HISTÓRIA E CINEMA: O FILME COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO
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Para um uso útil do cinema, que torne possível uma fomentação do processo de ensino/aprendizagem, um instrumento pedagógico eficaz, o professor deve escolher filmes que realmente tenham a ver com o conteúdo lecionado e que saiba utilizá-lo para debates, análises críticas e desconstruções de estereótipos e falhas, e não uma mera ilustração do período. O professor não deve perder de vista que o filme é uma representação, fruto de sua época, dos valores e ideologias em voga. Portanto, tornar o cinema um recurso útil depende da postura do professor, da proposta que este cria e do quanto se dedica a tal tarefa. Para fazer uso do cinema na disciplina de História, é preciso que o professor tenha uma ideia clara da função que a ciência histórica tem. A História é a ciência que estabelece a conexão das relações do homem enquanto um ser social, produtor e produto da história no tempo, que visa compreender como os homens propõem rupturas e transformações em seu dia a dia. 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O saber histórico na sala de aula. 9. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2004. CHRISTOFOLETTI, Rogério. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Revista Educação, Santa Maria, v. 34, nº. 3, p. 603-616, set./dez. 2009. COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1987. KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2016. LIMA, Daniel Rodrigues de. Cinema e História: o filme como recurso didático no ensino/aprendizagem da história. Disponível em < http://www.historialivre.com/revistahistoriador/sete/7daniel.pdf>. Acessado em 17.01.2018. NASCIMENTO, Vera Lúcia do. Cinema e Ensino de História: em busca de um final feliz. Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar. Maringá, nº 16, ago./set./nov. 2008. PRESTES, Lucilia Dutra. A Amazônia no cinema. Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura plena em História do Centro universitário do Norte-UNINORTE/LAURETE. 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