WEBSITE ESTRATÉGIA GENÉTICA: DIRETÓRIO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA Ariana Mendes Camurça Fernandes/arianamcf@gmail.com/SEDUC-CE Maria Izabel Gallão/UFC Érika Freitas Mota/UFC Raphael Alves Feitosa/UFC Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo A Genética está presente no cotidiano das pessoas devido ao aumento da exposição em filmes, novelas, internet, noticiários etc.; entretanto, em sala de aula, os alunos apresentam dificuldades em compreender o conteúdo, pois é necessário a compreensão dos fenômenos genéticos que se integram em vários níveis organizacionais: o molecular, o micro e o macro (CAMARGO; INFANTE-MALAQUIAS, 2007). Sendo indispensável, também, a apropriação de termos científicos e seus significados, uma vez que o vocabulário na área da Genética é amplo, complexo, específico, o que causa uma dificuldade para a compreensão e diferenciação dos conceitos envolvidos (SALIM; AKIMOTO, 2007). Para que o conteúdo se torne mais interessante é fundamental que o professor organize e utilize estratégias metodológicas que incitem o aluno a refletir e aplicar os conteúdos dados em sala de aula na resolução de situações problemas (CARABETTA, 2010). Diante dessa problemática, foi criada um website educacional, intitulado Estratégia Genética, que oferece diferentes estratégias metodológicas de ensino para o conteúdo de Genética, que posteriormente foi avaliada de acordo com a percepção de professores de Biologia. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem a transmissão de uma informação com um determinado conteúdo a pessoas igualmente determinadas, por meio de um instrumento devidamente escolhido para esta finalidade (LUVIZOTTO; VIDOTTI, 2010). Nesse sentido, os websites educacionais apresentam resultados favoráveis na educação (MALTEMPI, 2000), devido aos seus aspectos de facilidade de comunicação, de acesso e de divulgação. Atrelada a essa ferramenta estão as estratégias metodológicas, que são metodologias com propósitos predeterminados orientadas para o desenvolvimento das competências de aprendizagem previamente definidas e que podem vir a fazer parte da estratégia didática dos docentes (ROLDÃO, 2009; VIEIRA E VIEIRA, 2005). As estratégias metodológicas no seu cerne têm o objetivo de atender a situações gerais e específicas da aprendizagem fazendo com que o conteúdo proposto pelo docente possa ser incorporado, organizado e relacionado aos conhecimentos prévios dos alunos, culminando na solução de problemas podendo ter foco individual ou cooperativo (PEDROSA; LEITE, 2005). Além de favorecer a criação de um ambiente favorável para a construção do conhecimento em sala de aula, a utilização de diferentes estratégias metodológicas estimula a criatividade e a função de transformação didática por parte dos professores (SILVA e FARIA, 2012; NARDI, BASTOS e DINIZ, 2004; CARVALHO et al., 2004). Nesse sentido o objetivo do website Estratégia Genética, é o de oferecer diversidade de estratégias metodológicas, com foco em Genética, para professores de Biologia sistematizando-as em único espaço, dessa maneira, otimizando o tempo de pesquisa dos docentes e ofertando ideias para modificar suas aulas e melhorar o ensino e aprendizagem de seus alunos. O trabalho desenvolvido possui natureza exploratória por meio da pesquisa bibliográfica na Revista Genética na Escola, a partir das edições iniciais (2006) até o ano de 2017. Através da leitura, foram selecionadas estratégias metodológicas referentes ao ensino de Genética e classificadas em duas categorias: de acordo com as habilidades estipuladas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no eixo temático número 5 (Transmissão da vida, ética e manipulação gênica) e de acordo com a modalidade (jogo, filme/tematização, simulação, sistematização, modelização e discussão/debate). Posteriormente foi criado o website educacional Estratégia Genética com duas ferramentas de pesquisa para as estratégias metodológicas (habilidades dos PCN e modalidade de estratégia metodológica). O link de acesso do website foi disponibilizado, por meio das redes sociais e fóruns, para profissionais com formação em Biologia e a percepção deles, quanto ao uso de diferentes estratégias metodológicas e a usabilidade do website educacional, foi analisada através de questionário estruturado. Através das respostas obtidas, foi percebido a baixa utilização de estratégias metodológicas no ensino de Genética, quando comparada com outros conteúdos de Biologia, devido à dificuldade de encontrar alguma estratégia metodológica relacionada ao ensino de Genética. Podendo haver uma baixa aceitação ou desmotivação a experimentação de diferentes metodologias, porque estas demandam tempo, organização, planejamento e pesquisa (SILVA, 2015). Uma mudança na percepção dos respondentes foi constatada, não havendo preferência pela utilização totalitária de aulas expositivas clássicas, desta maneira reconhecendo a importância da utilização de diferentes estratégias metodológicas no ensino de Biologia, mudança essa propiciada pelo maior tempo de planejamento disponível, melhoria dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas e presença de nativos digitais em sala de aula. Através dos websites educacionais é estabelecida a conexão entre as diferentes estratégias metodológicas produzidas nas universidades e as salas de aula, facilitando o acesso aos professores. Na percepção dos respondentes da pesquisa, o uso do website Estratégia Genética otimiza a pesquisa dos professores através de um diretório diverso de estratégias metodológicas para o ensino de Genética que amplia as possibilidades de ensinar e contribui para o ensino de Genética. Palavras-chave: Ensino de Genética, Estratégias metodológicas, websites educacionais, PCN. Referências CAMARGO, S. S.; INFANTE-MALACHIAS, M. E. A Genética humana no Ensino Médio: algumas propostas. Genética na Escola, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 14-16, 2007. CARABETTA, V. J. Uma investigação microgenética sobre a internalização de conceitos de biologia por alunos do ensino médio. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-10, 2010. CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. LUVIZOTTO, C. K.; VIDOTTI, S. A. B. G. Redes sociais e comunidades virtuais para a preservação e transmissão das tradições gaúchas na Internet. Informação & sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 20, n. 2, p. 77-88, maio/ago. 2010. MALTEMPI, M. V. Construção de Páginas Web: depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem. 2000. 186 p. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação,