ASPECTOS DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PICADA IPANGUAÇU RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE DOCENTES E GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51894 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2185 "inscrito_id" => 394695 "titulo" => "ASPECTOS DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PICADA IPANGUAÇU RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE DOCENTES E GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => " ASPECTOS DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PICADA - IPANGUAÇU - RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE DOCENTES E GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA Daniel Lucas Melo Dos Santos /danielpontolucas@gmail.com/ UFERSA Jéssica Gomes Varela /jessica.varelaa26@gmail.com/UFERSA Joycieide Vívia Soares De Souza /joycieide.vivia.ufersa@hotmail.com /UFERSA Maria Juliane Almeida Gomes /ja969669@gmail.com/UFERSA Magnus José Barros Gonzaga (Orientador) magnus.gonzaga@ufersa.edu.br Valeska Elayne Silva De Oliveira /valeskaelayne18@gmail.com/UFERSA V /mlyasmim2000@gmail.com/UFERSA Eixo Temático: Políticas educacionais, avaliação e Currículo. Resumo Este trabalho tem como objetivo central identificar e analisar aspectos da realidade socioeconômica e cultural da Comunidade Quilombola de Picada a partir da visão de docentes e gestoras de uma escola pública do município. A comunidade, lócus da pesquisa que ora se apresenta, está localizada no município de Ipanguaçu/RN. As comunidades quilombolas são grupos étnico-raciais que se definem segundo critérios de auto atribuição, com trajetória histórica própria dotados de relações territoriais específicas com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida (Decreto 4887, 2003). Conforme dados oficiais do Programa Brasil Quilombola (2013), 74,73 % das famílias quilombolas estão em situação de extrema pobreza, 24,81 % não sabem ler e 82,2 realiza atividades agricultura, extrativismo ou pesca artesanal. O objeto de estudo relaciona-se a uma comunidade quilombola com trajetória histórica e identidade construída nas relações políticas, sociais e históricas constituintes das relações de resistências aos processos de dominações e ocupações dos territórios rurais no país. A pesquisa, em andamento, objetiva: identificar a atividade econômica predominante e os campos de atuação profissional da população que vive na comunidade; identificar as dificuldades quanto ao fomento de projetos e programas educacionais, bem como de atividades recreativas e culturais na comunidade; identificar as dificuldades quanto ao acesso aos serviços públicos de saúde na comunidade. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa envolve técnicas de pesquisa qualitativa, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Numa pesquisa de campo "estuda-se um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação entre seus componentes" (GIL, 2002). A coleta das informações envolve o procedimento de pesquisa de campo e a análise qualitativa a partir dos dados e informações coletadas durante visitas em equipe e aplicação de questionários semiestruturados in loco. Na coleta dos dados têm-se utilizado um questionário com roteiro previamente elaborado, cujo teor envolve questões socioeconômicas, políticas e culturais da Comunidade Quilombola de Picada, Ipanguaçu/RN. As ações da pesquisa são guiadas pelo pensamento crítico e a compreensão dialética sobre a realidade em que se situa o objeto de estudo. Por esse entendimento, todo o processo de apreensão da realidade inclui as matrizes teóricas, bem como o conjunto de procedimentos definidos com vistas a alcançar os resultados da pesquisa. Do ponto de vista teórico e metodológico a análise da pesquisa segue o escopo de autores do campo analítico crítico tais como Apple (2017), Mészáros (2005); Demo (2004), enquanto nos aspectos procedimentais e metodológicos, a pesquisa se fundamentam em Duarte (2002), Triviños (1987); Yin (2005) Minayo (2001); Gil (2008). As primeiras análises realizadas evidenciam a existência de diversos problemas econômicos e sociais que repercutem na qualidade de vida dos integrantes da comunidade, bem como nos índices educacionais. Dentre os principais problemas evidenciados na realidade vivenciada pelos docentes da escola destaca-se a falta de saneamento básico na comunidade; difícil acesso à comunidade, em função da falta de transporte; pouco investimentos públicos em políticas públicas e sociais na comunidade. No que diz respeito às necessidades elencadas pelos docentes da escola da comunidade e que afetam o funcionamento da escola e comprometem a qualidade da aprendizagem, evidencia-se a ausência de qualificação profissional dos(as) professores(as), falta de apoio psicopedagógico, evasão escolar em função da incompatibilidade dos(as) alunos(as) conciliarem o vínculo com o trabalho fora da comunidade e a frequência na escola local. Palavras-chave: Políticas Sociais, Políticas Educacionais, Comunidade Quilombola. Referências: APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade? Tradução de Lilian Loman. Petrópolis: Vozes, 2017. BRASIL. Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da república Federativa, Brasília, DF, 20 nov, 2003. CIRA, C. L. C. Comunidades Quilombolas, 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2018. DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 11 Ed. Campinas: Papirus Editora, 2004. DUARTE. R, Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo, Cadernos de Pesquisa, n. 115, março 2002. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/571/570>. Acesso em: 17 out. 2018. Escola Nelson Borges Montenegro (EM) - Comparando o aprendizado. Disponível em: http://www.qedu.org.br/escola/73825-em-nelson-borges-montenegro/compare>. Acesso em: 02 Ago. 2018. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas, 2008. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: Editora Alternativa, 2004. MÉSZÁROS, Istvan. Educação para além do capital: Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. PARO, Vitor H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:19:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL LUCAS MELO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51894 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2185 "inscrito_id" => 394695 "titulo" => "ASPECTOS DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PICADA IPANGUAÇU RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE DOCENTES E GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => " ASPECTOS DA REALIDADE SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PICADA - IPANGUAÇU - RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE DOCENTES E GESTORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA Daniel Lucas Melo Dos Santos /danielpontolucas@gmail.com/ UFERSA Jéssica Gomes Varela /jessica.varelaa26@gmail.com/UFERSA Joycieide Vívia Soares De Souza /joycieide.vivia.ufersa@hotmail.com /UFERSA Maria Juliane Almeida Gomes /ja969669@gmail.com/UFERSA Magnus José Barros Gonzaga (Orientador) magnus.gonzaga@ufersa.edu.br Valeska Elayne Silva De Oliveira /valeskaelayne18@gmail.com/UFERSA V /mlyasmim2000@gmail.com/UFERSA Eixo Temático: Políticas educacionais, avaliação e Currículo. Resumo Este trabalho tem como objetivo central identificar e analisar aspectos da realidade socioeconômica e cultural da Comunidade Quilombola de Picada a partir da visão de docentes e gestoras de uma escola pública do município. A comunidade, lócus da pesquisa que ora se apresenta, está localizada no município de Ipanguaçu/RN. As comunidades quilombolas são grupos étnico-raciais que se definem segundo critérios de auto atribuição, com trajetória histórica própria dotados de relações territoriais específicas com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida (Decreto 4887, 2003). Conforme dados oficiais do Programa Brasil Quilombola (2013), 74,73 % das famílias quilombolas estão em situação de extrema pobreza, 24,81 % não sabem ler e 82,2 realiza atividades agricultura, extrativismo ou pesca artesanal. O objeto de estudo relaciona-se a uma comunidade quilombola com trajetória histórica e identidade construída nas relações políticas, sociais e históricas constituintes das relações de resistências aos processos de dominações e ocupações dos territórios rurais no país. A pesquisa, em andamento, objetiva: identificar a atividade econômica predominante e os campos de atuação profissional da população que vive na comunidade; identificar as dificuldades quanto ao fomento de projetos e programas educacionais, bem como de atividades recreativas e culturais na comunidade; identificar as dificuldades quanto ao acesso aos serviços públicos de saúde na comunidade. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa envolve técnicas de pesquisa qualitativa, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e documental. Numa pesquisa de campo "estuda-se um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação entre seus componentes" (GIL, 2002). A coleta das informações envolve o procedimento de pesquisa de campo e a análise qualitativa a partir dos dados e informações coletadas durante visitas em equipe e aplicação de questionários semiestruturados in loco. Na coleta dos dados têm-se utilizado um questionário com roteiro previamente elaborado, cujo teor envolve questões socioeconômicas, políticas e culturais da Comunidade Quilombola de Picada, Ipanguaçu/RN. As ações da pesquisa são guiadas pelo pensamento crítico e a compreensão dialética sobre a realidade em que se situa o objeto de estudo. Por esse entendimento, todo o processo de apreensão da realidade inclui as matrizes teóricas, bem como o conjunto de procedimentos definidos com vistas a alcançar os resultados da pesquisa. Do ponto de vista teórico e metodológico a análise da pesquisa segue o escopo de autores do campo analítico crítico tais como Apple (2017), Mészáros (2005); Demo (2004), enquanto nos aspectos procedimentais e metodológicos, a pesquisa se fundamentam em Duarte (2002), Triviños (1987); Yin (2005) Minayo (2001); Gil (2008). As primeiras análises realizadas evidenciam a existência de diversos problemas econômicos e sociais que repercutem na qualidade de vida dos integrantes da comunidade, bem como nos índices educacionais. Dentre os principais problemas evidenciados na realidade vivenciada pelos docentes da escola destaca-se a falta de saneamento básico na comunidade; difícil acesso à comunidade, em função da falta de transporte; pouco investimentos públicos em políticas públicas e sociais na comunidade. No que diz respeito às necessidades elencadas pelos docentes da escola da comunidade e que afetam o funcionamento da escola e comprometem a qualidade da aprendizagem, evidencia-se a ausência de qualificação profissional dos(as) professores(as), falta de apoio psicopedagógico, evasão escolar em função da incompatibilidade dos(as) alunos(as) conciliarem o vínculo com o trabalho fora da comunidade e a frequência na escola local. Palavras-chave: Políticas Sociais, Políticas Educacionais, Comunidade Quilombola. Referências: APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade? Tradução de Lilian Loman. Petrópolis: Vozes, 2017. BRASIL. Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da república Federativa, Brasília, DF, 20 nov, 2003. CIRA, C. L. C. Comunidades Quilombolas, 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2018. DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 11 Ed. Campinas: Papirus Editora, 2004. DUARTE. R, Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo, Cadernos de Pesquisa, n. 115, março 2002. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/571/570>. Acesso em: 17 out. 2018. Escola Nelson Borges Montenegro (EM) - Comparando o aprendizado. Disponível em: http://www.qedu.org.br/escola/73825-em-nelson-borges-montenegro/compare>. Acesso em: 02 Ago. 2018. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas, 2008. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: Editora Alternativa, 2004. MÉSZÁROS, Istvan. Educação para além do capital: Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. PARO, Vitor H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:19:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL LUCAS MELO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }