FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE
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O subprojeto Arte do PIBID/ Unicamp, congrega estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança e Música. Em acordo com o Edital No 7/2018 da Capes, visa contribuir com a efetiva inserção de futuros professores-artistas dessas linguagens no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de participação em experiências metodológicas e ações artístico-pedagógicas, bem como em atividades teóricas e de reflexão. Permite-lhes oportunidades para desenvolver competências como planejar, propor e avaliar atividades educacionais na área de Arte, o que envolve não somente o conhecimento específico das diferentes linguagens artísticas, mas também a prática da interdisciplinaridade entre as linguagens, além de todas as questões educacionais relacionadas ao ensino de arte na escola. Por meio de propostas que aproximem o ambiente de formação e de atuação profissional do professor licenciado, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, o subprojeto suscita a articulação entre teoria e prática, tão necessária à formação docente e ao aperfeiçoamento da qualidade das ações acadêmicas nos cursos de formação de professores. Busca estreitar parcerias com escolas e professores da educação básica, mobilizando-os como coformadores dos futuros profissionais que atuarão nesses espaços. Procura também, com base nos princípios fomentados pela Capes, favorecer: "integração entre instituições formadoras, escolas e programas de pós-graduação; equilíbrio entre conhecimento, competências, atitudes e ética; articulação entre ensino, pesquisa e extensão" (Plataforma Carlos Chagas, 2014). Ainda, segundo o mesmo documento, "esses princípios básicos respeitam a autonomia das instituições formadoras e das redes de ensino e, ainda, as características locais e regionais, mas, ao serem intencionalmente incorporados nos projetos pedagógicos de cada instituição parceira, produzem uma dinâmica capaz de renovar e inovar a formação dos professores do país". O subprojeto PIBID Arte tem como fundamentamentos iniciais os objetivos principais das Licenciaturas que o integram, conforme veremos a seguir. As Artes Visuais objetivam formar um profissional qualificado para o ensino desse campo de expressão artística em instituições educativas, sejam elas escolares ou não-escolares. Faz parte dessa formação a experiência investigativa bem como a reflexão crítica acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa presentes no contexto atual. A ação básica desse professor concentra-se no desenvolvimento da capacidade de sentir e perceber o mundo visando manifestar essa percepção pelo saber específico da linguagem visual, articulada, muitas vezes, com outras linguagens e/ou campos de conhecimento correlatos. Hoje, as Artes Visuais, para além de envolver as formas tradicionais, tais como, pintura, escultura, desenho, gravura, inclui também outras formas de expressão: fotografia, cinema, vídeo, computação gráfica, performance, etc. No caso da Dança, o curso busca formar o docente-artista com competência para integrar as várias dimensões que atravessam o processo de ensino - individual, coletiva, histórico-cultural e sócio-político. Envolve a aquisição de condutas investigativas, sensíveis e propositivas, tendo como marco referencial o desenvolvimento humano e a compreensão da vivência artística como caminho de contribuição sociocultural e construção da cidadania. Nesta direção, enfoca uma ação artístico-pedagógica qualitativa, que considere parâmetros e necessidades educacionais contemporâneos e que permita ao aluno inserir-se criticamente frente às novas exigências do mercado de trabalho e das práxis educativas em Dança. Na linguagem artística do corpo em movimento, sensibilidade e motricidade estão entrelaçadas. A incorporação criativa entre essas funções (perceber e agir) favorece a ampliação de repertórios gestuais, refinando a comunicação de sensações, sentimentos, pensamentos. Quanto mais o homem experimenta o fenômeno das novas tecnologias, da comunicação virtual e da globalização de informações, tanto mais se torna necessário que ele se aproxime de seu próprio corpo, dos seus sentidos e sentimentos, seja para garantir sua própria qualidade de vida, para preservar sua sensibilidade e espírito humanista ou redimensionar seu potencial cognitivo, expressivo e relacional. Em acordo com os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, é interesse desse projeto abordar a dança "de modo sensível-cognitivo, realizar produções artísticas e compreendê-las; apreciar produtos de arte e compreendê-los; analisar manifestações artísticas, conhecendo-as e compreendendo-as em sua diversidade histórico-cultural" (BRASIL, 2000). E, finalmente, o curso de Licenciatura em Música, visa desenvolver as competências musicais, artísticas, pedagógicas, reflexivas e sociais dos licenciandos e diferentes saberes estéticos e culturais, de forma a possibilitar-lhes segurança para desenvolver projetos musicais e artísticos em uma sala de aula. Busca proporcionar uma formação musical ampla ao licenciando, integrando ensino, pesquisa e extensão, de modo que transite por diferentes repertórios das músicas de tradição oral, erudita, da cultura de massa e de outras culturas, com o intuito de poder levar os alunos das escolas a conhecer esse vasto conhecimento da humanidade, refletindo de forma crítica sobre as produções musicais e artísticas. O curso visa que os licenciandos, ao tornarem-se professores nas escolas, possam levar seus alunos a apreciar as produções artísticas dos diversos povos e culturas ao longo da história, ampliando a sua experiência estética e desenvolvendo a competência artística. De acordo com as diretrizes e propostas curriculares nacionais, o professor de música pode trabalhar as potencialidades do ensino da linguagem musical no âmbito da realidade da escola brasileira através da apreciação, criação e execução musical. 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