INOVAÇÃO NAS AULAS DE LITERATURA: O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52225 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2516 "inscrito_id" => 496219 "titulo" => "INOVAÇÃO NAS AULAS DE LITERATURA: O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO" "resumo" => "INOVAÇÃO NAS AULAS DE LITERATURA: O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO Erika de Souza Luz/erika@ifto.edu.br/IFTO Renata Alexandra Rocha Mendes Nascimento/IFTO Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção nas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid Letras do IFTO-Campus Palmas. O Subprojeto, denominado Ciclo Troiano: Narrativa e Teatro no Letramento Literário do Ensino Médio, busca despertar o gosto pela leitura literária de textos clássicos. A leitura é trabalhada numa concepção dialógica e o discurso é visto como produto coletivo e, portanto, social e cultural. Nesse sentido, percebemos a língua(gem) em constante processo de mudança e a educação deve acompanhar tais modificações. A partir destas concepções, desenvolvemos um trabalho com o Gênero Midiático Podcast, que faz parte do cotidiano de muitos jovens. Preocupa-nos a defasagem observada entre o que a escola propõe como práticas de leitura e escrita e as práticas reais, desenvolvidas em função das experiências, vivências e interesses dos jovens. Os adolescentes estão inseridos em contextos comunicativos que apresentam alternativas mais dinâmicas e prazerosas de leitura e produção, muitas vezes ignoradas ou até mesmo desconhecidas pela escola. A intenção deste trabalho é integrar a aula de literatura, que geralmente é considerada tradicional, sem inovações, com os gêneros digitais, na busca por tornar o processo de ensino mais moderno e dinâmico, visto que as especificidades de leitura e produção nos ambientes virtuais alcançam uma circulação mais rápida e interessante, permitindo a divulgação das diferentes culturas através de produções livres e criativas. Dias (2012) defende que as novas tecnologias de informação, na contemporaneidade, exigem práticas letradas de professores e alunos, momento de inovar as atividades canônicas que ainda perpetuam no ensino. Há a presença, no contexto escolar, de textos multimodais e multissemióticos, que combinam inúmeras possibilidades comunicativas. Visto que o conteúdo digital é um poderoso aliado para o ensino, o estudo dos gêneros textuais e as práticas de leitura podem ser potencializadas se integradas na sala de aula, por este motivo surgiu a proposta do trabalho com o podcast como ferramenta de ensino no processo de aprendizado, visto que a grande parcela dos estudantes realiza leituras e pesquisas na internet. É nesse espaço virtual que os jovens têm maior contato com os gêneros textuais, discursivos e midiáticos, justamente o ambiente no qual o podcast surgiu. Freire (2003) explica que a internet inaugurou novos modos de gerir a informação, produzir conhecimentos e estabelecer relações socioculturais e discursivas. Com a popularidade dos smartphones, essa capacidade tem aumentado exponencialmente entre os jovens. A autora ainda afirma que essa presença constante dos recursos tecnológicos na educação nos leva a repensar sobre a relevância do letramento e também nos multiletramentos. O podcast é uma mídia narrativa da Internet, de criação diversa, e depende de tema, público e propósito. Por isso é tão interessante e relevante apresentar sua estrutura e funcionamento na escola, inovando o modo de trabalhar literatura. É um suporte a ser considerado, tendo em vista o aumento e crescimento de sites especializados, por ser interessante para o público jovem e também possuir potencial para alcançar os demais públicos. Um exemplo significativo de podcast que se destaca entre diferentes públicos é o Nerdcast, que foi fundado há mais de 10 anos e conta com centenas de episódios de temas variados, cujo renome já foi utilizado para lançamento e publicidade de livros; e pela quantidade de visitas recebidas mensalmente, é considerada a principal referência que o brasileiro tem de podcast. Na busca por inovar as práticas de ensino desenvolvidas no Projeto Ciclo Troiano e no intuito de apresentar esta mídia para os alunos atendidos, formulamos atividades específicas de produção oral e escrita que envolvessem o uso deste recurso midiático como ferramenta comunicacional. Para isso, elaboramos uma sequência didática para desenvolver nos estudantes as habilidades necessárias para a produção do gênero proposto durante o projeto de pesquisa. Fundamentamo-nos teoricamente em Freire (2003), que explicita as possibilidades que a internet proporciona à educação; Rojo e Barbosa (2015), que abordam práticas de letramento, e Marcuschi (2010), que define gêneros e elucida sobre a importância da relação entre oralidade e escrita no contexto dos gêneros textuais, que se distribuem em diferentes modalidades num processo contínuo. O autor ressalta que alguns gêneros só são recebidos na forma oral, apesar de produzidos inicialmente na forma escrita, como é o caso das notícias de televisão, rádio e o próprio podcast. Entendemos que o aluno se sente mais interessado em executar atividades propostas pelo professor quando estas são mais dinâmicas e estão em plataformas inovadoras. No percurso metodológico, apresentamos o podcast e a proposta de trabalho, aplicamos uma sequência ordenada de atividades escritas, base para a produção e gravação do podcast, realizamos jogos literários com o objetivo de discutirmos a obra trabalhada, uma adaptação da Ilíada, de Homero. Todas as etapas foram realizadas de modo coletivo e colaborativo. Os objetivos deste trabalho incluíram apresentar inovações para o ensino de literatura ao desassociar seu estudo a unicamente conhecer a história das escolas literárias, conduzindo os alunos pela leitura, interpretação/discussão e produções textuais diversas; mostrar como o ensino da literatura pode ser algo prazeroso e inovador, tanto para o docente de Língua Portuguesa quanto para os discentes. Os resultados foram socializados com o grupo e, após a avaliação do aproveitamento de cada atividade, constatamos que é possível aliar o ensino de literatura, considerado tradicionalista, com práticas inovadoras de letramento. A proposta do trabalho com o podcast permitiu a inserção de uma prática inovadora, já que os alunos puderam fazer uso de múltiplas fontes de linguagem. Palavras-chave: Letramento digital. Podcast. Pibid. Ensino Referências BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998. CANCLINI, G. N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Traduzido por A. R. Lessa e H. P. Cintrão. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2008 [1989]. DIAS, A. V. M. Hipercontos multissemióticos. In: ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 167-180. DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros Textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Org.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editora, 2011. p. 137-152. FREIRE, Fernanda M. P. Rodada Inicial e comentários: A palavra (re)escrita e (re)lida via Internet. SILVA, Ezequiel Theodoro da (coord.). A leitura dos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. p. 19-32. MARCUSCHI, Luis Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionabilidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros Textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editora, 2010. p. 19-38. ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline. Gêneros discursivos: o que são?. Hipermodalidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editora, 2015. p. 15-52. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:45" "updated_at" => "2020-08-11 17:24:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA DE SOUZA LUZ" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52225 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2516 "inscrito_id" => 496219 "titulo" => "INOVAÇÃO NAS AULAS DE LITERATURA: O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO" "resumo" => "INOVAÇÃO NAS AULAS DE LITERATURA: O USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO Erika de Souza Luz/erika@ifto.edu.br/IFTO Renata Alexandra Rocha Mendes Nascimento/IFTO Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção nas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid Letras do IFTO-Campus Palmas. O Subprojeto, denominado Ciclo Troiano: Narrativa e Teatro no Letramento Literário do Ensino Médio, busca despertar o gosto pela leitura literária de textos clássicos. A leitura é trabalhada numa concepção dialógica e o discurso é visto como produto coletivo e, portanto, social e cultural. Nesse sentido, percebemos a língua(gem) em constante processo de mudança e a educação deve acompanhar tais modificações. A partir destas concepções, desenvolvemos um trabalho com o Gênero Midiático Podcast, que faz parte do cotidiano de muitos jovens. Preocupa-nos a defasagem observada entre o que a escola propõe como práticas de leitura e escrita e as práticas reais, desenvolvidas em função das experiências, vivências e interesses dos jovens. Os adolescentes estão inseridos em contextos comunicativos que apresentam alternativas mais dinâmicas e prazerosas de leitura e produção, muitas vezes ignoradas ou até mesmo desconhecidas pela escola. A intenção deste trabalho é integrar a aula de literatura, que geralmente é considerada tradicional, sem inovações, com os gêneros digitais, na busca por tornar o processo de ensino mais moderno e dinâmico, visto que as especificidades de leitura e produção nos ambientes virtuais alcançam uma circulação mais rápida e interessante, permitindo a divulgação das diferentes culturas através de produções livres e criativas. Dias (2012) defende que as novas tecnologias de informação, na contemporaneidade, exigem práticas letradas de professores e alunos, momento de inovar as atividades canônicas que ainda perpetuam no ensino. Há a presença, no contexto escolar, de textos multimodais e multissemióticos, que combinam inúmeras possibilidades comunicativas. Visto que o conteúdo digital é um poderoso aliado para o ensino, o estudo dos gêneros textuais e as práticas de leitura podem ser potencializadas se integradas na sala de aula, por este motivo surgiu a proposta do trabalho com o podcast como ferramenta de ensino no processo de aprendizado, visto que a grande parcela dos estudantes realiza leituras e pesquisas na internet. É nesse espaço virtual que os jovens têm maior contato com os gêneros textuais, discursivos e midiáticos, justamente o ambiente no qual o podcast surgiu. Freire (2003) explica que a internet inaugurou novos modos de gerir a informação, produzir conhecimentos e estabelecer relações socioculturais e discursivas. Com a popularidade dos smartphones, essa capacidade tem aumentado exponencialmente entre os jovens. A autora ainda afirma que essa presença constante dos recursos tecnológicos na educação nos leva a repensar sobre a relevância do letramento e também nos multiletramentos. O podcast é uma mídia narrativa da Internet, de criação diversa, e depende de tema, público e propósito. Por isso é tão interessante e relevante apresentar sua estrutura e funcionamento na escola, inovando o modo de trabalhar literatura. É um suporte a ser considerado, tendo em vista o aumento e crescimento de sites especializados, por ser interessante para o público jovem e também possuir potencial para alcançar os demais públicos. Um exemplo significativo de podcast que se destaca entre diferentes públicos é o Nerdcast, que foi fundado há mais de 10 anos e conta com centenas de episódios de temas variados, cujo renome já foi utilizado para lançamento e publicidade de livros; e pela quantidade de visitas recebidas mensalmente, é considerada a principal referência que o brasileiro tem de podcast. Na busca por inovar as práticas de ensino desenvolvidas no Projeto Ciclo Troiano e no intuito de apresentar esta mídia para os alunos atendidos, formulamos atividades específicas de produção oral e escrita que envolvessem o uso deste recurso midiático como ferramenta comunicacional. Para isso, elaboramos uma sequência didática para desenvolver nos estudantes as habilidades necessárias para a produção do gênero proposto durante o projeto de pesquisa. Fundamentamo-nos teoricamente em Freire (2003), que explicita as possibilidades que a internet proporciona à educação; Rojo e Barbosa (2015), que abordam práticas de letramento, e Marcuschi (2010), que define gêneros e elucida sobre a importância da relação entre oralidade e escrita no contexto dos gêneros textuais, que se distribuem em diferentes modalidades num processo contínuo. O autor ressalta que alguns gêneros só são recebidos na forma oral, apesar de produzidos inicialmente na forma escrita, como é o caso das notícias de televisão, rádio e o próprio podcast. Entendemos que o aluno se sente mais interessado em executar atividades propostas pelo professor quando estas são mais dinâmicas e estão em plataformas inovadoras. No percurso metodológico, apresentamos o podcast e a proposta de trabalho, aplicamos uma sequência ordenada de atividades escritas, base para a produção e gravação do podcast, realizamos jogos literários com o objetivo de discutirmos a obra trabalhada, uma adaptação da Ilíada, de Homero. Todas as etapas foram realizadas de modo coletivo e colaborativo. Os objetivos deste trabalho incluíram apresentar inovações para o ensino de literatura ao desassociar seu estudo a unicamente conhecer a história das escolas literárias, conduzindo os alunos pela leitura, interpretação/discussão e produções textuais diversas; mostrar como o ensino da literatura pode ser algo prazeroso e inovador, tanto para o docente de Língua Portuguesa quanto para os discentes. Os resultados foram socializados com o grupo e, após a avaliação do aproveitamento de cada atividade, constatamos que é possível aliar o ensino de literatura, considerado tradicionalista, com práticas inovadoras de letramento. A proposta do trabalho com o podcast permitiu a inserção de uma prática inovadora, já que os alunos puderam fazer uso de múltiplas fontes de linguagem. Palavras-chave: Letramento digital. Podcast. Pibid. Ensino Referências BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998. CANCLINI, G. N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Traduzido por A. R. Lessa e H. P. Cintrão. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2008 [1989]. DIAS, A. V. M. Hipercontos multissemióticos. In: ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 167-180. DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros Textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Org.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editora, 2011. p. 137-152. FREIRE, Fernanda M. P. Rodada Inicial e comentários: A palavra (re)escrita e (re)lida via Internet. SILVA, Ezequiel Theodoro da (coord.). A leitura dos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. p. 19-32. MARCUSCHI, Luis Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionabilidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros Textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editora, 2010. p. 19-38. ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline. Gêneros discursivos: o que são?. Hipermodalidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editora, 2015. p. 15-52. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "" "created_at" => "2020-05-28 15:53:45" "updated_at" => "2020-08-11 17:24:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA DE SOUZA LUZ" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }