METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÃO DO JOGO LÚDICO BINGO PERIÓDICO
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Jorge Oliveira Monteiro Junior [1] / jorgejunior_120@hotmail.com / Discente do Curso de Licenciatura em Química - Instituto Federal do Pará - Campus Belém Ísis Fernanda Ferreira de Sousa Alves [2] / Discente do Curso de Licenciatura em Química - Instituto Federal do Pará - Campus Belém Marcelo Henrique Vilhena da Silva [4] / Professor do Instituto Federal do Pará - Campus Belém Raimundo Negrão Neto [5] / Professor do Instituto Federal do Pará - Campus Belém Silber Luan dos Santos Bentes [3] / Professor do Instituto Federal do Pará - Campus Belém Eixo Temático: Processos de ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo No intuito de promover um Ensino de Química mais significativo para os alunos, sugere-se a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM) (BRASIL, 2000), a utilização de situações problemas e temas de caráter transversal e contextualizado, desenvolvidos em práticas educativas pautadas na realidade do aluno. Apresenta-se também, esse argumento nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (DCNEM) (BRASIL, 2011) para a busca de um ensino mais significativo. Observa-se para o processo de aprendizagem, que há uma recontextualização do saber, que lhe atribui significado e origem, tornando-o um objeto de ensino; da mesma maneira, comportam-se as tecnologias educacionais e jogos lúdicos, como facilitadores da transposição do saber a ensinar para o saber ensinado (ROCHA, 2014). Assume-se a tecnologia como uma existência objetiva e independente da subjetividade de quem os produziu; ressalta-se que a tecnologia não é o objeto de estudo em si, e sim um mediador do objeto de estudo, o usuário irá apenas somar conhecimento ao que já possui. Nesse sentido, apresenta-se como perspectiva de uma atividade lúdica, que induz o raciocínio do aluno a reflexão, o pensamento e a construção do seu conhecimento, onde promoverá a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor (GUIMARÃES, 2006). A aplicação do jogo lúdico bingo periódico visa proporcionar aos alunos de ensino médio integrado ao ensino técnico, do Instituto Federal do Pará - campus Belém, um melhor entendimento do conteúdo de tabela periódica, de maneira a despertar o interesse dos alunos e relacionar o conteúdo a sua realidade de modo contextualizado. Sua aplicação, apresentada em salas de aulas de 1º ano do ensino médio, objetivavam detectar sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de tabela periódica, bem como atestar sua funcionalidade como mediador do conhecimento e verificar o aprendizado e as dificuldades encontrados no aprendizado dos alunos. Neste trabalho, explicita-se o uso da metodologia utilizada por Sulzbacher e Santos (2018) com algumas adaptações ocorridas mediante a elaboração do conteúdo de aplicação dos elementos (recomendado pela própria autoria); com o mínimo de variações referentes a sua aplicação em sala de aula, acrescenta-se a utilização de questionários para quantificar resultados e retirar afirmações e conclusões a respeito de sua eficácia. A partir do conteúdo de Tabela Periódica, abordado no jogo lúdico, obtém-se conceitos recomendados por Sulzbacher e Santos (2018), como: tamanho atômico, energia de ionização, famílias, grupos e períodos, estado físico, origem e abundância, obtenção natural ou sintética e uso no cotidiano. A funcionalidade metodológica do bingo periódico é inspirada no popular bingo tradicional, jogo que consiste em cartelas e "pedras", neste jogo lúdico, o funcionamento da dinâmica é semelhante; feita a divisão da turma em grupos de 4 a 5 alunos, cada grupo recebe uma cartela, após essa divisão, inicia-se o sorteio das "pedras" (elemento químico), sendo tais "pedras" previamente elaboradas pelo aplicador e posteriormente sorteadas na aplicação. Seguidamente, contabilizou-se, através de questionários, os resultados obtidos a partir dos alunos participantes, onde os alunos possuíam algumas opções de respostas, ora em nível avaliativo (ótimo, regular, ruim e outros) ora em nível objetivo (sim e não). Constatou-se, pelos resultados adquiridos, um montante de 63 alunos participantes, os quais foram perguntados pelo 1º questionário, sua condição de conhecimento sobre a tabela periódica e o uso de jogos lúdicos; onde pode-se perceber que 68% de alunos possuíam conhecimento razoável de tabela periódica e 52% de alunos conhecedores do uso de jogos lúdicos. Feita a aplicação da dinâmica, distribuiu-se o 2º questionário, quantificando os resultados a partir das respostas dos alunos; neste caso, em virtude das perguntas realizadas, comprovaram a aprovação da aplicação do "Bingo Periódico", onde 100% dos alunos participantes recomendariam sua aplicação a outros alunos; em mérito a isso estava posto na pergunta 3 do 2º questionário um complemento facultativo para casos de respostas sim. Onde o aluno poderia discorrer sobre o que lhe despertou interesse, o qual resultou em cerca de 53 comentários discorridos em torno dos conceitos abordados durante a prática sobre a tabela periódica, como "lembrar mentalmente a tabela periódica", "reconhecer o papel dos elementos", "classificação dos elementos", entre outros. Ademais, nota-se também comentários confusos a respeito de elementos, onde os alunos acabaram por confundir certos elementos e segundo os comentários, o jogo pode auxiliar inclusive na diferenciação de alguns desses elementos, através das propriedades dos elementos, de maneira a atenuar ou identificar dificuldades. Portanto, para o cumprimento do objetivo desse trabalho, entende-se os alunos como indivíduos capazes de aprender mais significativamente o conteúdo ao utilizar um complemento de ensino via metodologia alternativa, o que demonstra a eficiência para com o progresso do ensino, tendo em vista a motivação para o real aprendizado do aluno. Assim, a partir do exposto pelos alunos, entende-se o jogo lúdico como um mediador semiótico efetivo para o cumprimento da atenuação das dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Por intermédio dos resultados, observa-se a recorrência de comentários como "estudar mais a tabela periódica", permitindo dentre o aperfeiçoamento do ensino, o cumprimento das recomendações dos PCNEM e DCNEM, onde torna o aluno um agente ativo, que busca o conhecimento e que da mesma forma, pode realizar as mudanças necessárias de sua realidade. Palavras-chave: tabela periódica, jogo lúdico, contextualização, Aprendizado. Referências. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMT 2000 BRASIL. Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 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