OS DESAFIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA DOS POEMAS DE MARCOS VINÍCIUS DE MORAES
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52421 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2712 "inscrito_id" => 545456 "titulo" => "OS DESAFIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA DOS POEMAS DE MARCOS VINÍCIUS DE MORAES" "resumo" => " OS DESAFIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA DOS POEMAS DE MARCOS VINÍCIUS DE MORAES Nayla R. Gomes da Silva/ naylaggomess20@gmail.com/ Universidade Aberta do Brasil (UAB) Eixo Temático: Educação, linguagens, tecnologias e valores - com ênfase em referencias, metodologias e práticas na formação humana na perspectiva emancipatória. Agência Financiadora: Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Resumo Atualmente a poesia é tratada como um gênero desvalorizado dentro do ambiente escolar. Sabe-se que a sociedade tem o hábito de não valorizar a leitura, e essa problemática advêm de fatores socioculturais e políticos. Conforme Octavio Paz "A primeira virtude da poesia tanto para o poeta como para o leitor é a revelação do ser. A consciência das palavras leva à consciência de si a conhecer-se e reconhecer-se". Deste modo, os alunos têm o conceito de que a leitura serve somente para a decodificação, pois a sociedade em que estão inseridos não possuí o costume de ler textos poéticos, dentro ou fora da sala de aula. São inúmeras as dificuldades que as escolas apresentam para efetivar o ensino sistemático do gênero textual pertinentes aos alunos das séries finais do Ensino Médio. É comum os alunos serem cobrados por aquilo que nunca lhes foi ensinado com maior aprofundamento. O simples ensino da organização global mais comum do gênero textual, não é suficiente para que o aluno chegue a uma boa produção. Assim como, o esforço e intuição, por si só, não contribuem para que os discentes dominem o gênero. Sendo assim, este projeto contribuirá para que os discentes compreendam o valor deste gênero textual, tornando-o um sujeito/leitor mais reflexivo e crítico, consciente do seu papel na sociedade em que vive e que saiba utilizar a linguagem de forma adequada em contextos diversos para se comunicar, uma vez que os autores deste gênero se comprometem a mostrar através da poesia seu pensamento sobre sua ideia de mundo, meio social e sentimentos. Em vista disso, os estudos dos educandos terão como base o poeta Marcos Vinícius de Moraes, o qual ocupa um lugar singular na história da poesia brasileira com sua poesia límpida com linguagem fluída. O projeto é direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônia Macêdo a fim de promover um suporte à aprendizagem regular a qual estão submetidos. Tendo como objetivos gerais: oportunizar o acesso ao âmbito literário de Vinícius de Moraes impulsionando a poesia, estudos sobre versos longos e livres, músicas, declamações, analise de poesia, peças teatrais, etc... Contribuir no desenvolvimento da sociedade, construindo um vínculo que estabeleça troca de saberes; incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais cidadãos. Portanto, os alunos estarão desenvolvendo uma relação com a linguagem, expandindo sua oralidade e produzindo a escrita com competência. Apresentando como objetivos específicos: Interagir com diferentes tipos de textos de modo lúdico, reflexivo e dinâmico; estimular a criatividade e sensibilidade; reavivar o gosto e o prazer pela leitura e escrita; conhecer a obra do autor; inserir a atividade de se trabalhar com a língua escrita através de músicas , despertar gosto pelos sonetos, textos literários e promover a oralidade. As obras de Vinicius são separadas em três momentos, sendo eles o poeta metafísico, com o amor em constantes conflitos entre a alma e a matéria; a poesia do cotidiano com o amor carnal, intimista, com uma escrita coloquial e a conotação política. A metodologia utilizada é por meio da explanação do gênero textual (poesia), que está organizada em três etapas: Na primeira, ocorreu uma sensibilização ao público alvo, os alunos conheceram a biografia e contexto histórico da obra e autor, características literárias 1ª e 2ª fase, analise de sonetos. Na segunda etapa, os discentes analisaram o "Poema dos olhos da amada", houve uma apresentação do poema como música e declamação do "Soneto de amor total" praticando assim a oralidade dos alunos e a escrita através da música; produção de um poema tendo como base os sonetos do poeta, assim o aluno conhecerá os procedimentos adequados para a produção de uma poesia. Na segunda etapa, os alunos estudarão a peça teatral escrita por Vinicius de Morais "Orfeu da Conceição", a qual é baseada em um drama da mitologia grega e assistirão ao filme "Orfeu da Conceição" e farão uma peça teatral com a mesma temática, promovendo ao aluno uma atividade lúdica. Deste modo, o projeto contribui para trabalharmos as habilidades de ler e escrever ao mesmo tempo, e ajudará o aluno a produzir poesia de modo prazeroso. Palavras-chave: Gênero textual, literatura, sonetos, oralidade. Referências MORAES, Vinicius de. Livro de Sonetos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. MORAES, Vinicius de. Livro Poemas Sonetos e Baladas. São Paulo: Edição gavetas, 1946. MORAES, Vinicius de. Livro Todo amor. Editora Companhia das Letras; Edição: 1 (29 de maio de 2017). CASTELLO, José. Livro Vinicius de Moraes o poeta da paixão. Editora Companhia das Letras; Edição: 1 (21 de fevereiro de 1994). MORAES, Vinicius de. Peça teatral: Orfeu da Conceição Tragédia Brasileira. Estreada no teatro municipal do Rio de Janeiro em 25 de setembro de 1956. MORAES, Vinicius de. Direção: Cacá Diegues; 21 de abril de 1999. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "tecnologias epdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:46" "updated_at" => "2020-08-11 17:29:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYLA ROBERTA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAYLA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52421 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 2712 "inscrito_id" => 545456 "titulo" => "OS DESAFIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA DOS POEMAS DE MARCOS VINÍCIUS DE MORAES" "resumo" => " OS DESAFIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA LINGUÍSTICA DOS POEMAS DE MARCOS VINÍCIUS DE MORAES Nayla R. Gomes da Silva/ naylaggomess20@gmail.com/ Universidade Aberta do Brasil (UAB) Eixo Temático: Educação, linguagens, tecnologias e valores - com ênfase em referencias, metodologias e práticas na formação humana na perspectiva emancipatória. Agência Financiadora: Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Resumo Atualmente a poesia é tratada como um gênero desvalorizado dentro do ambiente escolar. Sabe-se que a sociedade tem o hábito de não valorizar a leitura, e essa problemática advêm de fatores socioculturais e políticos. Conforme Octavio Paz "A primeira virtude da poesia tanto para o poeta como para o leitor é a revelação do ser. A consciência das palavras leva à consciência de si a conhecer-se e reconhecer-se". Deste modo, os alunos têm o conceito de que a leitura serve somente para a decodificação, pois a sociedade em que estão inseridos não possuí o costume de ler textos poéticos, dentro ou fora da sala de aula. São inúmeras as dificuldades que as escolas apresentam para efetivar o ensino sistemático do gênero textual pertinentes aos alunos das séries finais do Ensino Médio. É comum os alunos serem cobrados por aquilo que nunca lhes foi ensinado com maior aprofundamento. O simples ensino da organização global mais comum do gênero textual, não é suficiente para que o aluno chegue a uma boa produção. Assim como, o esforço e intuição, por si só, não contribuem para que os discentes dominem o gênero. Sendo assim, este projeto contribuirá para que os discentes compreendam o valor deste gênero textual, tornando-o um sujeito/leitor mais reflexivo e crítico, consciente do seu papel na sociedade em que vive e que saiba utilizar a linguagem de forma adequada em contextos diversos para se comunicar, uma vez que os autores deste gênero se comprometem a mostrar através da poesia seu pensamento sobre sua ideia de mundo, meio social e sentimentos. Em vista disso, os estudos dos educandos terão como base o poeta Marcos Vinícius de Moraes, o qual ocupa um lugar singular na história da poesia brasileira com sua poesia límpida com linguagem fluída. O projeto é direcionado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônia Macêdo a fim de promover um suporte à aprendizagem regular a qual estão submetidos. Tendo como objetivos gerais: oportunizar o acesso ao âmbito literário de Vinícius de Moraes impulsionando a poesia, estudos sobre versos longos e livres, músicas, declamações, analise de poesia, peças teatrais, etc... Contribuir no desenvolvimento da sociedade, construindo um vínculo que estabeleça troca de saberes; incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais cidadãos. Portanto, os alunos estarão desenvolvendo uma relação com a linguagem, expandindo sua oralidade e produzindo a escrita com competência. Apresentando como objetivos específicos: Interagir com diferentes tipos de textos de modo lúdico, reflexivo e dinâmico; estimular a criatividade e sensibilidade; reavivar o gosto e o prazer pela leitura e escrita; conhecer a obra do autor; inserir a atividade de se trabalhar com a língua escrita através de músicas , despertar gosto pelos sonetos, textos literários e promover a oralidade. As obras de Vinicius são separadas em três momentos, sendo eles o poeta metafísico, com o amor em constantes conflitos entre a alma e a matéria; a poesia do cotidiano com o amor carnal, intimista, com uma escrita coloquial e a conotação política. A metodologia utilizada é por meio da explanação do gênero textual (poesia), que está organizada em três etapas: Na primeira, ocorreu uma sensibilização ao público alvo, os alunos conheceram a biografia e contexto histórico da obra e autor, características literárias 1ª e 2ª fase, analise de sonetos. Na segunda etapa, os discentes analisaram o "Poema dos olhos da amada", houve uma apresentação do poema como música e declamação do "Soneto de amor total" praticando assim a oralidade dos alunos e a escrita através da música; produção de um poema tendo como base os sonetos do poeta, assim o aluno conhecerá os procedimentos adequados para a produção de uma poesia. Na segunda etapa, os alunos estudarão a peça teatral escrita por Vinicius de Morais "Orfeu da Conceição", a qual é baseada em um drama da mitologia grega e assistirão ao filme "Orfeu da Conceição" e farão uma peça teatral com a mesma temática, promovendo ao aluno uma atividade lúdica. Deste modo, o projeto contribui para trabalharmos as habilidades de ler e escrever ao mesmo tempo, e ajudará o aluno a produzir poesia de modo prazeroso. Palavras-chave: Gênero textual, literatura, sonetos, oralidade. Referências MORAES, Vinicius de. Livro de Sonetos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. MORAES, Vinicius de. Livro Poemas Sonetos e Baladas. São Paulo: Edição gavetas, 1946. MORAES, Vinicius de. Livro Todo amor. Editora Companhia das Letras; Edição: 1 (29 de maio de 2017). CASTELLO, José. Livro Vinicius de Moraes o poeta da paixão. Editora Companhia das Letras; Edição: 1 (21 de fevereiro de 1994). MORAES, Vinicius de. Peça teatral: Orfeu da Conceição Tragédia Brasileira. Estreada no teatro municipal do Rio de Janeiro em 25 de setembro de 1956. MORAES, Vinicius de. Direção: Cacá Diegues; 21 de abril de 1999. " "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "tecnologias epdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:46" "updated_at" => "2020-08-11 17:29:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYLA ROBERTA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAYLA" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }