Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52167
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2458
    "inscrito_id" => 476727
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE"
    "resumo" => " FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE Marisa Martins Lambert/ marisamlambert@gmail.com/Unicamp Adriana do Nascimento Araújo Mendes/ aamend65@gmail.com / Unicamp Edson do Prado Pfützenreuter/ edson.reuter@gmail.com / Unicamp Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Agência Financiadora: Capes Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar o subprojeto Arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tecendo considerações a respeito das potencialidades do trabalho com cada linguagem artística e sobre os entrelaçamentos interdisciplinares que vêm sendo testados. O subprojeto Arte do PIBID/ Unicamp, congrega estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança e Música. Em acordo com o Edital No 7/2018 da Capes, visa contribuir com a efetiva inserção de futuros professores-artistas dessas linguagens no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de participação em experiências metodológicas e ações artístico-pedagógicas, bem como em atividades teóricas e de reflexão. Permite-lhes oportunidades para desenvolver competências como planejar, propor e avaliar atividades educacionais na área de Arte, o que envolve não somente o conhecimento específico das diferentes linguagens artísticas, mas também a prática da interdisciplinaridade entre as linguagens, além de todas as questões educacionais relacionadas ao ensino de arte na escola. Por meio de propostas que aproximem o ambiente de formação e de atuação profissional do professor licenciado, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, o subprojeto suscita a articulação entre teoria e prática, tão necessária à formação docente e ao aperfeiçoamento da qualidade das ações acadêmicas nos cursos de formação de professores. Busca estreitar parcerias com escolas e professores da educação básica, mobilizando-os como coformadores dos futuros profissionais que atuarão nesses espaços. Procura também, com base nos princípios fomentados pela Capes, favorecer: "integração entre instituições formadoras, escolas e programas de pós-graduação; equilíbrio entre conhecimento, competências, atitudes e ética; articulação entre ensino, pesquisa e extensão" (Plataforma Carlos Chagas, 2014). Ainda, segundo o mesmo documento, "esses princípios básicos respeitam a autonomia das instituições formadoras e das redes de ensino e, ainda, as características locais e regionais, mas, ao serem intencionalmente incorporados nos projetos pedagógicos de cada instituição parceira, produzem uma dinâmica capaz de renovar e inovar a formação dos professores do país". O subprojeto PIBID Arte tem como fundamentamentos iniciais os objetivos principais das Licenciaturas que o integram, conforme veremos a seguir. As Artes Visuais objetivam formar um profissional qualificado para o ensino desse campo de expressão artística em instituições educativas, sejam elas escolares ou não-escolares. Faz parte dessa formação a experiência investigativa bem como a reflexão crítica acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa presentes no contexto atual. A ação básica desse professor concentra-se no desenvolvimento da capacidade de sentir e perceber o mundo visando manifestar essa percepção pelo saber específico da linguagem visual, articulada, muitas vezes, com outras linguagens e/ou campos de conhecimento correlatos. Hoje, as Artes Visuais, para além de envolver as formas tradicionais, tais como, pintura, escultura, desenho, gravura, inclui também outras formas de expressão: fotografia, cinema, vídeo, computação gráfica, performance, etc. No caso da Dança, o curso busca formar o docente-artista com competência para integrar as várias dimensões que atravessam o processo de ensino - individual, coletiva, histórico-cultural e sócio-político. Envolve a aquisição de condutas investigativas, sensíveis e propositivas, tendo como marco referencial o desenvolvimento humano e a compreensão da vivência artística como caminho de contribuição sociocultural e construção da cidadania. Nesta direção, enfoca uma ação artístico-pedagógica qualitativa, que considere parâmetros e necessidades educacionais contemporâneos e que permita ao aluno inserir-se criticamente frente às novas exigências do mercado de trabalho e das práxis educativas em Dança. Na linguagem artística do corpo em movimento, sensibilidade e motricidade estão entrelaçadas. A incorporação criativa entre essas funções (perceber e agir) favorece a ampliação de repertórios gestuais, refinando a comunicação de sensações, sentimentos, pensamentos. Quanto mais o homem experimenta o fenômeno das novas tecnologias, da comunicação virtual e da globalização de informações, tanto mais se torna necessário que ele se aproxime de seu próprio corpo, dos seus sentidos e sentimentos, seja para garantir sua própria qualidade de vida, para preservar sua sensibilidade e espírito humanista ou redimensionar seu potencial cognitivo, expressivo e relacional. Em acordo com os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, é interesse desse projeto abordar a dança "de modo sensível-cognitivo, realizar produções artísticas e compreendê-las; apreciar produtos de arte e compreendê-los; analisar manifestações artísticas, conhecendo-as e compreendendo-as em sua diversidade histórico-cultural" (BRASIL, 2000). E, finalmente, o curso de Licenciatura em Música, visa desenvolver as competências musicais, artísticas, pedagógicas, reflexivas e sociais dos licenciandos e diferentes saberes estéticos e culturais, de forma a possibilitar-lhes segurança para desenvolver projetos musicais e artísticos em uma sala de aula. Busca proporcionar uma formação musical ampla ao licenciando, integrando ensino, pesquisa e extensão, de modo que transite por diferentes repertórios das músicas de tradição oral, erudita, da cultura de massa e de outras culturas, com o intuito de poder levar os alunos das escolas a conhecer esse vasto conhecimento da humanidade, refletindo de forma crítica sobre as produções musicais e artísticas. O curso visa que os licenciandos, ao tornarem-se professores nas escolas, possam levar seus alunos a apreciar as produções artísticas dos diversos povos e culturas ao longo da história, ampliando a sua experiência estética e desenvolvendo a competência artística. De acordo com as diretrizes e propostas curriculares nacionais, o professor de música pode trabalhar as potencialidades do ensino da linguagem musical no âmbito da realidade da escola brasileira através da apreciação, criação e execução musical. No âmbito do PIBID, busca-se despertar os alunos da escola para o respeito à diversidade de repertórios e gostos musicais, para o trabalho com o som e com o corpo, bem como para a incorporação das tecnologias à criação musical. Ressalta-se a construção de uma visão humanista do ensino da música para o licenciando, bem como um enfoque no desenvolvimento moral e afetivo dos alunos da escola. Assim, diante da diversidade de possibilidades de trabalhos a serem desenvolvidos dentro de cada uma das três linguagens artísticas mencionadas, o subprojeto Arte se depara com o desafio de atuar em três escolas da cidade de Campinas, com três coordenadores de área (dois voluntários), três supervisoras distintas, e mesclando alunos das três linguagens artísticas. São duas escolas estaduais e uma municipal, situadas em pontos bem distantes entre si, e com faixas etárias distintas. Os bolsistas de Iniciação à Docência (ID) estão mesclados nas escolas e o Subprojeto Arte adquire feições bastante diversas, a partir do perfil das supervisoras e das expectativas da própria equipe de professores e alunos de cada uma das três escolas parceiras. São realizadas reuniões semanais, ora com grupos menores, ora com o grupo completo e o material registrado e produzido é armazenado em uma área virtual coletiva. A partir da escuta das expectativas das escolas e dos estudos realizados neste primeiro semestre de implementação, serão delineadas propostas mais interdisciplinares para 2019. Palavras-chave: Arte, interdisciplinaridade, formação de professores Referências "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:45"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:21:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DO NASCIMENTO ARAÚJO MENDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52167
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2458
    "inscrito_id" => 476727
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE"
    "resumo" => " FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE Marisa Martins Lambert/ marisamlambert@gmail.com/Unicamp Adriana do Nascimento Araújo Mendes/ aamend65@gmail.com / Unicamp Edson do Prado Pfützenreuter/ edson.reuter@gmail.com / Unicamp Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Agência Financiadora: Capes Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar o subprojeto Arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tecendo considerações a respeito das potencialidades do trabalho com cada linguagem artística e sobre os entrelaçamentos interdisciplinares que vêm sendo testados. O subprojeto Arte do PIBID/ Unicamp, congrega estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança e Música. Em acordo com o Edital No 7/2018 da Capes, visa contribuir com a efetiva inserção de futuros professores-artistas dessas linguagens no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de participação em experiências metodológicas e ações artístico-pedagógicas, bem como em atividades teóricas e de reflexão. Permite-lhes oportunidades para desenvolver competências como planejar, propor e avaliar atividades educacionais na área de Arte, o que envolve não somente o conhecimento específico das diferentes linguagens artísticas, mas também a prática da interdisciplinaridade entre as linguagens, além de todas as questões educacionais relacionadas ao ensino de arte na escola. Por meio de propostas que aproximem o ambiente de formação e de atuação profissional do professor licenciado, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, o subprojeto suscita a articulação entre teoria e prática, tão necessária à formação docente e ao aperfeiçoamento da qualidade das ações acadêmicas nos cursos de formação de professores. Busca estreitar parcerias com escolas e professores da educação básica, mobilizando-os como coformadores dos futuros profissionais que atuarão nesses espaços. Procura também, com base nos princípios fomentados pela Capes, favorecer: "integração entre instituições formadoras, escolas e programas de pós-graduação; equilíbrio entre conhecimento, competências, atitudes e ética; articulação entre ensino, pesquisa e extensão" (Plataforma Carlos Chagas, 2014). Ainda, segundo o mesmo documento, "esses princípios básicos respeitam a autonomia das instituições formadoras e das redes de ensino e, ainda, as características locais e regionais, mas, ao serem intencionalmente incorporados nos projetos pedagógicos de cada instituição parceira, produzem uma dinâmica capaz de renovar e inovar a formação dos professores do país". O subprojeto PIBID Arte tem como fundamentamentos iniciais os objetivos principais das Licenciaturas que o integram, conforme veremos a seguir. As Artes Visuais objetivam formar um profissional qualificado para o ensino desse campo de expressão artística em instituições educativas, sejam elas escolares ou não-escolares. Faz parte dessa formação a experiência investigativa bem como a reflexão crítica acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa presentes no contexto atual. A ação básica desse professor concentra-se no desenvolvimento da capacidade de sentir e perceber o mundo visando manifestar essa percepção pelo saber específico da linguagem visual, articulada, muitas vezes, com outras linguagens e/ou campos de conhecimento correlatos. Hoje, as Artes Visuais, para além de envolver as formas tradicionais, tais como, pintura, escultura, desenho, gravura, inclui também outras formas de expressão: fotografia, cinema, vídeo, computação gráfica, performance, etc. No caso da Dança, o curso busca formar o docente-artista com competência para integrar as várias dimensões que atravessam o processo de ensino - individual, coletiva, histórico-cultural e sócio-político. Envolve a aquisição de condutas investigativas, sensíveis e propositivas, tendo como marco referencial o desenvolvimento humano e a compreensão da vivência artística como caminho de contribuição sociocultural e construção da cidadania. Nesta direção, enfoca uma ação artístico-pedagógica qualitativa, que considere parâmetros e necessidades educacionais contemporâneos e que permita ao aluno inserir-se criticamente frente às novas exigências do mercado de trabalho e das práxis educativas em Dança. Na linguagem artística do corpo em movimento, sensibilidade e motricidade estão entrelaçadas. A incorporação criativa entre essas funções (perceber e agir) favorece a ampliação de repertórios gestuais, refinando a comunicação de sensações, sentimentos, pensamentos. Quanto mais o homem experimenta o fenômeno das novas tecnologias, da comunicação virtual e da globalização de informações, tanto mais se torna necessário que ele se aproxime de seu próprio corpo, dos seus sentidos e sentimentos, seja para garantir sua própria qualidade de vida, para preservar sua sensibilidade e espírito humanista ou redimensionar seu potencial cognitivo, expressivo e relacional. Em acordo com os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, é interesse desse projeto abordar a dança "de modo sensível-cognitivo, realizar produções artísticas e compreendê-las; apreciar produtos de arte e compreendê-los; analisar manifestações artísticas, conhecendo-as e compreendendo-as em sua diversidade histórico-cultural" (BRASIL, 2000). E, finalmente, o curso de Licenciatura em Música, visa desenvolver as competências musicais, artísticas, pedagógicas, reflexivas e sociais dos licenciandos e diferentes saberes estéticos e culturais, de forma a possibilitar-lhes segurança para desenvolver projetos musicais e artísticos em uma sala de aula. Busca proporcionar uma formação musical ampla ao licenciando, integrando ensino, pesquisa e extensão, de modo que transite por diferentes repertórios das músicas de tradição oral, erudita, da cultura de massa e de outras culturas, com o intuito de poder levar os alunos das escolas a conhecer esse vasto conhecimento da humanidade, refletindo de forma crítica sobre as produções musicais e artísticas. O curso visa que os licenciandos, ao tornarem-se professores nas escolas, possam levar seus alunos a apreciar as produções artísticas dos diversos povos e culturas ao longo da história, ampliando a sua experiência estética e desenvolvendo a competência artística. De acordo com as diretrizes e propostas curriculares nacionais, o professor de música pode trabalhar as potencialidades do ensino da linguagem musical no âmbito da realidade da escola brasileira através da apreciação, criação e execução musical. No âmbito do PIBID, busca-se despertar os alunos da escola para o respeito à diversidade de repertórios e gostos musicais, para o trabalho com o som e com o corpo, bem como para a incorporação das tecnologias à criação musical. Ressalta-se a construção de uma visão humanista do ensino da música para o licenciando, bem como um enfoque no desenvolvimento moral e afetivo dos alunos da escola. Assim, diante da diversidade de possibilidades de trabalhos a serem desenvolvidos dentro de cada uma das três linguagens artísticas mencionadas, o subprojeto Arte se depara com o desafio de atuar em três escolas da cidade de Campinas, com três coordenadores de área (dois voluntários), três supervisoras distintas, e mesclando alunos das três linguagens artísticas. São duas escolas estaduais e uma municipal, situadas em pontos bem distantes entre si, e com faixas etárias distintas. Os bolsistas de Iniciação à Docência (ID) estão mesclados nas escolas e o Subprojeto Arte adquire feições bastante diversas, a partir do perfil das supervisoras e das expectativas da própria equipe de professores e alunos de cada uma das três escolas parceiras. São realizadas reuniões semanais, ora com grupos menores, ora com o grupo completo e o material registrado e produzido é armazenado em uma área virtual coletiva. A partir da escuta das expectativas das escolas e dos estudos realizados neste primeiro semestre de implementação, serão delineadas propostas mais interdisciplinares para 2019. Palavras-chave: Arte, interdisciplinaridade, formação de professores Referências "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => ""
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:45"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:21:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DO NASCIMENTO ARAÚJO MENDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE Marisa Martins Lambert/ marisamlambert@gmail.com/Unicamp Adriana do Nascimento Araújo Mendes/ aamend65@gmail.com / Unicamp Edson do Prado Pfützenreuter/ edson.reuter@gmail.com / Unicamp Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Agência Financiadora: Capes Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar o subprojeto Arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tecendo considerações a respeito das potencialidades do trabalho com cada linguagem artística e sobre os entrelaçamentos interdisciplinares que vêm sendo testados. O subprojeto Arte do PIBID/ Unicamp, congrega estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança e Música. Em acordo com o Edital No 7/2018 da Capes, visa contribuir com a efetiva inserção de futuros professores-artistas dessas linguagens no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de participação em experiências metodológicas e ações artístico-pedagógicas, bem como em atividades teóricas e de reflexão. Permite-lhes oportunidades para desenvolver competências como planejar, propor e avaliar atividades educacionais na área de Arte, o que envolve não somente o conhecimento específico das diferentes linguagens artísticas, mas também a prática da interdisciplinaridade entre as linguagens, além de todas as questões educacionais relacionadas ao ensino de arte na escola. Por meio de propostas que aproximem o ambiente de formação e de atuação profissional do professor licenciado, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, o subprojeto suscita a articulação entre teoria e prática, tão necessária à formação docente e ao aperfeiçoamento da qualidade das ações acadêmicas nos cursos de formação de professores. Busca estreitar parcerias com escolas e professores da educação básica, mobilizando-os como coformadores dos futuros profissionais que atuarão nesses espaços. Procura também, com base nos princípios fomentados pela Capes, favorecer: "integração entre instituições formadoras, escolas e programas de pós-graduação; equilíbrio entre conhecimento, competências, atitudes e ética; articulação entre ensino, pesquisa e extensão" (Plataforma Carlos Chagas, 2014). Ainda, segundo o mesmo documento, "esses princípios básicos respeitam a autonomia das instituições formadoras e das redes de ensino e, ainda, as características locais e regionais, mas, ao serem intencionalmente incorporados nos projetos pedagógicos de cada instituição parceira, produzem uma dinâmica capaz de renovar e inovar a formação dos professores do país". O subprojeto PIBID Arte tem como fundamentamentos iniciais os objetivos principais das Licenciaturas que o integram, conforme veremos a seguir. As Artes Visuais objetivam formar um profissional qualificado para o ensino desse campo de expressão artística em instituições educativas, sejam elas escolares ou não-escolares. Faz parte dessa formação a experiência investigativa bem como a reflexão crítica acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa presentes no contexto atual. A ação básica desse professor concentra-se no desenvolvimento da capacidade de sentir e perceber o mundo visando manifestar essa percepção pelo saber específico da linguagem visual, articulada, muitas vezes, com outras linguagens e/ou campos de conhecimento correlatos. Hoje, as Artes Visuais, para além de envolver as formas tradicionais, tais como, pintura, escultura, desenho, gravura, inclui também outras formas de expressão: fotografia, cinema, vídeo, computação gráfica, performance, etc. No caso da Dança, o curso busca formar o docente-artista com competência para integrar as várias dimensões que atravessam o processo de ensino - individual, coletiva, histórico-cultural e sócio-político. Envolve a aquisição de condutas investigativas, sensíveis e propositivas, tendo como marco referencial o desenvolvimento humano e a compreensão da vivência artística como caminho de contribuição sociocultural e construção da cidadania. Nesta direção, enfoca uma ação artístico-pedagógica qualitativa, que considere parâmetros e necessidades educacionais contemporâneos e que permita ao aluno inserir-se criticamente frente às novas exigências do mercado de trabalho e das práxis educativas em Dança. Na linguagem artística do corpo em movimento, sensibilidade e motricidade estão entrelaçadas. A incorporação criativa entre essas funções (perceber e agir) favorece a ampliação de repertórios gestuais, refinando a comunicação de sensações, sentimentos, pensamentos. Quanto mais o homem experimenta o fenômeno das novas tecnologias, da comunicação virtual e da globalização de informações, tanto mais se torna necessário que ele se aproxime de seu próprio corpo, dos seus sentidos e sentimentos, seja para garantir sua própria qualidade de vida, para preservar sua sensibilidade e espírito humanista ou redimensionar seu potencial cognitivo, expressivo e relacional. Em acordo com os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, é interesse desse projeto abordar a dança "de modo sensível-cognitivo, realizar produções artísticas e compreendê-las; apreciar produtos de arte e compreendê-los; analisar manifestações artísticas, conhecendo-as e compreendendo-as em sua diversidade histórico-cultural" (BRASIL, 2000). E, finalmente, o curso de Licenciatura em Música, visa desenvolver as competências musicais, artísticas, pedagógicas, reflexivas e sociais dos licenciandos e diferentes saberes estéticos e culturais, de forma a possibilitar-lhes segurança para desenvolver projetos musicais e artísticos em uma sala de aula. Busca proporcionar uma formação musical ampla ao licenciando, integrando ensino, pesquisa e extensão, de modo que transite por diferentes repertórios das músicas de tradição oral, erudita, da cultura de massa e de outras culturas, com o intuito de poder levar os alunos das escolas a conhecer esse vasto conhecimento da humanidade, refletindo de forma crítica sobre as produções musicais e artísticas. O curso visa que os licenciandos, ao tornarem-se professores nas escolas, possam levar seus alunos a apreciar as produções artísticas dos diversos povos e culturas ao longo da história, ampliando a sua experiência estética e desenvolvendo a competência artística. De acordo com as diretrizes e propostas curriculares nacionais, o professor de música pode trabalhar as potencialidades do ensino da linguagem musical no âmbito da realidade da escola brasileira através da apreciação, criação e execução musical. No âmbito do PIBID, busca-se despertar os alunos da escola para o respeito à diversidade de repertórios e gostos musicais, para o trabalho com o som e com o corpo, bem como para a incorporação das tecnologias à criação musical. Ressalta-se a construção de uma visão humanista do ensino da música para o licenciando, bem como um enfoque no desenvolvimento moral e afetivo dos alunos da escola. Assim, diante da diversidade de possibilidades de trabalhos a serem desenvolvidos dentro de cada uma das três linguagens artísticas mencionadas, o subprojeto Arte se depara com o desafio de atuar em três escolas da cidade de Campinas, com três coordenadores de área (dois voluntários), três supervisoras distintas, e mesclando alunos das três linguagens artísticas. São duas escolas estaduais e uma municipal, situadas em pontos bem distantes entre si, e com faixas etárias distintas. Os bolsistas de Iniciação à Docência (ID) estão mesclados nas escolas e o Subprojeto Arte adquire feições bastante diversas, a partir do perfil das supervisoras e das expectativas da própria equipe de professores e alunos de cada uma das três escolas parceiras. São realizadas reuniões semanais, ora com grupos menores, ora com o grupo completo e o material registrado e produzido é armazenado em uma área virtual coletiva. A partir da escuta das expectativas das escolas e dos estudos realizados neste primeiro semestre de implementação, serão delineadas propostas mais interdisciplinares para 2019. Palavras-chave: Arte, interdisciplinaridade, formação de professores Referências

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.