a partir da aplicação prática destes conceitos. Esta abordagem propicia a mudança da dinâmica dentro da sala de aula, fazendo com que se crie um ambiente ideal ao exercício da argumentação cientifica. O grande mérito da utilização do ensino por investigação é fazer com que o aluno saia da passividade e entre de forma ativa no processo de construção de conhecimento. O objetivo desse trabalho foi analisar o uso do ensino por investigação por professores de Biologia nas três redes de ensino (Estadual, Privada e Federal), no município de Floriano-PI. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, ou seja, com a utilização de um método misto, pois além de atentar para a obtenção e interpretação dos fenômenos envolvidos, houve a necessidade de reunir os dados quantitativos, numéricos, produzidos pelos questionamentos sobre temática em questão. A pesquisa foi realizada a partir da aplicação de um questionário contento 12 questões semiestruturadas. A amostra foi composta por 15 professores sendo 5 professores de escolas estaduais, 5 professores de escolas particulares e 5 professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, todos do município de Floriano - PI. Como método de análise dos dados, utilizou-se os critérios propostos por Carneiro e Silva (2007) com adaptações. Nesse modelo, leva-se em consideração os pontos em comuns nas transcrições feitas pelos entrevistados, a fim de agrupar as respostas em uma categoria de análise. 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