A Praxiologia Motriz constitui-se em um recente e relevante conhecimento acerca da teoria dos jogos e esportes. O ponto de partida da teoria da ação motriz consiste em um instrumento de compreensão do mundo dos jogos e esportes, estabelecendo cientificamente o entendimento da lógica interna de qualquer manifestação da cultura corporal. Todas essas discussões referentes às contribuições do conhecimento praxiológico têm sido objeto de estudo desde 2002 quando defendi minha tese de doutoramento e que se desdobrou em uma significativa produção de conhecimento. Foram 21 artigos, 4 livros organizados e 21 capítulos de livros, todos relacionados diretamente com o tema da Praxiologia Motriz. Chega o momento de aprofundar teoricamente no debate das contribuições da Praxiologia Motriz para o Ensino das Manifestações da Cultura Corporal considerando os aspectos epistemológicos, didáticos (concepções) e metodológicos. A discussão inicial proposta neste artigo consiste em identificar as características epistemológicas do conhecimento praxiológico, verificar sua localização no campo de conhecimento da Educação Física brasileira e investigar o papel do conhecimento praxiológico no trabalho pedagógico no Ensino das manifestações da cultura corporal, na perspectiva histórico-crítica. Finalizaremos esse texto identificando indícios didáticos essenciais para o ensino de distintas manifestações da cultura corporal tendo como base o conhecimento da Praxiologia Motriz.