Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O JOGO NAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÃO INICIAL SOBRE O TEMA

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Partindo da constatação da ausência de referências para o trato do jogo, enquanto conteúdo a ser trabalhado na educação infantil, buscamosanalisar as contribuições dessas produções científicas para a organização do trabalho pedagógico nesse segmento de ensino.Autores como Kuhlmann (1998), Angotti (2012); Herminda(2007); Soares et al. (2009), dentre outros apresentaram significativas discussões sobre o jogo na Educação Infantil, discorrendo sobre origem, conceito, características e sua relação com os processos educativos.A partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN, 1996; BRASIL, 1998) assumindo uma perspectiva de formação integral e não assistencialista, respeitando as diferentes faixas etárias e a diversidade cultural, a escola passa a ser compreendida como um espaço que promove varias experiências corporais em que a criança ao interagir com as outras em diferentes espaços tem a possibilidade de se desenvolver-se, tendo a escola papel importante na mediação de conhecimentos da humanidade e apropriação de instrumentos de socialização e de desenvolvimento humano (BATISTA, 2012;MARTINS, 2010). Nesse contexto a educação física dentro da escola é a pratica pedagógica responsável por tematizara cultura corporal trabalhando o jogo, luta, dança, capoeira e o esporte (SOARES, 2012). Os desafios e objetivos desse componente curricular na educação infantil, preconiza que a criança inserida em um mundo cultural humano,amplie sua capacidade criativa, simbólica, emocional, comunicacional e reflexiva (SILVA, 2005;KISCHIMOTO,1997; HUIZINGA, 2007; MUKINA, 1995). É importante que a escola considere a memoria lúdica das crianças e da comunidade em que vivem, assim como buscando conhecer jogos e expressões da cultura lúdica de diferentes regiões, favorecendo o brincar, o jogar, o inventar e o criar, aperfeiçoando seu processo de aprendizagem e sua relação com o mundo. Nesse sentido, o jogo é um ato de aprender brincando e jogando a criança pensa, desenvolve seu raciocínio e criatividade, melhora sua relação social e pessoal (MASCHIO, 2011; ELKONIN, 2009; SOARES, 2009; SILVA, 2009; MARTINS, 2013 ou 2016?;ARCE,2004).Conclui-se que a revisão de literatura permitiu uma compreensão mais ampla do trato pedagógico do conteúdo no contexto da educação infantil. Identificamos nos autores um esforço em explicitar diferentes perspectivas e entendimentos sobre o jogo na escola, seja para as crianças, adolescentes e até adultos, a partirde uma determinada concepção de mundo, de homem, de sociedade, sentido que confere ao jogo um sentido e significado q ue transcende a própria escola.Abordado algumas vezes sob a ótica do espontaneísmo, o jogo em determinada fase desempenha papel secundário, sendo um consenso na literatura como atividade/conteúdo fundamental nas diversas fases do desenvolvimento humano. A partir de uma abordagem histórico-crítica, é possível destacar o jogo como conteúdo intencional vinculado a um projeto de sociedade, de escola e parte de um projeto pedagógico que, visa a formação humana e política. Se no ponto de partida tinha algumas dúvidas, algumas foram "sanadas" nesse ponto de chegada que não é o ponto final. Com a compreensão das lacunas que estão presentes no texto mas com o entendimento de que a minha percepção, vinculada ao senso comum da prática pedagógica com as crianças, deu um salto na direção da consciência filosófica emancipatória. Aprofundar mais os estudos das concepções pedagógicas; analisar o papel da formação do professor no contexto da educação infantil; destrinchar a relação do jogo com os elementos do psiquismo humano são temáticas que ficam aqui como sugestões para novas investigações. Palavras-chave: Educação, Educação Física, Educação Infantil, Jogo Referências SILVA,Eduardo Jorge Souza .A Educação Física como componente curricular na educação Infantil: Elementos para uma proposta de ensino. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v.26, n.3- Campinas, 2005. SOARES,Carmem Lúcia .Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez 2012. SOARES, Carmem Lúcia et.al. Metodologia do Ensino da Educação Física - São Paulo: Cortez, 2012. Vários autores. 3° reimpr. da 2° ed. de 2009. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de EducaçãoFundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. KUHLMANN, Junho Moysés. Infância e educação infantil uma abordagem histórica-porto alegre mediação,1998. ELKONIN,Daniil B . Psicologia do Jogo.São Paulo :WMF Martins Fontes,2009. MARTINS, Andressa de Oliveira; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Educação em Foco. 2016. Disponível em: . Acesso em: 03/01/18."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O JOGO NAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÃO INICIAL SOBRE O TEMA Jérsica Ramos dos Santos/jersicaramos@gmail.com/UEFS Wellignton Araújo Silva/UEFS Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como temática o trato pedagógico do jogo nas aulas de educação física no âmbito da Educação Infantil. A pesquisa é fruto de uma aproximação com a realidade de duas escolas, uma pública e outra privada, as quais não se observou proposta pedagógica específica para o desenvolvimento do conteúdo "jogo" nas aulas. A partir dessa constatação surgiu a necessidade de revisão de literatura, mediante pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, que procurou na produção da área da educação e educação física as expressões sobre o jogo bem como os conceitos e características das atividades educativas referente a esse conteúdo na Educação Infantil. Partindo da constatação da ausência de referências para o trato do jogo, enquanto conteúdo a ser trabalhado na educação infantil, buscamosanalisar as contribuições dessas produções científicas para a organização do trabalho pedagógico nesse segmento de ensino.Autores como Kuhlmann (1998), Angotti (2012); Herminda(2007); Soares et al. (2009), dentre outros apresentaram significativas discussões sobre o jogo na Educação Infantil, discorrendo sobre origem, conceito, características e sua relação com os processos educativos.A partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN, 1996; BRASIL, 1998) assumindo uma perspectiva de formação integral e não assistencialista, respeitando as diferentes faixas etárias e a diversidade cultural, a escola passa a ser compreendida como um espaço que promove varias experiências corporais em que a criança ao interagir com as outras em diferentes espaços tem a possibilidade de se desenvolver-se, tendo a escola papel importante na mediação de conhecimentos da humanidade e apropriação de instrumentos de socialização e de desenvolvimento humano (BATISTA, 2012;MARTINS, 2010). Nesse contexto a educação física dentro da escola é a pratica pedagógica responsável por tematizara cultura corporal trabalhando o jogo, luta, dança, capoeira e o esporte (SOARES, 2012). Os desafios e objetivos desse componente curricular na educação infantil, preconiza que a criança inserida em um mundo cultural humano,amplie sua capacidade criativa, simbólica, emocional, comunicacional e reflexiva (SILVA, 2005;KISCHIMOTO,1997; HUIZINGA, 2007; MUKINA, 1995). É importante que a escola considere a memoria lúdica das crianças e da comunidade em que vivem, assim como buscando conhecer jogos e expressões da cultura lúdica de diferentes regiões, favorecendo o brincar, o jogar, o inventar e o criar, aperfeiçoando seu processo de aprendizagem e sua relação com o mundo. Nesse sentido, o jogo é um ato de aprender brincando e jogando a criança pensa, desenvolve seu raciocínio e criatividade, melhora sua relação social e pessoal (MASCHIO, 2011; ELKONIN, 2009; SOARES, 2009; SILVA, 2009; MARTINS, 2013 ou 2016?;ARCE,2004).Conclui-se que a revisão de literatura permitiu uma compreensão mais ampla do trato pedagógico do conteúdo no contexto da educação infantil. Identificamos nos autores um esforço em explicitar diferentes perspectivas e entendimentos sobre o jogo na escola, seja para as crianças, adolescentes e até adultos, a partirde uma determinada concepção de mundo, de homem, de sociedade, sentido que confere ao jogo um sentido e significado q ue transcende a própria escola.Abordado algumas vezes sob a ótica do espontaneísmo, o jogo em determinada fase desempenha papel secundário, sendo um consenso na literatura como atividade/conteúdo fundamental nas diversas fases do desenvolvimento humano. A partir de uma abordagem histórico-crítica, é possível destacar o jogo como conteúdo intencional vinculado a um projeto de sociedade, de escola e parte de um projeto pedagógico que, visa a formação humana e política. Se no ponto de partida tinha algumas dúvidas, algumas foram "sanadas" nesse ponto de chegada que não é o ponto final. Com a compreensão das lacunas que estão presentes no texto mas com o entendimento de que a minha percepção, vinculada ao senso comum da prática pedagógica com as crianças, deu um salto na direção da consciência filosófica emancipatória. Aprofundar mais os estudos das concepções pedagógicas; analisar o papel da formação do professor no contexto da educação infantil; destrinchar a relação do jogo com os elementos do psiquismo humano são temáticas que ficam aqui como sugestões para novas investigações. Palavras-chave: Educação, Educação Física, Educação Infantil, Jogo Referências SILVA,Eduardo Jorge Souza .A Educação Física como componente curricular na educação Infantil: Elementos para uma proposta de ensino. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v.26, n.3- Campinas, 2005. SOARES,Carmem Lúcia .Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez 2012. SOARES, Carmem Lúcia et.al. Metodologia do Ensino da Educação Física - São Paulo: Cortez, 2012. Vários autores. 3° reimpr. da 2° ed. de 2009. 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