Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DA FÍSICA: UM RELATO DO USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA

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A atividade foi realizada no Colégio Estadual do Campo São Francisco do Bandeira, o qual está localizado no interior do município de Dois Vizinhos - PR e conta atualmente com 130 alunos matriculados nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio. Teve como desenvolvedores da atividade acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos, por meio do Programa Residência Pedagógica. A atividade consistiu na realização de experimentos que se relacionam com os conteúdos pertencentes a Matriz Curricular da disciplina de Física. Para o desenvolvimento da mesma, trabalhou-se com as turmas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, durante duas horas/aulas em cada turma. Para a construção, foram utilizados materiais de baixo custo, que segundo Moreira (2015), são materiais que sejam reutilizáveis ou adquiridos facilmente no mercado comparado com o valor dos experimentos vendidos comercialmente e que pode substituir normalmente o que seria utilizado em um laboratório convencional. "O laboratório didático propicia aos alunos uma vivência e manuseio de instrumentais, que lhes permitem conhecer diversos tipos de atividades, podendo estimular-lhes a curiosidade e a vontade de aprender a vivenciar a ciência" (GRANDINI; GRANDINI, 2004, p.252). Para uma melhor compreensão dos experimentos, os alunos previamente estudaram os conteúdos a eles relacionados. Segundo Silva et al. (2007) a prática experimental não se resume somente em exibição do fenômeno, mas procura desencadear um processo mental no qual o aluno se recorde de aprendizagens anteriores e possa identificar o conhecimento prévio com o qual possa relacionar os assuntos trabalhados nas aulas de física. Diante deste contexto e para uma melhor compreensão e assimilação dos conteúdos que serão relacionados aos experimentos, os alunos participantes da atividade foram divididos em grupos de quatro estudantes e cada grupo confeccionou um de cada experimento. Para elaboração dos mesmos, os acadêmicos levaram já construídos, um modelo de cada e materiais para a confecção dos demais que se juntaram com os materiais que os alunos trouxeram de casa. Será relatado a seguir quais foram os materiais utilizados e conteúdos abordados na atividade. Resistor em série: para sua construção utilizou-se uma batata inglesa, fios de cobre, cabos conectores e uma calculadora, o conteúdo abordado foi corrente elétrica, onde a partir do resistor em série foi explicado como funciona o resistor paralelo e analisado qual dos dois possui um maior rendimento no que se refere a forma em que o circuito se comporta; Garrafa de Leiden: utilizou-se de uma garrafa PET 510 ml, fio de cobre, um parafuso, papel alumínio e água, com o experimento foi possível abordar o conteúdo de energia estática; Eletróforo de Volta: para sua construção utilizou-se um pedaço de 25 cm de cano de PVC, 4 pedaços de placa de PVC de 50 cm de comprimento, uma forma de pizza, cola quente e um pedaço de lã e os conteúdos abordados se trataram da transferência de elétrons, sendo ela por indução, contato ou atrito (para o funcionamento dos próximos experimentos é necessário sua utilização); Pêndulo Elétrico: usou-se pedaços pequenos de madeira, papel alumínio e linhas de costura, seu uso se dá na possibilidade de detecção do excesso de cargas elétricas em um corpo, no qual é necessário "carregar" o Eletróforo de Volta (com a lã, atrita-se as placas de PVC e posteriormente coloca-se a forma de pizza em cima da placa), com isso a forma de pizza fica carregada com elétrons negativos e ao encostar no pêndulo, o mesmo é repelido, fazendo com que haja um movimento de trás para frente; Eletroscópio: para sua construção utilizaram-se de um pote de maionese, fio de cobre e papel alumínio, o mesmo é utilizado para indicar se o corpo está ou não eletrizado e medir as cargas elétricas, ao encostar o Eletróforo de Volta que vai estar carregado (carrega-se da mesma forma do experimento anterior), as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as folhas metálicas que estão dentro da garrafa PET, com isso, as folhas ficam carregadas com o mesmo sinal e tendem então a se afastar, ou seja, se repelem. Durante todo o desenvolvimento da atividade os alunos permaneceram focados e interessados tanto no conteúdo quanto nos experimentos. Depois de pronto foi feito as demonstrações dos fenômenos físicos a cerca de cada experimento, buscando mostrar a veracidade das teorias científicas ensinadas em sala de aula. Essa abordagem de unir a teoria e a prática no ensino de física é de grande necessidade, visto que a falta de equipamentos e de local adequado para realizar os experimentos, dificulta o despertar dos alunos para essa ciência o que por muitas vezes contribui para o distanciamento do aluno diante de um ensino puramente teórico em sala de aula (MOREIRA, 2015). Por meio dos experimentos docentes e discentes desenvolvem habilidades em resoluções de questões e compreendem com maior facilidade as associações de conteúdos relacionados. Nos últimos dez minutos de aula foi realizado uma conversa com os alunos e perguntado sobre o que acharam da metodologia de ensino utilizada pelos residentes. Todos avaliaram como de grande proveito e importância a abordagem experimental dos conteúdos físicos, relataram que vendo o fenômeno acontecer fica mais fácil relacioná-los com outros conteúdos e mais difícil de esquecer como ocorre o processo físico que os experimentos abordaram. Fica então evidenciado a importância de ferramentas de ensino que embora sejam acessíveis, ainda não são utilizados na maioria dos ambientes escolares. Os experimentos mostram que além de poder trazer bons resultados na forma de aprender e ensinar física, também trás motivação aos alunos e maior compreensão de conceitos físicos, o que acaba por potencializar sua aprendizagem. Palavras-chave: educação, metodologias de ensino, ensino experimental, energia estática Referências GRANDINI, N. A.; GRANDINI, C. R. Os objetivos do laboratório didático na visão dos alunos do curso de licenciatura em física da UNESP - Bauru. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 3, p. 251-256, set 2004. MOREIRA, M.L.B. Experimentos de baixo custo no ensino de mecânica para o ensino médio. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Garanhuns, 2015. SILVA, João Alberto da; SILVA, Fabio Dias; FREZZA, Júnior Saccon; LUDUVICO, Luciano Pereira. Atividade experimental no ensino de Física: em busca da aprendizagem significativa. In: XVI CIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul - Brasil, 2007. Disponível em: . Acesso em 02 out. 2018. "
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A atividade foi realizada no Colégio Estadual do Campo São Francisco do Bandeira, o qual está localizado no interior do município de Dois Vizinhos - PR e conta atualmente com 130 alunos matriculados nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio. Teve como desenvolvedores da atividade acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos, por meio do Programa Residência Pedagógica. A atividade consistiu na realização de experimentos que se relacionam com os conteúdos pertencentes a Matriz Curricular da disciplina de Física. Para o desenvolvimento da mesma, trabalhou-se com as turmas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, durante duas horas/aulas em cada turma. Para a construção, foram utilizados materiais de baixo custo, que segundo Moreira (2015), são materiais que sejam reutilizáveis ou adquiridos facilmente no mercado comparado com o valor dos experimentos vendidos comercialmente e que pode substituir normalmente o que seria utilizado em um laboratório convencional. "O laboratório didático propicia aos alunos uma vivência e manuseio de instrumentais, que lhes permitem conhecer diversos tipos de atividades, podendo estimular-lhes a curiosidade e a vontade de aprender a vivenciar a ciência" (GRANDINI; GRANDINI, 2004, p.252). Para uma melhor compreensão dos experimentos, os alunos previamente estudaram os conteúdos a eles relacionados. Segundo Silva et al. (2007) a prática experimental não se resume somente em exibição do fenômeno, mas procura desencadear um processo mental no qual o aluno se recorde de aprendizagens anteriores e possa identificar o conhecimento prévio com o qual possa relacionar os assuntos trabalhados nas aulas de física. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

ENSINO DA FÍSICA: UM RELATO DO USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA Vanessa Gonçalves Vieira/vanessavieira327@hotmail.com/UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos Rafael de Campos Eleuterio/UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos Vladileia Tochetto Gonçalves Ferreira/UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos Roberto Gonçalves Ferreira/UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos Veronice Maria Kawalek/UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos Luciana Boemer Cesar Pereira/UTFPR - Câmpus Dois Vizinhos Eixo Temático: Processos de ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes Agência Financiadora: Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Capes Resumo Este trabalho tem como objetivo realizar o relato de uma abordagem pedagógica diferenciada das aulas tradicionais no tocante a metodologia utilizada em sala de aula. A atividade foi realizada no Colégio Estadual do Campo São Francisco do Bandeira, o qual está localizado no interior do município de Dois Vizinhos - PR e conta atualmente com 130 alunos matriculados nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio. Teve como desenvolvedores da atividade acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos, por meio do Programa Residência Pedagógica. A atividade consistiu na realização de experimentos que se relacionam com os conteúdos pertencentes a Matriz Curricular da disciplina de Física. Para o desenvolvimento da mesma, trabalhou-se com as turmas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, durante duas horas/aulas em cada turma. Para a construção, foram utilizados materiais de baixo custo, que segundo Moreira (2015), são materiais que sejam reutilizáveis ou adquiridos facilmente no mercado comparado com o valor dos experimentos vendidos comercialmente e que pode substituir normalmente o que seria utilizado em um laboratório convencional. "O laboratório didático propicia aos alunos uma vivência e manuseio de instrumentais, que lhes permitem conhecer diversos tipos de atividades, podendo estimular-lhes a curiosidade e a vontade de aprender a vivenciar a ciência" (GRANDINI; GRANDINI, 2004, p.252). Para uma melhor compreensão dos experimentos, os alunos previamente estudaram os conteúdos a eles relacionados. Segundo Silva et al. (2007) a prática experimental não se resume somente em exibição do fenômeno, mas procura desencadear um processo mental no qual o aluno se recorde de aprendizagens anteriores e possa identificar o conhecimento prévio com o qual possa relacionar os assuntos trabalhados nas aulas de física. Diante deste contexto e para uma melhor compreensão e assimilação dos conteúdos que serão relacionados aos experimentos, os alunos participantes da atividade foram divididos em grupos de quatro estudantes e cada grupo confeccionou um de cada experimento. Para elaboração dos mesmos, os acadêmicos levaram já construídos, um modelo de cada e materiais para a confecção dos demais que se juntaram com os materiais que os alunos trouxeram de casa. Será relatado a seguir quais foram os materiais utilizados e conteúdos abordados na atividade. Resistor em série: para sua construção utilizou-se uma batata inglesa, fios de cobre, cabos conectores e uma calculadora, o conteúdo abordado foi corrente elétrica, onde a partir do resistor em série foi explicado como funciona o resistor paralelo e analisado qual dos dois possui um maior rendimento no que se refere a forma em que o circuito se comporta; Garrafa de Leiden: utilizou-se de uma garrafa PET 510 ml, fio de cobre, um parafuso, papel alumínio e água, com o experimento foi possível abordar o conteúdo de energia estática; Eletróforo de Volta: para sua construção utilizou-se um pedaço de 25 cm de cano de PVC, 4 pedaços de placa de PVC de 50 cm de comprimento, uma forma de pizza, cola quente e um pedaço de lã e os conteúdos abordados se trataram da transferência de elétrons, sendo ela por indução, contato ou atrito (para o funcionamento dos próximos experimentos é necessário sua utilização); Pêndulo Elétrico: usou-se pedaços pequenos de madeira, papel alumínio e linhas de costura, seu uso se dá na possibilidade de detecção do excesso de cargas elétricas em um corpo, no qual é necessário "carregar" o Eletróforo de Volta (com a lã, atrita-se as placas de PVC e posteriormente coloca-se a forma de pizza em cima da placa), com isso a forma de pizza fica carregada com elétrons negativos e ao encostar no pêndulo, o mesmo é repelido, fazendo com que haja um movimento de trás para frente; Eletroscópio: para sua construção utilizaram-se de um pote de maionese, fio de cobre e papel alumínio, o mesmo é utilizado para indicar se o corpo está ou não eletrizado e medir as cargas elétricas, ao encostar o Eletróforo de Volta que vai estar carregado (carrega-se da mesma forma do experimento anterior), as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as folhas metálicas que estão dentro da garrafa PET, com isso, as folhas ficam carregadas com o mesmo sinal e tendem então a se afastar, ou seja, se repelem. 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