Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

INOVAÇÃO NO ENSINO - APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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É uma atividade complexa que se inicia com uma nova ideia, passa pela solução de um problema e caminha até a utilização de um novo item de valor econômico ou social, ou seja, refere-se ao lançamento no mercado de produtos ou processos novos ou a introdução de mudanças significativas em produtos ou processos já existentes (THOMPSON, 1965). Diante o contexto no qual estamos inseridos onde a educação muitas vezes é deixada em segundo plano, se faz necessário um olhar com mais dignidade para este assunto. No Brasil temos muitos professores que terminam sua graduação e chagam a pensar que é o ápice de sua carreira, fechando os olhos para atualização, pós- graduação, etc. Com isso uma barreira é criada no tocante a inovação, pelo fato do professor sempre continuar engessado as práticas antiquadas e o processo ensino e aprendizagem sempre acaba em desvantagem. Como inovar se estou preso às práticas primitivas? Muitas vezes é impossível ir além se temos coisas que nos prende ao passado impedindo de realizar coisas novas, de mudar o quadro atual. Os processos de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo no contexto atual, no qual a difusão de informações e a apropriação do conhecimento ocorrem de forma acelerada e eficiente em consequência dos grandes avanços nos setores científicos e tecnológicos, têm revelado novas necessidades e desafios à prática pedagógica e também, a participação do indivíduo na sociedade e na transformação. O computador representa uma revolução, tanto no processo de trabalho como na organização da informação. Por sua vez, as tecnologias de comunicação exercem a função de disseminadores de conhecimento, liberando alunos e professores das limitações de tempo e espaço, enriquecendo o ensino com recursos de multimídia, interação, simulações, e permitindo o estudo individualizado (PAGAMUNCI, 2010). Com isso percebemos que o professor necessita está sempre à frente de seu tempo, uma, vez que a informação corre em tempo muito rápido e que em todo minuto coisas novas são lançadas e normalmente toda essa produção vai surtir efeito no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O método que será utilizado no processo de ensino e aprendizagem é de suma importância, uma vez que, são eles que vão dá suporte para o entendimento dos alunos sobre determinados temas, a fim de quanto mais didático for o professor normalmente mais efeitos positivos no ensino ele terá. Faz-se necessário, também, que esses professores tenham clareza dos objetivos daquilo que estão propondo, das necessidades específicas do contexto social que atuam, bem como do tipo de indivíduo que pretendem formar para interagir neste, pois só assim poderão escolher metodologias e recursos adequados a essas práticas, avaliando necessidades, desafios, possibilidades e limitações que surgem com a utilização destes instrumentos. O grande desafio muitas vezes é que além da falta de capacitação do professor, a estrutura escolar tem efeito muito negativo, onde faltam laboratórios de informática, bibliotecas entre outras coisas. Como um professor irá fazer pesquisas online se faltam computadores? Como induzir os alunos a leitura se faltam livros? Daí surge à necessidade de atualização por parte do professor, onde ele estará sendo capacitado a atuar nos limites do improviso, Fazendo com que consiga destrinchar caminhos e facilitar o processo de ensino dos alunos por outros meios, mas que tentem surtir os mesmos efeitos do tocante ao ensino e aprendizagem. As tecnologias, aliadas aos novos paradigmas de educação, permitem que aplicações educativas sejam desenvolvidas constituindo um ambiente de ensino - aprendizagem interativa com alternativas de solução para os diversos problemas educacionais e, mostram também que todos esses recursos reservam, ao professor, a oportunidade de revitalizar seu papel, trazendo novas dimensões e perspectivas para a prática docente. Este estudo foi realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de João Pessoa- PB nas turmas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) entre os meses de Maio e setembro, fazendo parte do estágio supervisionado de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB campus Cabedelo- PB. A principal proposta do estágio era fazer observações de aulas, debates com os alunos, avaliação da estrutura física da escola, além de entrevista com os professores, sobre metodologias no ensino de ciências. Conseguimos fazer a observação de maneira contundente e com isso foi presenciado algumas medidas utilizadas pela professora, observadas neste caso a professora de ciências da escola. Ela utiliza de algumas atividades práticas para instigar a participação dos alunos, além de com essas práticas fazer um combate indireto a evasão escolar e uso de drogas. Diante de todos esses problemas temos que adequá-los e tentarmos inovar o processo de ensino e aprendizagem a fim de surtir melhorias no que se referem às tecnologias, metodologias e práticas docentes. Palavras-chave: Inovação; metodologias; tecnologias. Referências CUNHA, M. I. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária, USP, 2008."
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É uma atividade complexa que se inicia com uma nova ideia, passa pela solução de um problema e caminha até a utilização de um novo item de valor econômico ou social, ou seja, refere-se ao lançamento no mercado de produtos ou processos novos ou a introdução de mudanças significativas em produtos ou processos já existentes (THOMPSON, 1965). Diante o contexto no qual estamos inseridos onde a educação muitas vezes é deixada em segundo plano, se faz necessário um olhar com mais dignidade para este assunto. No Brasil temos muitos professores que terminam sua graduação e chagam a pensar que é o ápice de sua carreira, fechando os olhos para atualização, pós- graduação, etc. Com isso uma barreira é criada no tocante a inovação, pelo fato do professor sempre continuar engessado as práticas antiquadas e o processo ensino e aprendizagem sempre acaba em desvantagem. Como inovar se estou preso às práticas primitivas? Muitas vezes é impossível ir além se temos coisas que nos prende ao passado impedindo de realizar coisas novas, de mudar o quadro atual. Os processos de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo no contexto atual, no qual a difusão de informações e a apropriação do conhecimento ocorrem de forma acelerada e eficiente em consequência dos grandes avanços nos setores científicos e tecnológicos, têm revelado novas necessidades e desafios à prática pedagógica e também, a participação do indivíduo na sociedade e na transformação. O computador representa uma revolução, tanto no processo de trabalho como na organização da informação. Por sua vez, as tecnologias de comunicação exercem a função de disseminadores de conhecimento, liberando alunos e professores das limitações de tempo e espaço, enriquecendo o ensino com recursos de multimídia, interação, simulações, e permitindo o estudo individualizado (PAGAMUNCI, 2010). 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Este estudo foi realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de João Pessoa- PB nas turmas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) entre os meses de Maio e setembro, fazendo parte do estágio supervisionado de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB campus Cabedelo- PB. A principal proposta do estágio era fazer observações de aulas, debates com os alunos, avaliação da estrutura física da escola, além de entrevista com os professores, sobre metodologias no ensino de ciências. Conseguimos fazer a observação de maneira contundente e com isso foi presenciado algumas medidas utilizadas pela professora, observadas neste caso a professora de ciências da escola. Ela utiliza de algumas atividades práticas para instigar a participação dos alunos, além de com essas práticas fazer um combate indireto a evasão escolar e uso de drogas. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

INOVAÇÃO NO ENSINO - APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Matheus Dias dos Santos[1]; Matheusdias1@hotmail.com;IFPB Felipe de Oliveira Bandeira[2]; IFPB Daniel Angel Ferreira da Silva[3];IFPB Pamela Maria dos Santos Alves[4];IFPB Douglas Ferreira dos Santos Dias[5];IFPB Processo de ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo A inovação tecnológica e metodológica requer uma ruptura que permita reconfigurar o conhecimento para além das regularidades propostas pela modernidade. Neste sentido, não apenas considera a inclusão de novidades e tecnologias, mas também uma mudança na forma de entender o conhecimento. Assim, considerando a inovação como um componente importante para a evolução das instituições em geral (CUNHA, 2008). Inovação é a criação, aceitação e implementação de ideias, produtos, serviços ou processos. É uma atividade complexa que se inicia com uma nova ideia, passa pela solução de um problema e caminha até a utilização de um novo item de valor econômico ou social, ou seja, refere-se ao lançamento no mercado de produtos ou processos novos ou a introdução de mudanças significativas em produtos ou processos já existentes (THOMPSON, 1965). Diante o contexto no qual estamos inseridos onde a educação muitas vezes é deixada em segundo plano, se faz necessário um olhar com mais dignidade para este assunto. No Brasil temos muitos professores que terminam sua graduação e chagam a pensar que é o ápice de sua carreira, fechando os olhos para atualização, pós- graduação, etc. Com isso uma barreira é criada no tocante a inovação, pelo fato do professor sempre continuar engessado as práticas antiquadas e o processo ensino e aprendizagem sempre acaba em desvantagem. Como inovar se estou preso às práticas primitivas? 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Este estudo foi realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de João Pessoa- PB nas turmas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) entre os meses de Maio e setembro, fazendo parte do estágio supervisionado de alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB campus Cabedelo- PB. A principal proposta do estágio era fazer observações de aulas, debates com os alunos, avaliação da estrutura física da escola, além de entrevista com os professores, sobre metodologias no ensino de ciências. Conseguimos fazer a observação de maneira contundente e com isso foi presenciado algumas medidas utilizadas pela professora, observadas neste caso a professora de ciências da escola. Ela utiliza de algumas atividades práticas para instigar a participação dos alunos, além de com essas práticas fazer um combate indireto a evasão escolar e uso de drogas. 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