AMAZÔNIA DO SÉCULO XVI: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO PIBID HISTÓRIA UFAC
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51820 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2111 "inscrito_id" => 379801 "titulo" => "AMAZÔNIA DO SÉCULO XVI: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO PIBID HISTÓRIA UFAC" "resumo" => " Este trabalho faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de História da Universidade Federal do Acre (Ufac), durante o ano de 2017, realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marina Vicente Gomes, localizada na periferia de Rio Branco - rua 26 de Junho, S N, Boa União -, com um grupo de alunos do 9º ano "C", sob a supervisão do professor Cleiverson de Queiroz Melo e coordenação do professor Me. Armstrong da Silva. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional de nível Superior (Capes), o Pibid História propõem, através da execução de projetos nas escolas públicas de Rio Branco/Acre, contribuir com a formação inicial de professores e valorização da docência inovando metodológica e tecnologicamente nas futuras práticas docentes e contribuir com a educação. Orientando-se por 4 linhas de ação, a linha 3 "Populações amazônicas/acreanas "tradicionais": índios, seringueiros e ribeirinhos" fora a norteadora deste trabalho. Através dela pôde-se executar o projeto "Amazônia do século XVI: desencontros culturais e as representações da ocupação europeia". A ocupação do território amazônico no século XVI é um marcante período histórico, esse processo criou uma visão estereotipada da região que passou a ser vista como exótica, vazia, singular e com uma grande necessidade de ser inserida em um plano de integração nacional e internacional. De certo, sabe-se que a Amazônia ainda atrai muitos olhares na atualidade. Os registros desse período incluem, majoritariamente, os relatos de cronistas europeus que embarcavam em expedições pelos rios amazônicos e historiavam suas principais impressões tendo como referência o "Velho Mundo". Todavia, esse processo nem sempre se deu de maneira amistosa, ocasionando (des)encontros culturais violentos que resultaram no fim de milhares de vidas. O intuito dessa comunicação é relatar as experiências proporcionadas pelo projeto, as possibilidades de trabalhar a temática e o relacionamento dos alunos com o tema. O objetivo do projeto foi identificar as representações da ocupação europeia na Amazônia no século XVI e os (des)encontros culturais das populações indígenas. Para isso, baseou-se nas contribuições de Circe Maria Fernandes Bittencourt no livro Ensino de História: fundamentos e métodos (2004), ademais as ações planejadas foram em acordo com as Orientações Curriculares do Estado do Acre (2010). Os estudos fundamentaram-se em Auxiliomar Silva Ugarte, na obra Sertões de bárbaros (2009) que contribuiu ao trazer à tona a perspectiva europeia narrada nos relatos escritos dos principais cronistas e viajantes que traziam informações sobre o clima, a fauna e flora amazônica, além de retratarem as impressões e o imaginário europeu acerca da Amazônia; e Neide Gondin, no livro A invenção da Amazônia (1994) que também revela o imaginário europeu acerca da região amazônica, dentre outros que foram utilizados em atividades como pesquisas, leituras compartilhadas, debates, confecção de um mapa étnico da Amazônia Internacional e um jogo de tabuleiro (Tabazônia), dinâmica, produções textuais do gênero dissertativo argumentativo e a realização de uma oficina de teatro desenvolvidas entre os meses de Maio e Novembro. Todas as ações ocorreram a partir de um Plano de Ação que fora planejado antes do contato com os alunos. As leituras, debates e pesquisas foram fundamentais para o embasamento da construção do mapa e do jogo de tabuleiro que abordaram os principais conceitos trabalhados durante o desenvolvimento do projeto. Tendo em vista que estudos acerca da historiografia amazônica carecem de atenção no currículo de História do Ensino Fundamental, torna-se essencial abordagens que contemplem esse passado e valorize a produção científica local. Pode-se considerar a experiência como bastante exitosa tendo como parâmetro não apenas as produções dos alunos, mas os níveis de apreensão percebidos nas falas, atitudes e produções textuais que puderam revelar a perspectiva crítica e o domínio sobre a temática após o alcance gradual de cada objetivo. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:19:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÃBIO DE FARIAS SOARES" "autor_nome_curto" => "FÃBIO" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51820 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2111 "inscrito_id" => 379801 "titulo" => "AMAZÔNIA DO SÉCULO XVI: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO PIBID HISTÓRIA UFAC" "resumo" => " Este trabalho faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de História da Universidade Federal do Acre (Ufac), durante o ano de 2017, realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marina Vicente Gomes, localizada na periferia de Rio Branco - rua 26 de Junho, S N, Boa União -, com um grupo de alunos do 9º ano "C", sob a supervisão do professor Cleiverson de Queiroz Melo e coordenação do professor Me. Armstrong da Silva. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento Profissional de nível Superior (Capes), o Pibid História propõem, através da execução de projetos nas escolas públicas de Rio Branco/Acre, contribuir com a formação inicial de professores e valorização da docência inovando metodológica e tecnologicamente nas futuras práticas docentes e contribuir com a educação. Orientando-se por 4 linhas de ação, a linha 3 "Populações amazônicas/acreanas "tradicionais": índios, seringueiros e ribeirinhos" fora a norteadora deste trabalho. Através dela pôde-se executar o projeto "Amazônia do século XVI: desencontros culturais e as representações da ocupação europeia". A ocupação do território amazônico no século XVI é um marcante período histórico, esse processo criou uma visão estereotipada da região que passou a ser vista como exótica, vazia, singular e com uma grande necessidade de ser inserida em um plano de integração nacional e internacional. De certo, sabe-se que a Amazônia ainda atrai muitos olhares na atualidade. Os registros desse período incluem, majoritariamente, os relatos de cronistas europeus que embarcavam em expedições pelos rios amazônicos e historiavam suas principais impressões tendo como referência o "Velho Mundo". Todavia, esse processo nem sempre se deu de maneira amistosa, ocasionando (des)encontros culturais violentos que resultaram no fim de milhares de vidas. O intuito dessa comunicação é relatar as experiências proporcionadas pelo projeto, as possibilidades de trabalhar a temática e o relacionamento dos alunos com o tema. O objetivo do projeto foi identificar as representações da ocupação europeia na Amazônia no século XVI e os (des)encontros culturais das populações indígenas. Para isso, baseou-se nas contribuições de Circe Maria Fernandes Bittencourt no livro Ensino de História: fundamentos e métodos (2004), ademais as ações planejadas foram em acordo com as Orientações Curriculares do Estado do Acre (2010). Os estudos fundamentaram-se em Auxiliomar Silva Ugarte, na obra Sertões de bárbaros (2009) que contribuiu ao trazer à tona a perspectiva europeia narrada nos relatos escritos dos principais cronistas e viajantes que traziam informações sobre o clima, a fauna e flora amazônica, além de retratarem as impressões e o imaginário europeu acerca da Amazônia; e Neide Gondin, no livro A invenção da Amazônia (1994) que também revela o imaginário europeu acerca da região amazônica, dentre outros que foram utilizados em atividades como pesquisas, leituras compartilhadas, debates, confecção de um mapa étnico da Amazônia Internacional e um jogo de tabuleiro (Tabazônia), dinâmica, produções textuais do gênero dissertativo argumentativo e a realização de uma oficina de teatro desenvolvidas entre os meses de Maio e Novembro. Todas as ações ocorreram a partir de um Plano de Ação que fora planejado antes do contato com os alunos. As leituras, debates e pesquisas foram fundamentais para o embasamento da construção do mapa e do jogo de tabuleiro que abordaram os principais conceitos trabalhados durante o desenvolvimento do projeto. Tendo em vista que estudos acerca da historiografia amazônica carecem de atenção no currículo de História do Ensino Fundamental, torna-se essencial abordagens que contemplem esse passado e valorize a produção científica local. Pode-se considerar a experiência como bastante exitosa tendo como parâmetro não apenas as produções dos alunos, mas os níveis de apreensão percebidos nas falas, atitudes e produções textuais que puderam revelar a perspectiva crítica e o domínio sobre a temática após o alcance gradual de cada objetivo. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:19:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÃBIO DE FARIAS SOARES" "autor_nome_curto" => "FÃBIO" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }