Desinteresse em sala de aula: reflexões sobre causas e dificuldades [1] Augusto Feynman Dias Nobre [2] Maria Ariane Cardoso da Rocha Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo No ensino fundamental, mesmo em matérias consideradas como ponto de partida para o estímulo da curiosidade e do pensamento científico, como no caso das ciências, é possível notar um grande desinteresse nos processos de aprendizagem, por uma parcela considerável dos alunos em sala de aula. À vista disso, o presente trabalho foi desenvolvido com alunos do oitavo ano de uma escola da rede pública de Ensino Fundamental e Médio Félix de Azevedo, realizado a partir da diagnose sobre as situações em sala de aula que comprovavam o nível de interesse, por parte dos estudantes, pelas atividades escolares durante os estudos na classe. Frequentemente, no decorrer das aulas de ciências, era possível observar a enorme apatia dos alunos mediantes os conteúdos aplicados, assim como as variadas interrupções realizadas durante a aula. À frente de qualquer iniciativa do professor para efetivar a aprendizagem, era notório a desatenção e o não entendimento dos assuntos que estavam sendo abordados, fazendo com que os professores não conseguissem atingir as propostas pedagógicas necessárias. Em razão disso, o objetivo principal deste trabalho foi realizar o diagnóstico dos principais fatores que compactuam para a mínima participação dos alunos nas atividades escolares e seu imenso desinteresse demonstrado em sala para, posteriormente, realizar uma proposta, juntamente ao professor, que efetive o ensino de ciências. Como uma das principais metodologias utilizadas para avaliar o comportamento estudantil durante o período das aulas assistidas, neste trabalho, foram realizadas inúmeras anotações em portfólios sobre as condutas dos estudantes ao decorrer do projeto, bem como análises do desempenho da classe na disciplina em questão. O trabalho se desenvolveu, além das observações em sala de aula, com a realização da pesquisa de campo, com entrevistas na escola, cujo grupo focal era formado pelos alunos e o pelo professor. A partir da realização desse estudo, foi possível atestar que cerca de 80% dos estudantes afirmaram que as maiores problemáticas envolvidas no desinteresse estudantil nas aulas de ciências estavam envolvidas com os métodos tradicionais de ensino e avaliação, que tornavam a aprendizagem robotizada e desinteressante. Em comum ao professor, 20% dos estudantes afirmaram que o desamparo na hora das aulas por conta da superpopulação de alunos por classe era responsável pela perda de interesse ao decorrer dos bimestres. A partir dessas observações e levantamentos, foi possível contribuir com sugestões para metodologias alternativas para o ensino do conteúdo de forma mais eficiente e prazerosa aos estudantes, assim como a sensibilização dos alunos à importância da participação destes nas ações escolares que possam modificar e ampliar as formas de aprendizagem. Palavras chaves: Ciências, Desinteresse, Ensino Referências ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 24, n. 1, p. 59-65. jan./mar. 2008. Disponível em: . Acesso em: 21 de set. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100007. AUGUSTO, Thaís Gimenez Da Silva; CALDEIRA, Ana Maria De Andrade. 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Acesso em: 29 de set. 2018. [1] Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici, Centro de Ciências, Avenida Mister Hull, 60455-760. Fortaleza - CE, Brasil [2] Universidade Federal do Ceará - Campus do Pici, Centro de Ciências, Avenida Mister Hull, 60455-760. Fortaleza-CE, Brasil *Autor a quem dirigir correspondência: arianecardoso062@gmail.com